Imagem da matéria: Vídeo: Vítima rouba celular de motoboy que estava prestes a aplicar golpe de empréstimo
Foto: Shutterstock

Paulo Gonçalves narrou no Twitter como foi capaz de escapar de um golpista que tentava fazer um empréstimo no Itaú em seu nome. O golpe é complexo e envolve diferentes etapas, mas a experiência de Gonçalves ilustra bem como a fraude funciona.

Primeiro, a vítima recebe a ligação de uma floricultura dizendo que vai receber um presente em sua casa de um remetente oculto. Em seguida, o motoboy responsável pela entrega pede que a pessoa tire um selfie para confirmar a entrega.

Publicidade

No entanto, a entrega não passa de uma farsa para o golpista conseguir o reconhecimento facial da vítima no aplicativo do banco, a etapa final para concluir o empréstimo em seu nome.

O que o motoboy não esperava era que a vítima que ele tentava enganar dessa vez reagisse, roubando o seu celular e posteriormente, denunciando todo o esquema para as autoridades.

Conforme é possível ver no vídeo gravado por Gonçalves, no momento que o motoboy lhe entregou o celular para fazer o selfie, ele saiu correndo com o aparelho. (vídeo abaixo)

Além de pegar o celular do golpista, no vídeo ele também foi capaz de gravar a placa da moto. Em seguida ele foi para a delegacia entregar o aparelho e as informações obtidas.

Publicidade

Na foto do celular que ele divulgou, é possível ver que o motoboy colocou uma fita para esconder a parte da tela que mostrava o logo do Itaú.

Celular do golpista roubado pela vítima (Foto: Twitter/@paulorgoncalves)

“O celular é do cara mesmo, tinha muita conversa no WhatsApp que o policial mostrou, já pegarem IMEI, sabem o nome dele e tudo. Tudo é de São Paulo, o número dos outros golpistas, o dele e onde a moto está registrada. Acho que ele dançou muito”, escreveu a vítima.

Escapando do golpe

Gonçalves explicou no Twitter que já conhecia esse tipo de golpe e que mais cedo naquele mesmo dia, suspeitou que seria a próxima vítima.

“Cheirinho que vou receber o golpe do motoboy. Dois bancos consultaram meu score no Serasa hoje e uma floricultura inexistente disse que vão me entregar um presente. Se pedir para tirar foto de comprovação da entrega, encaixa no passo a passo do golpe”, escreveu ele na sexta-feira (4), confirmando uma hora depois que sua suposição era verdadeira.

Publicidade

Ele recomendou no Twitter que para evitar ser vítima desse tipo de golpe, as pessoas devem ter cuidado com os seus dados pessoais e nunca permitir que qualquer um tire foto do seu rosto sem deixar claro a finalidade disso.

Gonçalves não deixou de pontuar que os próprios bancos têm uma parcela de culpa por permitir que esse tipo de golpe seja possível.

“Se o banco Itaú e a Certisign fizessem o seu trabalho corretamente, o golpe de engenharia social de hoje não existiria. O Itaú usa o Certisign para tirar a selfie, logo a Certisign deveria encher a tela de selfie de marca d’água”, sugeriu.

Talvez você queira ler
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
Imagem da matéria: Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Falha no Bradesco faz sumir saldo da conta dos clientes; veja as reclamações

Segundo maior banco do Brasil, Bradesco entrou no Trending Topics do X por erro que fez sumir saldo dos correntistas
Mulher dentro de um carrinho de supermercado segura alegre sacolas com compras

Black Friday Cripto: Veja 7 promoções para aproveitar nesta sexta

As empresas cripto brasileiras vão oferecer descontos em taxas de negociação, cashback em dobro na compra de criptomoedas, bônus especiais por indicação e muito mais
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos