Imagem da matéria: Ucrânia fecha call center clandestino especializado em golpes com criptomoedas
Call center clandestino na Ucrânia (Foto: Polícia ucraniana/divulgação)

Autoridades da Ucrânia especializadas em crimes cibernéticos anunciaram na segunda-feira (27) que encerraram a operação de uma rede de call centers que aplicava golpes em estrangeiros ao captar dinheiro prometendo investimentos em criptomoedas.

A rede operava na cidade de Leópolis e os criminosos usavam endereços de IP para entrar em contato com os clientes. O golpe atingiu milhares de investidores estrangeiros, segundo o Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU), que comandou a operação.

Publicidade

As vítimas transferiam dinheiro para contas bancárias e carteiras de cripto. Essa soma depois era transferida para sistemas não regulados e então desviada.  

Ucrânia e criptomoedas

A Ucrânia tem uma estreita relação com criptomoedas. No último dia 8 o parlamento ucraniano votou um projeto de lei para tornar as criptomoedas legais dentro do país e permitir que as exchanges operem oficialmente por lá.

As criptomoedas, incluindo o bitcoin, estiveram até agora em uma área legal cinzenta da Ucrânia, o sétimo país mais populoso da Europa. No entanto, a empresa de dados de blockchain Chainalysis classificou os ucranianos, em pesquisa publicada no final de 2020, como os maiores usuários de criptomoedas no mundo.

Se o projeto de lei de fato for transformado em lei, os bancos serão livres para assumir contas de empresas do setor, enquanto os cidadãos que possuem BTC e altcoins terão proteção legal em caso de roubo.

Publicidade

O Ministério da Transformação Digital, criado em 2019 para melhorar a alfabetização digital e o acesso online, elaborou a legislação e será responsável pela implementação da lei, que deve entrar em vigor neste semestre após a alteração do código tributário e a assinatura da legislação pelo presidente .

A entidade está ativa no mercado de criptoativos há meses. Em janeiro, o órgão firmou um acordo com a Stellar Development Foundation para desenvolver uma moeda digital de banco central – versão virtual do hryvnia, a fiat do país – que o Banco Nacional da Ucrânia começou a pesquisar há quatro anos.

Minerando FIFA

Em julho deste ano o SSU foi protagonista de uma história pitoresca. As autoridades encontraram o que inicialmente parceria ser uma gigante fazenda ilegal de mineração de criptomoedas composta por 3.800 máquinas de PlayStation 4 Slim, além de 500 GPUs, 50 processadores, telefones e pen drives. 

A peculiaridade do caso chamou atenção e, de acordo com especialistas consultados pela reportagem do portal ucraniano Delo.ua, a suspeita é que aquela não era uma fazenda de mineração de criptomoedas, mas sim uma fazenda de bots de videogame. 

Publicidade

O portal Delo.ua procurou as autoridades ucranianas em busca de mais detalhes, mas não obteve uma resposta formal porque a investigação está sob sigilo. 

No entanto, uma fonte anônima próxima ao assunto afirmou ao jornal: “Os PlayStations organizaram um pumping de bots do jogo FIFA. E depois a venda deles no mercado”.

Isso significa que os videogames poderiam estar configurados para ficar rodando jogos infinitos com o intuito de conquistar cartas raras do FIFA Ultimate Team, que são vendidas por milhares de dólares em mercados não oficiais.

VOCÊ PODE GOSTAR
criptomoedas caindo no fogo

Volume de negociação em corretoras de criptomoedas cai pela 1ª vez em 7 meses

Análise aponta que guerra no Oriente Médio e freio no fluxo dos ETF cripto dos Estados Unidos foram os motores para a queda
Imagem da matéria: Grayscale desiste de lançar um ETF de futuros de Ethereum nos EUA

Grayscale desiste de lançar um ETF de futuros de Ethereum nos EUA

A gestora parece ter recuado da estratégia de levar a SEC aos tribunais para forçar a eventual aprovação de um ETF de Ethereum à vista
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

GameStop e AMC desabam com fim da euforia do retorno de Roaring Kitty

As ações memes da GameStop e AMC caíram drasticamente após a abertura dos mercados dos EUA na quinta-feira, recuando pelo menos 15%