A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) apresentou nesta semana um relatório produzido em junho onde expõe a lista de países considerados ameaças ao sistema financeiro global, elaborada pelo Grupo de Ação Financeira contra Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (GAFI/FATF).
A fim de resolver as principais deficiências em seus regimes de combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa, as jurisdições sujeitas a monitoramento intensificado estão colaborando ativamente com o GAFI.
Esse tipo de ação tomada coloca esses países sob maior monitoramento e indica que a nação se comprometeu a resolver rapidamente as deficiências estratégicas reconhecidas, dentro de prazos predeterminados.
Confira a lista completa dos países em monitoramento pelo GAFI
- Albânia
- Barbados
- Burkina Faso
- Camboja
- Ilhas Cayman
- Gibraltar
- Haiti
- Jamaica
- Jordânia
- Mali
- Marrocos
- Mianmar
- Nicaráguaa
- Paquistão
- Panamá
- Filipinas
- Senegal
- Sudão do Sul
- Síria
- Turquia
- Uganda
- Emirados Árabes Unidos
- Iêmen
Leia Também
A reunião plenária onde essa lista foi divulgada ocorreu em Berlim, capital da Alemanha, entre os dias 14 e 17 de junho.
“O GAFI exorta essas jurisdições a concluírem a implantação de seus planos de ação de forma eficiente e dentro dos prazos propostos. O GAFI agradece o seu comprometimento e irá monitorar seu progresso”, diz o relatório.
Gafi e criptomoedas
Em junho de 2019, o Gafi introduziu os primeiros padrões globais para lidar com os riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo com criptomoedas. No mês seguinte, a entidade passou a considerar ainda mais as ações criminosas que envolviam o mercado cripto.
Na época — em que a criptomoeda Libra do Facebook já era discutida no mundo todo — o secretário-executivo do GAFI na América Latina (Gafilat), Marconi Costa Melo, disse que uma das principais preocupações é sobre o anonimato das transações.
Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!