Imagem da matéria: Tribunal de Contas de El Salvador abre investigação sobre compra de Bitcoin pelo governo
Presidente de El Salvador, Nayib Bukele (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas de El Salvador irá investigar uma reclamação sobre a compra de Bitcoin pelo governo e o processo para a construção de caixas eletrônicos de criptomoedas, de acordo com a Reuters.

Segundo a agência de notícias, o Tribunal de Contas — que supervisiona os gastos públicos do país — disse ter recebido uma denúncia em 10 de setembro de um grupo de direitos humanos e transparência em El Salvador chamado Cristosal.

Publicidade

“Admitida a reclamação, proceder-se-á à elaboração do laudo de análise jurídica e, em tempo útil, será remetido à Coordenação Geral de Auditoria”, disse o Tribunal de Contas.

Bitcoin e El Salvador

Esta não é a primeira vez que o projeto Bitcoin do presidente Bukele despertou a ira de ativistas de direitos humanos dentro e fora de El Salvador.

O presidente Bukele anunciou pela primeira vez a adoção do Bitcoin de El Salvador durante a Conferência Bitcoin deste ano em junho, que ocorreu em Miami.

Em 7 de setembro, o Bitcoin foi oficialmente reconhecido como moeda legal. Entre essas duas datas, a adoção do Bitcoin em El Salvador gerou um turbilhão de polêmicas.

Publicidade

Para começar, a legislação obriga as empresas a aceitar Bitcoin como pagamento quando oferecido. “Todo agente econômico deve aceitar o Bitcoin como forma de pagamento quando oferecido a ele por quem adquire um bem ou serviço”, diz o artigo 7 da Lei do Bitcoin.

Vista por muitos como coercitiva, a lei gerou protestos, protestos e mais protestos nas ruas de El Salvador até o dia 7 de setembro.

Na última quarta-feira (15/09), manifestantes atearam fogo em um caixa eletrônico Chivo, que permite os saques em dinheiro de contas com Bitcoin.

Intimidação e perseguição

Além do mais, o governo foi acusado de intimidar, silenciar e perseguir seus críticos mais vocais.

“O governo tem perseguido grandes e pequenas empresas. Eles enviaram agentes do governo para inspecionar empresas para garantir que estão seguindo as regulamentações trabalhistas apenas porque executivos de nível C disseram coisas negativas sobre a lei Bitcoin ”, um empresário local disse recentemente ao Decrypt sob condição de anonimato.

Publicidade

“A polícia não precisa levar ninguém ao tribunal. Eles apenas assustam um dos dissidentes vocais [Mario Gomez] com o sequestro dele por algumas horas ou alguns dias ”, um segundo empresário local disse recentemente ao Decrypt sob a condição de anonimato.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética
Joe Biden posa para foto

Mercados de previsão cripto enlouquecem com desistência de Biden e apoio a Kamala Harris

Os mercados da Polymarket reagiram com volatilidade, com Trump liderando na plataforma e Harris o superando no voto popular
Imagem da matéria: ETFs de Ethereum podem finalmente estrear semana que vem

ETFs de Ethereum podem finalmente estrear semana que vem

A SEC orientou as gestoras a enviar declarações de registro finalizadas para lançamento dos ETFs na próxima terça, 23 de julho
Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata

Como jogar Hamster Kombat? Veja passo a passo

O airdrop do joguinho mais popular do Telegram está programado para acontecer ainda neste mês de julho