Imagem da matéria: Talibã prende traders e fecha negócios para reprimir criptomoedas no Afeganistão
Foto: Shutterstock

O Talibã, grupo político e religioso radical que comanda o Afeganistão, prendeu treze traders de criptomoedas que não cumpriram com o banimento da atividade imposto pelas autoridades. As informações são do portal Bloomberg. Segundo a reportagem, a população do Afeganistão começou a comprar criptomoedas com mais intensidade para que o Talibã não tenha controle sobre seus bens.

Segundo Sayed Shah Saadaat, policial chefe da unidade de investigações da cidade de Herat, foram presas trezes pessoas e a maioria liberada após pagamento de fiança.

Publicidade

Além disso, mais de vinte empreendimentos ligados a criptmoedas foram fechados em Herat, que é a terceira maior cidade do país.

“O Banco Central [do governo controlado pelo grupo] nos deu uma ordem para interromper todas as operações, pessoais ou comerciais, usando moedas fraudulentas como o Bitcoin”, disse Saadaat para a Bloomberg.

Criptomoedas e o Talibã

Dados publicados em agosto do ano passado pela plataforma de análise cripto Chainalysis mostravam que o Afeganistão estava em 20º lugar dentre 154 países na adesão geral das criptomoedas.

Se fosse desconsiderado o volume negociado em plataformas de ponto a ponto, o Afeganistão subia para o sétimo lugar.

Naquele mesmo mês de agosto, o Talibã obteve controle total do país, provocando um colapso econômico e fazendo com que algumas pessoas sugerissem que criptomoedas poderiam se tornar ainda mais importantes no país como forma de combater a inflação e o controle exercido pelo grupo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com o logo da corretora de criptomoedas Kraken na tela

Kraken aposta em parceria com neobank e fintech para liderar corrida global por usuários de cripto

Exchange está aproveitando sua oferta de cripto-como-serviço como uma forma de expandir sua base de usuários e apoiar a adoção da tecnologia
Imagem da matéria: Filha de CEO de empresa cripto sofre tentativa de sequestro em Paris

Filha de CEO de empresa cripto sofre tentativa de sequestro em Paris

Em janeiro, cofundador da Ledger foi alvo de sequestro em Paris no qual criminosos exigiram cripto no pedido de resgate
Tela de smartphone exibe logo do INSS

Governo pede que corretoras bloqueiem eventuais criptomoedas ligadas à fraude no INSS

Investigações apontam descontos indevidos no INSS, entre os anos de 2019 e 2024, que podem chegar à ordem de R$ 6,3 bilhões
G7

G7 discutirá como frear os ataques da Coreia do Norte no setor de criptomoedas

Investigações apontam que fundos de criptomoedas roubados têm sido usados para apoiar o desenvolvimento de armas de destruição em massa