Imagem da matéria: Faminta por bitcoin, Ucrânia aposta na legalização da criptomoeda
Foto: Shutterstock

O parlamento ucraniano votou na quarta-feira (8) um projeto de lei para tornar as criptomoedas legais dentro do país e permitir que as exchanges operem oficialmente por lá.

As criptomoedas, incluindo o bitcoin, estiveram até agora em uma área legal cinzenta da Ucrânia, o sétimo país mais populoso da Europa. No entanto, a empresa de dados de blockchain Chainalysis classificou os ucranianos, em pesquisa publicada no final de 2020, como os maiores usuários de criptomoedas no mundo.

Publicidade

Se o projeto de lei de fato for transformado em lei, os bancos serão livres para assumir contas de empresas do setor, enquanto os cidadãos que possuem BTC e altcoins terão proteção legal em caso de roubo.

O Ministério da Transformação Digital, criado em 2019 para melhorar a alfabetização digital e o acesso online, elaborou a legislação e será responsável pela implementação da lei, que deve entrar em vigor neste semestre após a alteração do código tributário e a assinatura da legislação pelo presidente .

Desenvolvimento da ‘criptoesfera’

O PIB nominal da Ucrânia não é proporcional à sua população, ocupando o 23º lugar entre 46 países, de acordo com um relatório de 2019 do Fundo Monetário Internacional (FMI). O Ministério gostaria de aumentar esse número atraindo empresas de criptomoedas.

“Em particular, a adoção de legislação especializada vai estimular a atração de divisas para o mercado ucraniano”, disse o vice-ministro Oleksander Bornyakov em um comunicado à imprensa compartilhado com a Decrypt. “Isso se tornará um poderoso incentivo para o desenvolvimento da ‘criptoesfera’ na Ucrânia.”

Publicidade

Isso é especialmente importante na Europa Oriental, onde a adoção de criptos é alta. Em seu relatório, a Chainalysis observou altos níveis de corrupção e apreensão de ativos na Ucrânia, bem como a queda da confiança nos bancos.

Os cidadãos recorreram à criptomoeda para proteger seus ativos, enviando US$ 8,2 bilhões em criptos no ano passado. As exchanges regulamentadas e os negócios do setor podem elevar esse número.

O Ministério da Transformação Digital está ativo no mercado de criptoativos há meses. Em janeiro, o órgão firmou um acordo com a Stellar Development Foundation para desenvolver uma moeda digital de banco central – versão virtual do hryvnia, a fiat do país – que o Banco Nacional da Ucrânia começou a pesquisar há quatro anos.

Como parte do acordo, que o Ministério apresentou como uma forma de tornar o país mais competitivo no mercado do Leste Europeu, o Stellar ajudaria no desenvolvimento de regulamentações e infraestrutura para o setor.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Equipe de Kamala Harris está fazendo "várias perguntas" sobre criptomoedas, diz Mark Cuban

Equipe de Kamala Harris está fazendo “várias perguntas” sobre criptomoedas, diz Mark Cuban

Dois dias após o início da campanha presidencial de Kamala Harris, seus conselheiros já estão avaliando como abordar as criptomoedas
Vitalik Buterin

Criador do Ethereum pede que eleitores não apoiem políticos só porque eles se dizem pró-cripto

Em meio à crescente adesão de Trump às criptomoedas, a publicação de Vitalik Buterin provocou reações mistas na comunidade cripto
antonio neto e fabricia campos braiscompany

Diretor do Procon explica como clientes da Braiscompany vão recuperar dinheiro

Segundo o promotor Romualdo Tadeu, já existe um processo coletivo contra a Braiscompany, mas clientes poderão pedir indenizações individualmente
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe 5% com expectativa para falas de Trump em evento cripto no sábado

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 5% com expectativa para falas de Trump em evento cripto no sábado

Investidores esperam que possíveis declarações positivas de Trump sobre o Bitcoin impulsionem os preços