Tiago Reis, criador da Suno Research de terno e gravata e cabelo comprido
Tiago Reis, analista da Suno Research (Foto: Reprodução/Facebook)

O analista da Suno Research e influencer Tiago Reis publicou uma mensagem no Twitter na quinta-feira (29) em resposta à sua possível colaboração com a CPI das Pirâmides Financeiras.

O pedido de convite ao especialista em finanças foi protocolado pelo parlamentar Amom Mandel (CID/AM) na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (28).

Publicidade

“Vai ser uma honra servir meu país e contribuir para trazer mais luz a tudo que envolve pirâmides financeiras e ajudar em uma solução para que estes golpes se tornem coisas do passado e não se repitam no futuro”, disse na tarde de ontem.

No pedido, que deve ser votado na Câmara na próxima sessão da CPI, marcada para terça-feira (4), Mandel argumenta que Tiago Reis é “preocupado com as constantes fraudes que contaminam a credibilidade do mercado financeiro das criptomoedas”. O documento cita também iniciativas por parte do analista que ajudaram a desmascarar golpes.

“Fundador da Suno Research e analista certificado, decidiu desmascarar as pirâmides. Com duras críticas e argumentos sólidos, sua iniciativa, apelidada de #OperaçãoFaraó, já ajudou a derrubar as pirâmides Unick, DD Corporation e A2 Trader”, diz um trecho do documento. Em outro ponto, o deputado comenta que Reis “recentemente identificou mais um suposto esquema fraudulento”, o da Braiscompany.

Reis começou a denunciar a Braiscompany ainda no ano de 2020, quando instou os investidores do negócio a cair fora. “O que eu faria se fosse ‘investidor’ por lá? Iria na sede agora e tentaria fazer o resgate antecipado. Talvez quem pressionar consiga o resgate antecipado”, disse ele na época, acrescentando: “No começo, eles ofereciam 15% ao mês”.

Publicidade

Reis se referia ao fato de que a empresa obriga os clientes a ficaram com os fundos depositados por um ano até poderem fazer o primeiro saque. A promessa de rentabilidade passou a oscilar entre 7% e 10%. A diminuição seria, portanto, já era na época um indício de que o esquema estaria caindo.

Especialista não gosta do termo “influencer”

Na sequência do tweet, Tiago Reis fez uma crítica ao artigo do Portal do Bitcoin sobre sua possível colaboração com a CPI, onde a reportagem o cita como “analista de finanças e influencer”.

O Portal do Bitcoin esclarece que não existe nenhum demérito no termo “influencer” e nem tentativa de desmerecer a posição do analista financeiro; pelo contrário, é uma forma de esclarecer aos leitores a influência trazida pelos quase 2 milhões de seguidores de Tiago Reis no Instagram, além dos mais de 200 mil no Twitter.

Talvez você queira ler
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs
Imagem da matéria: Tether congela US$ 225 milhões em USDT de carteiras ligadas ao tráfico humano

Tether congela US$ 225 milhões em USDT de carteiras ligadas ao tráfico humano

A decisão ocorre em parceria com a exchange OKX e em colaboração com uma investigação feita pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos
Imagem da matéria: Há um ano, CZ recebia a chave do Rio e fazia promessas para o Brasil; Hoje, admite crimes e diz adeus à Binance | Opinião

Há um ano, CZ recebia a chave do Rio e fazia promessas para o Brasil; Hoje, admite crimes e diz adeus à Binance | Opinião

CZ deixa comando da Binance sem cumprir as promessas feitas durante sua passagem pelo Brasil em 2022
CZ Zhao, Binance

O fundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, será preso?

Changpeng Zhao concordou com um acordo com promotores e se declarou culpado de violar as leis criminais de combate à lavagem de dinheiro