Imagem da matéria: “Vamos todos morrer se o Bitcoin for adotado”, diz economista na TV estatal chinesa
Qu Qiang, diretor assistente do Instituto Monetário Internacional da Universidade Renmin. Foto: Reprodução

O economista chinês Qu Qiang, diretor-assistente do Instituto Monetário Internacional da Universidade Renmin, disse em entrevista concedida na semana passada para o canal China Global Televion Network (CGTN) que todos iremos morrer se o Bitcoin for adotado.

“Se o BTC se tornasse uma moeda definitiva e fosse adotada por toda a sociedade humana, posso dizer exatamente o que vai acontecer como o pior cenário: nós todos vamos morrer”.

Publicidade

Com feição séria estampada no rosto, ele disse que a previsão catastrófica não é piada. Para justificá-la, ele falou que o BTC, por ter um número total restrito, é uma moeda de deflação e poderia levar a uma ‘espiral mortal deflacionária’.

“Isso significa que a moeda não aumentará a quantidade e não acompanhará o crescimento do desenvolvimento humano. A sociedade inteira vai encolher e explodir. Foi isso o que aconteceu no final da dinastia Ming (governo da China entre 1368 e 1644), quando havia pouca prata”.

Yuan Digital

Enquanto prevê um futuro desastroso para uma possível adoção em massa do Bitcoin, Qiang promove o yuan digital, moeda digital central controlada pelo governo da China.

Em vídeo publicado no domingo (30) na CGTN, o economista disse que o ativo digital estatal é uma revolução e o país deu um grande passo ao lançá-lo.

Publicidade

“Ela está em conformidade com todos os regulamentos, como regras antilavagem de dinheiro e de verificação de identidade, e com todas as regras monetárias do Banco Central e de autoridades fiscais. Eu acho que o governo chinês foi ousado e pioneiro no lançamento da moeda digital”, disse.

Outros chineses também tentam fomentar o yuan digital enquanto criticam as criptomoedas privadas. No início do mês passado, o economista Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Banco da China no Brasil e professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV), disse que moedas não controladas pelo Estado estão com os dias contados.

VOCÊ PODE GOSTAR
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance que fugiu da Nigéria é localizado e pode ser extraditado

Autoridade queniana disse que não é simplesmente prender, pois Nadeem Anjarwalla é de família influente que “tem o apoio de algumas pessoas poderosas”
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário
Pai Rico Pai Pobre Robert Kiyosaki posa para foto

Autor de “Pai Rico, Pai Pobre” explica por que não vai comprar ETF de Bitcoin

Robert Kiyosaki defende há anos Bitcoin, ouro e prata como as maiores reservas de valor
peter schiff falando ao microfone

O Bitcoin está em um mercado de baixa quando comparado ao ouro, afirma Peter Schiff

O analista financeiro e comentarista disse uma vez que o preço do BTC nunca chegaria a US$ 50 mil