Smartphone com logotipo Kraken na mão com site desfocado como plano de fundo
Shutterstock

O apoio das principais corretoras do mercado à nova versão criptomoeda Terra (LUNA) lançada no último sábado (28), irritou alguns bitcoiners da comunidade cripto.

O caso mais recente envolve as críticas feitas à Kraken, uma corretora que até semana passada parecia ser uma das poucas que iriam resistir a Luna 2.0. No último minuto, a empresa decidiu disponibilizar a moeda renovada na sua plataforma.

Publicidade

Isso gerou críticas da comunidade, que foram rebatidas à altura por Jesse Powell, CEO da corretora, dizendo que “Traders de bitcoin não pagam nossas contas”.

Clima tenso

O clima começou a esquentar quando o influencer Nic Carter perguntou o porquê da listagem no Twitter e Powell, explicou a decisão:

“Demanda dos clientes. Há uma dinâmica estranha com as exchanges. O custo de troca é baixo e as pessoas tendem a querer fazer tudo em um só lugar para obter eficiência/sinergia/conveniência de capital. Não dar suporte a demanda de uma moeda pode custar a conta inteira”. 

Ele fechou a mensagem ressaltando que a listagem não representa uma recomendação de investimento, o que não foi suficiente para acabar com as críticas dos bitcoiners — um grupo no qual Powell conservava certa admiração.

Publicidade

“Fazer coisas assim corrói sua reputação com bitcoiners. Quando você toma uma posição contra os esquemas ponzi, nós notamos… como quando você se levantou contra o BSV [Bitcoin SV] e adicionou a Lightning Network [na corretora]. O libertarismo significa que você não deve ter uma bússola moral e aceitar a erosão da ética?”, indagou o usuário @bradmillscan.

Contas para pagar

A crítica do usuário pode ser repetida para a maioria das corretoras que correram para anunciar suporte a nova versão da Luna. Contudo, Powell aproveitou o debate para dar a visão de quem está do outro lado do balcão.

“Estamos aqui para administrar um mercado, facilitar a descoberta de preços, não escolher vencedores e perdedores. […] A receita dessas outras moedas paga por toda a segurança, lobby e marketing pró-bitcoin”, afirmou.

Quando o usuário @rohangrey rebateu que listar uma moeda é endossá-la, Powell deu a tacada final: “Traders de bitcoin não pagam nossas contas”.

Publicidade

“Se você encontrar uma maneira objetiva e repetível de avaliar como [uma moeda é] “lixo  e predatória”, estou a todo ouvidos. A maioria das ações são lixo. Toda fiat é lixo e predatória. Não estamos fazendo recomendações. Somos um mercado, como o eBay”, concluiu.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Criptomoedas caem após Trump reacender tensões comerciais com novas tarifas

Criptomoedas caem após Trump reacender tensões comerciais com novas tarifas

As altcoins recuaram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos de envio de cartas a parceiros comerciais detalhando novas tarifas
Pessoa com rosto coberto por capuz mexendo em um notebook -ao fundo a bandeira da Coreia do Norte com traços cibernéticos

Hackers norte-coreanos tentam se infiltrar em empresas cripto com novo vírus para macOS

Os cibercriminosos estão utilizando um malware para macOS chamado NimDoor para roubar dados e senhas de carteiras
logo da blackrock e bitcoin fundem

ETF de Bitcoin da BlackRock ultrapassa a marca de 700 mil BTC

A popularidade do fundo pode ajudar a manter a volatilidade do Bitcoin relativamente baixa — ao menos no curto prazo, segundo analistas
moeda de bitcoin com fundo azul

Manhã Cripto: Bitcoin começa o dia acima de US$ 109 mil após EUA adiar a imposição de novas tarifas

As principais altcoins também se recuperaram após o governo Trump adiar imposição de tarifas comerciais para agosto