homem em fundo escuro
Shutterstock

Não sabe quem roubou suas criptomoedas? Se você vive no Reino Unido, agora já pode processar o ladrão anônimo via blockchain.

Em junho, um tribunal britânico concedeu ao escritório de advocacia Giambrone & Partners uma permissão para apresentar uma ação judicial a uma pessoa anônima via transferência gratuita (ou “airdrop”) de tokens não fungíveis (ou NFTs) enviada à carteira de criptomoedas da pessoa, de acordo com um comunicado publicado pela empresa na terça-feira (12).

Publicidade

Fabrizio D’Aloia, representado por Giambrone, está processando uma pessoa anônima — bem como as corretoras cripto Binance, Poloniex, Gate.io, OKX (antiga OKEx) e Bitkub — pela perda de seus fundos.

NFTs são tokens exclusivos que existem em redes blockchains, como Ethereum e Solana, e representam propriedade sobre um item digital, que pode ser qualquer coisa, desde uma imagem a um terreno virtual ou, agora, documentos jurídicos.

Segundo o escritório de advocacia, D’Aloia está tentando recuperar suas criptomoedas.

“As criptomoedas do sr. D’Aloia foram apropriadas indevidamente por pessoas desconhecidas que operavam o clone fraudulento de uma corretora online incentivaram possíveis investidores a depositar criptomoedas em duas carteiras para que ‘negociações’ fossem realizadas [com esses ativos]”, explicou a empresa.

Parte do problema

Joanna Bailey, sócia no Giambrone, considera as corretoras como parte do problema. O escritório de advocacia agora está entregando documentos jurídicos que exigem que as criptomoedas supostamente roubadas sejam devolvidas.

Publicidade

“Caso as corretoras de criptomoedas ajam de modo contrário a tais ordens e falhem em proteger as criptomoedas identificáveis, correm o risco de ser responsabilizadas por uma quebra de confiança”, explicou Bailey sobre o processo judicial. Ela não respondeu ao pedido do Decrypt por mais comentários.

O escritório de advocacia argumenta que reguladores e legisladores não estão fazendo o suficiente para regulamentar corretoras de criptomoedas e “falhando em exercer o controle”.

Em sua declaração, o escritório elogiou a iniciativa do governo britânico em permitir que ações judiciais sejam abertas via NFTs — em parte porque acredita que é uma iniciativa em direção a “melhores proteções a clientes e práticas responsáveis”.

Dito isso, ainda não se sabe quão vinculativos serão documentos jurídicos entregues via NFTs. Preston Byrne, advogado e parceiro no Anderson Kill, contou ao Decrypt via e-mail que tal prática provavelmente terá um “efeito prático limitado”.

Publicidade

“É um tipo interessante de serviço alternativo e, está em sintonia com a tradição britânica de entrega alternativa via plataformas como Twitter, apesar de ser um [serviço] de efeito prático limitado se um usuário for meticuloso sobre [a segurança operacional] ou simplesmente decidir nunca mais transacionar com aquela carteira.”

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Dominó do Bem: Nova plataforma de doações de criptomoedas é lançada no Brasil

Dominó do Bem: Nova plataforma de doações de criptomoedas é lançada no Brasil

ONGs como Play4Change e Mais1Code já estão integradas na plataforma Dominó do Bem
moedas de dogecoin DOGE

GOAT vai lançar staking de Dogecoin com recompensas pagas em Bitcoin

A rede GOAT disse que os detentores de Dogecoin podem bloquear suas memecoins para ajudar a proteger a rede que ainda será lançada
Imagem da matéria: Criador da Celsius admite culpa por fraude e confessa: "O que fiz foi errado"

Criador da Celsius admite culpa por fraude e confessa: “O que fiz foi errado”

Alex Mashinsky vai se declarar culpado de duas acusações de fraude relacionadas ao colapso da plataforma de empréstimos Celsius
Ilustração de pessoas levantando as mãos para uma chuva de tokens - Imagem gerada por IA pelo site Decrypt

Projeto ‘Movement’ distribui R$ 5 bilhões em criptomoedas em airdrop

A rede de segunda camada Ethereum fará o que eles apelidaram de “MoveDrop”, um airdrop de 1 bilhão tokens MOVE para comunidades