vista aérea da Ponte Estaiada em São Paulo
Shutterstock

Neste domingo, 6 de outubro, os brasileiros irão às urnas para eleger vereadores e prefeitos que governarão pelos próximos quatro anos. Embora o setor de criptomoedas ainda não seja amplamente discutido nas campanhas, ele já começa a ganhar espaço e atenção no cenário político. 

O Portal do Bitcoin entrou em contato com as campanhas dos candidatos a prefeito de São Paulo, a maior cidade do Brasil, para saber o que os postulantes ao chefe do Poder Executivo local têm de ideias e propostas para o setor cripto ou uso de blockchain na Administração Pública.

Publicidade

As campanhas de Pablo Marçal do PRTB e José Luiz Datena do PSDB não retornaram o pedido da reportagem.

Ricardo Nunes

Atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB) afirma que as criptomoedas apresentam um enorme potencial de transformar as finanças globais. “O desafio será equilibrar a adoção e inovação com a regulação e a segurança, que são de responsabilidade da autoridade monetária federal”.  

Em relação à tecnologia blockchain, o prefeito afirma que a gestão municipal já a utiliza para registrar as solicitações de serviços realizadas nos canais SP156, garantindo a autenticidade e integridade dos dados, evitando fraudes e falsificações. “Até o final de agosto deste ano, 16 serviços já utilizavam a tecnologia e novos são mensalmente incluídos”, disse. 

Guilherme Boulos

A campanha de Guilherme Boulos (PSOL) disse que não tem propostas específicas sobre criptomoedas e lembrou que a regulação é papel do Banco Central. 

“Sobre blockchain, por ser uma tecnologia voltada para dar mais segurança a dados e informações armazenadas na internet, pretendemos usar em serviços da saúde, que guardam dados pessoais e informações sensíveis dos usuários”, afirma a campanha de Boulos.

Publicidade

O psolista termina dizendo que pretende fazer uma gestão inovadora na qual a tecnologia será muito bem-vinda. “É preciso saber como e em que usar para que de fato contribua para um serviço público melhor e mais eficiente”.

Tabata Amaral 

A campanha de Tabata Amaral (PSB) afirma que o mercado de criptomoedas já é uma tendência, tecnológica e social, que precisa ser acompanhada pelo Poder Público. 

“Assim como o que já existe no mercado de capitais, as criptomoedas precisam ser regulamentadas, para proteger os usuários e evitar atividades ilegais, como a lavagem de dinheiro”, afirma. 

O time de comunicação de Tabata diz não ter uma proposta fechada, mas que quer investir na capacitação dos servidores sobre o tema.

Publicidade

Já em relação à tecnologia blockchain, Tabata lembra que o Tribunal de Contas da União lançou uma plataforma chamada Rede Blockchain Brasil, a RBB, com objetivo de definir padrões para o uso de blockchain em governos. 

“É importante acompanhar a RBB, pois várias soluções padronizadas vão ser propostas por eles. Como prefeita, meu papel é estar atenta às recomendações e seguir as melhores práticas,  principalmente no que diz respeito à maior eficiência e transparência da gestão.”

Marina Helena

Marina Helena (NOVO) é a única candidata que citou a maior criptomoeda do mercado em sua resposta. “Como liberal, defendo a liberdade monetária (a possibilidade da pessoa usar a moeda que preferir). Também reconheço o enorme potencial do Bitcoin como investimento”, disse.

Sobre blockchain, Helena afirma que a administração municipal pode ganhar muito com a tecnologia. “O próprio registro de imóveis pode ser digitalizado e registrado em blockchain, e os contratos inteligentes baseados em Ethereum ou outras criptos podem substituir boa parte da necessidade de cartórios e da Justiça”, ressalta. 

Sobre as ações da prefeitura que utilizam blockchain, a candidata do NOVO afirma que é “preciso sempre saber o que é apenas questão de marketing e o que de fato ajuda o cidadão. Defendemos sempre a eficiência: uma prefeitura que faça mais para o cidadão custando menos em impostos”.

Publicidade
  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, é fotografado

CEO do JPMorgan se gaba de banco ser um dos maiores usuários “reais” de blockchain

Jamie Dimon disse que seu banco é um dos “maiores” usuários do blockchain, mas ele ainda odeia o Bitcoin
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro
arte 3D mão segurando celular com criptomoedas

Saiba quais são as cinco criptomoedas que mais valorizaram em setembro

Com valorização acima dos 120%, o token da SUI é o grande destaque do mês de setembro
Mão segurando um celular com o logo dourado da corretora Gemini

Gemini fecha as portas no Canadá, seguindo Binance e OKX

A saída da corretora fundada pelos gêmeos Winklevoss ocorre depois que o Canadá reforçou as regulamentações no setor cripto