Imagem da matéria: Ucrânia suspende uso de dinheiro eletrônico e limita saques da população
Foto: Shutterstock

O Banco Central da Ucrânia emitiu uma série de medidas emergenciais nesta quinta-feira (24) em meio a invasão das tropas russas no território ucraniano.

Entre as decisões da autoridade monetária estão a suspensão do uso de dinheiro eletrônico e carteiras digitais, o fechamento temporário do mercado de câmbio do país, o estabelecimento de limites de saques nos bancos e a proibição de emissão de moedas estrangeiras ao público em geral, segundo o The Wall Street Journal.

Publicidade

Quando a Rússia de Vladimir Putin decidiu invadir a Ucrânia na madrugada desta quinta, o governo ucraniano declarou a lei marcial e o Banco Central veio a público anunciar as novas suspensões ao sistema financeiro do país.

O comunicado oficial do Banco Central pede que “os emissores de dinheiro eletrônico [“e-money”] suspendam a emissão e distribuição de dinheiro eletrônico, e o reabastecimento de carteiras eletrônicas [“e-wallets”]”. 

O anúncio não deixou claro se criptomoedas se enquadram no conceito de “dinheiro eletrônico” alvo das suspensões. O mais provável é que a medida faz referência a moeda fiduciária em forma digital, em bancos digitais e aplicativos de pagamentos.

Da mesma forma, os saques de dinheiro nos bancos foram limitados a 100.000 hryvnia ucranianos por dia, o equivalente a cerca de R$ 16,8 mil. Além disso, o Banco Central proibiu que a população saque de suas contas moedas estrangeiras, como dólar e euro.

Publicidade

Em meio ao clima de guerra que se espalha pelo país e a pressão do Banco Central, a bolsa de valores da Ucrânia suspendeu todas as operações nesta quinta.

Dinheiro da população em risco

Quando outros países se viram no centro de tensões políticas, como o Afeganistão em agosto de 2021 com a volta do Talibã ao poder, e o Cazaquistão em janeiro deste ano com a onda de protestos, o acesso da população aos bancos — e consequentemente a seus fundos — foi fortemente impactado. Muitos tentam fugir do país para escapar do conflito e, ao fazer isso, desencadeiam uma corrida aos bancos.

Os mercados globais refletem de forma negativa o que acontece na Europa, inclusive as criptomoedas. O Bitcoin (BTC) opera em queda de 9,6% nesta manhã, cotado a US$ 35,310, segundo o CoinGecko.

Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda do mercado, registra perdas ainda mais graves no dia de hoje, desvalorizando 13,8% nas últimas 24 horas.

Publicidade

O fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, nascido na Rússia e criado no Canadá, classificou a invasão da Ucrânia um “crime” e ressaltou: “O Ethereum é neutro, mas eu não”.

“Muito chateado com a decisão de Putin de abandonar a possibilidade de uma solução pacífica para a disputa com a Ucrânia e ir para a guerra. Este é um crime contra o povo ucraniano e russo. Quero desejar segurança a todos, embora saiba que não haverá segurança. Glória à Ucrânia”, tuitou Buterin nesta madrugada.

VOCÊ PODE GOSTAR
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
Imagem da matéria: Bitso lança carteira Web3 para facilitar conexão com aplicativos DeFi

Bitso lança carteira Web3 para facilitar conexão com aplicativos DeFi

Bitso Web3 Wallet suporta Ethereum, Polygon, Arbitrum, Base e Optimism e permite acesso a mais de 2 mil tokens
Imagem da matéria: MB estreia no ranking de Exchange Benchmark em 1º lugar no Brasil

MB estreia no ranking de Exchange Benchmark em 1º lugar no Brasil

O relatório semestral, realizado pela CCData, é considerado uma estrutura robusta para classificar a atuação de exchanges do Brasil e do mundo
Vitalik Buterin criador do Ethereum

A proposta de taxas de gás de Vitalik Buterin tornará o Ethereum mais parecido com a Solana?

Vitalik propõe “taxas de gás multidimensionais” e afirma que é uma busca para um sistema mais personalizado e equitativo