Imagem da matéria: TCU publica guia sobre uso de blockchain no serviço público
Foto: Shutterstock

O Tribunal de Contas da União (TCU) elaborou um guia sobre uso de Blockchain no serviço público após estudo sobre a tecnologia que surgiu com o Bitcoin. Segundo o órgão, o manual manual pretende ajudar os gestores públicos a tomar decisões sobre projetos de transformação digital, bem como evitar gastos.

De acordo com comunicado do TCU, a ação é mais uma etapa do ciclo de levantamentos sobre tecnologias disruptivas com potencial para aperfeiçoar o funcionamento da administração pública federal.

Publicidade

Para o órgão, o uso de blockchain pode inibir o comportamento fraudulento devido às suas características que garantem a veracidade das informações além da imutabilidade, irrefutabilidade e rastreabilidade.

“É necessário que os agentes públicos conheçam outros projetos e casos de uso, compreendam as principais características e os benefícios da tecnologia, para que avaliem a pertinência do projeto Blockchain de sua organização”, diz a nota.

Em outro ponto, o TCU citou também os contratos inteligentes, que surgiu de aprimorações da tecnologia blockchain. E ressaltou sobre sua capacidade de executar contratos sem a necessidade de coordenação ou intervenção humana.

Uma das ilustrações do guia blockchain. Imagem: Divulgação/TCU

Guia TCU para blockchain

De acordo com o TCU, quando uma nova tecnologia não é totalmente compreendida pelos gestores pode haver desperdício de dinheiro, principalmente se ela for adotada puramente por modismo.

Publicidade

Por isso, o documento apresenta um framework projetado para ajudar as organizações do país a partir da experiência de outras organizações no Brasil e no mundo. Com o guia, diz o órgão, o gestor vai poder avaliar a necessidade em suas organizações públicas.

Além disso, o manual apresenta os principais fatores críticos da implementação de um projeto, bem como um inventário de riscos, incluindo sugestões de controles para mitigá-los. Ao fim, são discutidos desafios e oportunidades das tecnologias Blockchain e DLT.

“O TCU espera contribuir com aprimoramento dos serviços públicos digitais, maximizando as chances de sucesso de soluções Blockchain que se mostram viáveis, e impedindo os casos em que a tecnologia não é indicada para uso, evitando desperdício dos recursos públicos”, concluiu o órgão.

O guia é dividido em três partes e pode ser baixado clicando aqui.

VOCÊ PODE GOSTAR
Closem em mãos de um homem que usa algemas

Suspeito de desviar R$ 30 milhões da Gerdau e converter em Bitcoin é preso por esquema com Nego Di

Em 2020, a metalúrgica Gerdau foi vítima de um roubo de R$ 30 milhões por meio de transferências de contas do banco Santander
Imagem da matéria: "Jogo do Tigrinho" deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

“Jogo do Tigrinho” deve ser liberado pelo governo do Brasil; veja regras

A liberação do “Jogo do Tigrinho” deve ser feita por meio de portaria que será emitida pelo Ministério da Fazenda
Com troféu na mão, Jonas Spritzer Amar Jaimovick posa para foto

Criador da pirâmide JJ Invest reaparece pedindo mais dinheiro a suas vítimas

Entre as vítimas da JJ Invest estão o jogador Zico e o ator Sérgio Mallandro
mão segura celular com logo do whatsapp

WhatsApp pirata pode estar minerando criptomoedas no seu celular sem você saber

Conhecidos como WhatsApp GB, Aero e Plus, as cópias não autorizadas do app oficial da Meta podem abrir portas para vazamento de mensagens, fotos e áudios, dizem especialistas