Imagem da matéria: Três em cada Quatro Casos de Lavagem de Dinheiro Envolvem Moedas Digitais: Fontes do FBI

A atividade criminal tem sido frequentemente associada com Bitcoin e muitas outras criptomoedas ultimamente, principalmente algumas focadas em privacidade, como a monero e zcash.

Este é um grande problema para o FBI já que a agência atualmente atribui quase 75% do tempo deles a casos de lavagem de dinheiro envolvendo moedas digitais, segundo fontes internas, diz o site The Merkle.

Publicidade

Isso em si é um desenvolvimento bastante problemático, embora não seja totalmente surpreendente. A moeda digital ainda é muito nicho de mercado e não se aproxima dos casos regulares de lavagem de dinheiro envolvendo métodos de pagamento tradicionais.

Leia Também: Os Maiores Roubos de Criptomoedas

Alguns desses casos envolvem ransomware ou outros tipos de malware que exigem pagamentos em Bitcoin. Certamente é verdade que estamos vendo mais ataques de ransomware em comparação com cinco anos atrás, mas isso não significa necessariamente que mais pessoas estão pagando resgates em Bitcoin ou em outras criptomoedas. Na verdade, o FBI advertiu muitas vezes para nunca atender às demandas feitas por desenvolvedores de software mal-intencionados.

O que é bastante problemático, no entanto, é o número crescente de exchanges sofrendo hacks ou outros roubos. Desde 2011, cerca de 1 milhão de BTC foram roubados no processo, de acordo com o New York Times. Esse é um número bem grande, considerando que representa cerca de 6% de todos os bitcoins actualmente em circulação. Então, novamente, a maioria dessas moedas já foram vendidas no mercado e compradas por outros; sendo assim, eles não estão “perdidos”.

Leia Também: Malware que Minera Criptomoedas Caminha para Infectar 2 Milhões PCs em 2017

Além disso, o FBI também está um pouco preocupado com a forma como tão poucas empresas de criptomoedas realizam com sucesso as precauções básicas de segurança nos dias de hoje. As verificações básicas de segurança e os procedimentos de Know Your Customer (KYC) precisam ser melhorados, embora a maioria das principais exchanges tenha feito isso por algum tempo.

Publicidade

Inclusive o que causou o recente “problema” com as exchanges de criptomoedas na China foi a necessidade delas se adaptarem a normas impostas pelo governo, por alegarem que estavam facilitando a lavagem de dinheiro.

O Japão, por outro lado, já deu um passo em outra direção e licenciou onze exchanges na última semana. Tornando-as empresas financeiras habilitadas a trabalhar com dinheiro dos clientes. A princípio, o EUA poderá seguir o mesmo caminho do Japão.

VOCÊ PODE GOSTAR
viatura da Corpatri - PCDF

Polícia desmascara roubo forjado de mineradoras de Bitcoin e bloqueia R$ 1,5 milhão de investigados

Operação Máquina Fantasma investiga três pessoas por falsa comunicação de crime
Imagem da matéria: Dev de Solana abandona memecoin que ele viralizou ao atear fogo em si mesmo

Dev de Solana abandona memecoin que ele viralizou ao atear fogo em si mesmo

Mikol foi hospitalizado com queimaduras de 3º grau após incendiar-se em uma tentativa de promover sua memecoin TruthOrDare
logo da EigenLayer, protocolo de restaking ethereum

Token da EigenLayer (EIGEN) estreia em alta de 2,8%; conheça o projeto

EIGEN chegou a registrar ganhos superiores a 10% na manhã do primeiro dia de negociações, mas recuou em seguida
Ilustração do novo jogo hamster kombat com diamantes

Hamster Kombat: Aprenda a ganhar mais diamantes na temporada interlúdio

Os diamantes oferecerão algum tipo de vantagem na próxima temporada de Hamster Kombat; aqui está como acumular muitos deles no Telegram