Imagem da matéria: Faminta por bitcoin, Ucrânia aposta na legalização da criptomoeda
Foto: Shutterstock

O parlamento ucraniano votou na quarta-feira (8) um projeto de lei para tornar as criptomoedas legais dentro do país e permitir que as exchanges operem oficialmente por lá.

As criptomoedas, incluindo o bitcoin, estiveram até agora em uma área legal cinzenta da Ucrânia, o sétimo país mais populoso da Europa. No entanto, a empresa de dados de blockchain Chainalysis classificou os ucranianos, em pesquisa publicada no final de 2020, como os maiores usuários de criptomoedas no mundo.

Publicidade

Se o projeto de lei de fato for transformado em lei, os bancos serão livres para assumir contas de empresas do setor, enquanto os cidadãos que possuem BTC e altcoins terão proteção legal em caso de roubo.

O Ministério da Transformação Digital, criado em 2019 para melhorar a alfabetização digital e o acesso online, elaborou a legislação e será responsável pela implementação da lei, que deve entrar em vigor neste semestre após a alteração do código tributário e a assinatura da legislação pelo presidente .

Desenvolvimento da ‘criptoesfera’

O PIB nominal da Ucrânia não é proporcional à sua população, ocupando o 23º lugar entre 46 países, de acordo com um relatório de 2019 do Fundo Monetário Internacional (FMI). O Ministério gostaria de aumentar esse número atraindo empresas de criptomoedas.

“Em particular, a adoção de legislação especializada vai estimular a atração de divisas para o mercado ucraniano”, disse o vice-ministro Oleksander Bornyakov em um comunicado à imprensa compartilhado com a Decrypt. “Isso se tornará um poderoso incentivo para o desenvolvimento da ‘criptoesfera’ na Ucrânia.”

Publicidade

Isso é especialmente importante na Europa Oriental, onde a adoção de criptos é alta. Em seu relatório, a Chainalysis observou altos níveis de corrupção e apreensão de ativos na Ucrânia, bem como a queda da confiança nos bancos.

Os cidadãos recorreram à criptomoeda para proteger seus ativos, enviando US$ 8,2 bilhões em criptos no ano passado. As exchanges regulamentadas e os negócios do setor podem elevar esse número.

O Ministério da Transformação Digital está ativo no mercado de criptoativos há meses. Em janeiro, o órgão firmou um acordo com a Stellar Development Foundation para desenvolver uma moeda digital de banco central – versão virtual do hryvnia, a fiat do país – que o Banco Nacional da Ucrânia começou a pesquisar há quatro anos.

Como parte do acordo, que o Ministério apresentou como uma forma de tornar o país mais competitivo no mercado do Leste Europeu, o Stellar ajudaria no desenvolvimento de regulamentações e infraestrutura para o setor.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Golpistas estão se aproveitando da pré-vendas de tokens na rede Solana para enganarem usuários em plataformas como Telegram
Imagem da matéria: Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Diferente do que aconteceu antes do halving de 2020, desta vez os mineradores aproveitaram a recente disparada do Bitcoin para vender parte de suas reservas
Imagem da matéria: Token Notcoin atrasa e não será lançado com o halving do Bitcoin; entenda

Token Notcoin atrasa e não será lançado com o halving do Bitcoin; entenda

O Notcoin, jogo viral baseado no Telegram, lançará seu token na The Open Network um pouco mais tarde do que o esperado, após o halving do Bitcoin
scanner plano digitaliza a palma de uma mão

TON oferece R$ 25 milhões para escanear mãos dos investidores

HumanCode se junta à The Open Network para oferecer um milhão de Toncoin como incentivo em programa de digitalização de palma da mão baseado em IA