Imagem da matéria: Solana sai do ar e precisa ser reiniciada à força por validadores
Foto: Shutterstock

Mais uma vez a Solana parou de produzir blocos após os validadores da rede perderem consenso, um problema que deixou a blockchain totalmente fora do ar na madrugada de sábado (30) para domingo (1º).

Por volta das 18h (de Brasília) da noite passada, a equipe da Solana anunciou no Twitter que a produção de blocos havia sido interrompida quando uma enorme quantidade de transações inundou a sua mainnet beta.

Publicidade

Segundo o projeto, eram 4 milhões de transações chegando por segundo que não podiam ser processadas, uma vez que a rede da Solana é capaz de processar até 65 mil transações nesse período.

Essas transações vinham de bots que tentavam explorar o Candy Machine, uma ferramenta de criação de tokens não fungíveis (NFT).

“Os engenheiros ainda estão investigando por que a rede não conseguiu se recuperar e os operadores do validador se preparam para uma reinicialização”, tuitou a equipe da Solana apressando os validadores a ir para o Discord receber as instruções para restaurar a rede.

A página Solana Status, que monitora o funcionamento da rede, anunciou às 2h30 deste domingo que a atualização dos validadores havia sido concluída.

Publicidade

“Os operadores de validador concluíram com êxito uma reinicialização do cluster do Mainnet Beta às 3h UTC, após uma interrupção de aproximadamente 7 horas depois que a rede não conseguiu chegar a um consenso”, diz a mensagem. 

Apesar disso, a página de status continua apontando que a mainnet está com um “desempenho degradado” na manhã deste domingo. O rastreador mais popular da blockchain, Solana.Beach, mostra que já faz duas horas que a rede não produz novos blocos. Antes disso, muitas tentativas de transação estavam apresentando falhas.

1945036213
c (Fonte: Solana.Beach)

De acordo com a equipe da Solana, os operadores de rede e os aplicativos descentralizados (dApps) construídos no seu ecossistema, continuarão a restaurar os serviços nas próximas horas.

Reescrevendo a blockchain da Solana

Assim como aconteceu no ano passado quando a Solana ficou 17 horas fora do ar, a rede parou de funcionar quando os validadores não conseguiram chegar a um acordo sobre o estado da blockchain.

Publicidade

Isso acabou fazendo com que validadores gerassem uma série de cadeias paralelas ao invés de produzir blocos na mesma linha contínua. Para resolver isso, foi preciso que todos parassem para voltar atrás e entrar em consenso sobre o mesmo bloco de origem.

A equipe da Solana ainda não detalhou como foi a reestruturação da rede desta madrugada, mas deve ter seguido os mesmos moldes do incidente do ano passado.

Naquela época, a solução encontrada foi fazer um hard fork de emergência na rede a partir do último slot confirmado.

Para fazer essa atualização, era necessária a participação de pelo menos 80% dos validadores para atingir o consenso exigido — um processo que demorou 14 horas naquela ocasião.

Nesta semana, o incidente parecido foi resolvido na metade do tempo. Apesar disso, o evento demonstra que os desenvolvedores da Solana ainda não encontraram uma solução definitiva para manter a rede funcional durante picos de transações.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Um programa de crescimento com aporte milionário de fundo cripto está sendo votado neste momento pelos usuários do GNO
ilustração mostra logo da pepecoin PEPE subindo ao céu

PEPE e BONK valorizam mais de 30% nas últimas 24 horas

Memecoin PEPE bateu sua máxima histórica nesta terça-feira (21), em momento de forte aquecimento do mercado cripto
Imagem da matéria: O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

O poder dos RWA: executivo explica por que faz sentido tokenizar ativos do mundo real

Fabrício Tota, diretor do MB, discutiu no Ethereum Rio como empresas podem tirar o máximo proveito da tecnologia blockchain através da tokenização
Imagem da matéria: Minerador sortudo de Bitcoin resolve bloco sozinho e fatura R$ 1 milhão

Minerador sortudo de Bitcoin resolve bloco sozinho e fatura R$ 1 milhão

Minerador solo completou o bloco 843.231 do Bitcoin usando software da CKpool