Imagem da matéria: XRP decola 43% na semana com possível fim do processo entre Ripple e SEC  
Foto: Shutterstock

A XRP, uma criptomoeda lançada pela empresa de pagamentos Ripple, saltou 11% na manhã de sexta-feira (23) após uma forte semana de ganhos que refletem a esperança dos investidores de que possa estar chegando ao fim o processo que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) arrasta contra a empresa desde 2020.

Embora os ganhos da XRP ao longo do dia tenham caído para 2%, a criptomoeda continua acumulando uma alta de 43% na semana, segundo o CoinMarketCap.

Publicidade

Neste ritmo, XRP volta às seis principais criptomoedas por valor de mercado. O Bitcoin (BTC) fecha a sexta-feira valendo cerca de US$ 18,920, em queda de 3,7% na semana. Já a desvalorização semanal do Ethereum (ETH) fica em torno de 9% em meio às liquidações pós-fusão.

O salto de preços da XRP segue as notícias do início desta semana de que a Ripple e a SEC entraram com pedidos de julgamento sumário no processo de US$ 1,3 bilhão, cada um buscando indeferir o processo antes do julgamento e pedindo ao juiz que decida a seu favor. 

SEC vs Ripple

A SEC apresentou acusações contra a Ripple em dezembro de 2020 por supostamente realizar uma venda de valores mobiliários não registrados quando fez a oferta do seu XRP no mercado americano.

Em um memorando que acompanha seu processo, a Ripple argumentou que não conferiu direitos aos detentores de XRP durante sua venda de tokens e que a empresa não tinha obrigação de agir em seus interesses.

Publicidade

“Os registros mostram que a SEC está agindo fora de seus limites legais”, disse o conselheiro geral da Ripple, Stu Alderoty, em comunicado. “A SEC não está procurando aplicar a lei – eles estão procurando refazer a lei na esperança de que ela possa expandir sua jurisdição de forma inadmissível.”

Por outro lado, a SEC alega que XRP atende aos critérios de um título sob o teste de Howey – uma referência usada desde a década de 1930 para determinar se um ativo se qualifica como um contrato de investimento sob a lei federal dos EUA. 

O regulador afirma que os compradores de XRP esperavam obter lucro após a compra da moeda e que as compras equivaliam a investir em uma empresa comum.

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, apareceu na Fox Business esta semana discutindo o preço da XRP e seu relacionamento com o processo da RIpple.

Publicidade

“Antes de a SEC se envolver conosco, XRP era o segundo ativo digital mais valioso à frente do ETH”, destacou.

Garlinghouse disse que a Ripple espera que não haja um julgamento, já que os fatos do caso “não estão realmente em disputa”, disse ele.

“Achamos que [a juíza] tem as informações de que precisa para tomar uma decisão e achamos muito claro que a SEC está exagerando grosseiramente sua autoridade”, concluiu.

* Traduzido com autorização do Decrypt.co.

O MB oferece taxas regressivas de negociação e estratégia de investimento de acordo com o seu perfil. Junte-se à maior Exchange da América Latina e negocie mais de 200 ativos digitais, como tokens, renda fixa digital e criptomoedas. Abra a sua conta gratuita!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Fundador da Tether e ex-ator mirim, Brock Pierce sofre para tornar Porto Rico um polo cripto

Fundador da Tether e ex-ator mirim, Brock Pierce sofre para tornar Porto Rico um polo cripto

Pierce tem com objetivo criar a “Puertopia”, um lugar com alta concentração de startups de criptomoedas e tecnologia
Imagem da matéria: Proibição do Twitter desperta interesse de brasileiros por VPNs

Proibição do Twitter desperta interesse de brasileiros por VPNs

Sites, aplicativos e governos costumam impor bloqueios regionais, levando usuários a recorrer a ferramentas técnicas para driblar essas restrições
moedas de bitcoin e ethereum sobre mesa envernizada

Bitcoin dá sinais de alta, enquanto Ethereum precisa superar resistência | Análise técnica

Com valorização de 25%, SUI é o destaque da semana
Imagem da matéria: Veja os indicadores de setembro que podem agitar o mercado cripto

Veja os indicadores de setembro que podem agitar o mercado cripto

Decisões de juros nos EUA, Japão e União Europeia prometem agitar o mercado e podem influenciar o preço do Bitcoin e de outras criptomoedas