Imagem da matéria: Youtuber Nathalia Arcuri, do ‘Me poupe!’, faz podcast sobre blockchain e criptomoedas
A influencer Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe! (Foto: Reprodução/YouTube)

A jornalista e youtuber Nathalia Arcuri, dona do canal ‘Me Poupe!’ no Youtube, fez um podcast sobre blockchain e criptomoedas com dicas de segurança de Liliane Tie, especialista no setor.

O programa, que foi a ar no último dia 24, é parte de sua apresentação semanal no ‘Me Poupe 89’, da Rádio Rock 89 FM. No ‘PoupeCast’, a apresentadora dá dicas sobre economia, seu carro-chefe nas redes sociais.

Publicidade

Contudo, desta vez, com a ajuda de Tie, Nathalia Arcuri se propôs a ajudar as pessoas a não caírem em golpes com criptomoedas. Formada em Ciências da Computação, a especialista em blockchain é Community Builder da rede Women In Blockchain Brasil.

Segundo a apresentadora, Tie tem feito um grande trabalho de informação para o público feminino. 

O que são as criptomoedas

Geralmente, o bom humor não fica de fora dos programas da Rádio Rock; nos da Nathalia também. Neste posdcast não foi diferente. Antes de apresentar Tie, ela soltou um famoso meme.

“Afinal de contas, o que são criptomoedas? Do que vivem? Como se alimentam? Como se reproduzem?”.

Sorrindo da brincadeira, Tie acabou sendo apresentada antes do combinado e foi logo para a conversa. Ela, que é descendente de japonês, disse que alguns usuários da comunidade lhe perguntam se é filha do Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin.

No decorrer do programa, Tie, Nathalia e locutores Yuri Danka e Cadu Previero, comentaram sobre a escalada no número de golpes financeiros envolvendo criptomoedas durante a pandemia e responderam perguntas dos ouvintes.

Publicidade

Para tantos casos, o discurso em comum entre os participantes foi pouco acesso a informação, o que torna a população mais vulnerável. Tie, inclusive, citou relatos de mulheres da comunidade Women In Blockchain que caíram nesses golpes.

“Ainda é um mistério para as pessoas”, disse Tie.

Nathalia Arcuri: “mundo nebuloso”

Concordando com Tie, Nathalia reforçou:

“Quanto mais nebuloso é esse mundo pra gente, mais exposto a golpes a gente fica. Tem muito golpista se aproveitando da nossa ignorância”.

Nathalia explicou sobre o Bitcoin, falou sobre seu alto valor e sua característica de divisão em frações, fazendo uma analogia com as ações na Bolsa, que também podem ser fracionadas. Tie explicou o blockchain.

Pesquisar é fundamental

Com o crescimento do mercado cresceram empresas fraudulentas. Coma falta de informação cresceram os golpe. “Antes de fazer qualquer coisa a pessoa tem que consultar a empresa”, disse Tie, indicando o site da CVM como a principal fonte.

Publicidade

Respondendo a uma pergunta de um ouvinte, caso a corretora seja de fora do Brasil, o usuário deve estar atento se a empresa pede KYC, que é a confirmação de identidade. Outro ponto, verificar se a empresa possui uma política de antilavagem de dinheiro (AML).

Na dúvida, disse Tie, o investidor pode acessar o site do ‘Blockchain Transparency Institute’ (bti.live), onde há uma lista de exchanges confiáveis. Além disso, é importante verificar se há transparência na empresa e se ela possui programa de compliance.

Desconfie de robôs

O certo, segundo Tie, é comprar na corretora e fazer logo o saque, para uma carteira física. Para manter as criptomoedas seguras, usar senhas fortes e a verificação em duas etapas.

Outras dicas, é não clicar em links que chegam por emails e também ter cuidado ao baixar um aplicativo — ‘para isso, o correto é ir pelo link indicado no site oficial da empresa’, comentou.

Ao final, Tie disse para as pessoas tomarem cuidado com ofertas de rendimento milagroso e que usam o termo ‘robô’, geralmente usado como isca pelos golpistas para roubarem dinheiro ou bitcoin.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logo do aplicativo Robinhood com fundo com mesmo logo

Discurso sobre cripto da Robinhood pode ser uma chance de comprar na baixa, diz Compass Point

No acumulado do ano, o preço das ações da Robinhood já disparou mais de 120%, saindo de US$ 39 em janeiro
Imagem da matéria: Cuidado: Falsas carteiras de criptomoedas inundam Firefox

Cuidado: Falsas carteiras de criptomoedas inundam Firefox

A campanha de malware “FoxyWallet” contou com mais de 40 extensões maliciosas que se passavam por carteiras legítimas de criptomoedas na loja do Firefox
Imagem da matéria: Por que tantas empresas estão processando a Strategy por causa do Bitcoin?

Por que tantas empresas estão processando a Strategy por causa do Bitcoin?

Gigante do Bitcoin, a Strategy enfrenta ao menos cinco ações judiciais semelhantes
Logo do Reddit no celular

Reddit pode adotar escaneamento de íris da Worldcoin para verificação de usuários

A plataforma social estuda integrar o World ID da Tools for Humanity, empresa de Sam Altman por trás da Worldcoin