A Petro foi anunciada pela primeira vez no início de dezembro de 2017 pelo ditador Nicolás Maduro como forma de contornar as sanções dos EUA, em meio a uma crise econômica e hiperinflação do bolívar.
Segundo Maduro, a criptomoeda é apoiada por commodities, incluindo o petróleo, do qual o país tem reservas notáveis.
De acordo com a fonte de notícias latino-americana Telesur, 82,4 milhões de tokens estão disponíveis inicialmente. Maduro disse anteriormente que serão emitidas 100 milhões de Petros, com valor superior a US$ 6 bilhões.
O presidente foi citado como dizendo em um anúncio de lançamento:
“A Petro nasceu e teremos um sucesso total para o bem-estar da Venezuela … As maiores e mais importantes empresas e blockchains do mundo estão com a Venezuela, vamos assinar acordos”.
El Petro sale a la preventa https://t.co/zmDGsWrpsM
— Vicepresidencia Vzla (@ViceVenezuela) February 20, 2018
Um “manual” indicando como adquirir o petro agora estará disponível em vários idiomas, afirma a Telesur. O manual em espanhol já pode ser lido aqui.
O oficial encarregado da gestão do token, Carlos Vargas, teria dito que a pré-venda e o ICO poderão ser comprados com dinheiro fiat e criptomoedas, mas não será aceito bolívar, a moeda venezuelana (irônico, não)?
Debates
O congresso da oposição da Venezuela declarou pouco depois de seu anúncio que a Petro era ilegal. O órgão legislativo argumentou que a emissão seria efetivamente um ataque às reservas de petróleo do país.
Dizendo que o esquema era “feito sob medida para a corrupção”, o legislador Jorge Millan disse: “Esta não é uma criptomoedas, esta é uma venda à frente do petróleo venezuelano”.
Leia Também: Holder de Bitcoin Diz que é Preciso se Proteger e Posta Vídeo com Metralhadora
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br