Imagem da matéria: Serviço secreto brasileiro vai participar de live fechada sobre criptomoedas
Foto: Shutterstock

A Coordenação-Geral de Procedimentos Especiais da Corregedoria do Ministério da Economia vai promover na próxima quarta-feira (05) o segundo webinário com o tema ‘Lavagem de dinheiro via criptoativos’. O evento fechado será exclusivo para membros de órgãos convidados que vão debater a regulação das criptomoedas, crimes relacionados e o uso de blockchain.

De acordo com a programação, serão debatidos os seguintes assuntos:

Publicidade
  • Regulação para enfrentamento da lavagem de dinheiro via criptoativos;
  • A utilização do bitcoin como meio para o crime de evasão de divisas;
  • Estudo de caso: Operação Criptoshow;
  • Aspectos legais de apreensões de criptoativos;
  • Contornos pragmáticos de investigações com criptoativos e evasão de divisas;
  • Ferramentas úteis para investigações em blockchain e criptomoedas

Segundo a organização, vão participar do evento:

Procuradores da República — Thiago Augusto Bueno, José Alfredo de Paula Silva, Leandro Bastos Nunes e Vladimir Aras;

Delegados da Polícia Federal — Frederico Skora e Bernardo Adame Abrahão, Guilherme Helmer e Fabiano Emidio de Lucena Martins;

Além dessas autoridades, vão colaborar também com o evento o Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Robson de Oliveira Albuquerque; o Coordenador-Geral de Investigação e Inteligência, Cid Carlos Costa de Freitas; o promotor de Justiça do Rio Grande do Sul Flávio Duarte; e a Procuradora da Fazenda Ana Paula Bez Batti.

A live será realizada a partir das 09h00. O último painel — ‘Ferramentas úteis para investigações em blockchain e criptomoedas’ — está agendado para começar às 16h50.

Lavagem de dinheiro

O primeiro webinar com a mesma finalidade — sobre lícitos e ilícitos sob o novo mercado financeiro, de criptoativos — foi promovido pela Corregedoria do Ministério da Economia em maio deste ano.

Na ocasião, uma das premissas que foram debatidas durante o evento foi “o uso de moedas virtuais pode se tornar o meio preferido para lavagem de dinheiro”. A frase foi dita pelo perito criminal da Polícia Federal Silvino Schilickmann.

VOCÊ PODE GOSTAR
hacker no computador com logo do bitcoin

Ataques de “envenenamento de endereços” de Bitcoin aumentam, alerta analista

Fundador e CTO da Casa, Lopp analisou a blockchain do Bitcoin e identificou 48.000 possíveis ataques de envenenamento de endereço desde 2023
Imagem da matéria: Dois suspeitos de fraude milionária em fintech são presos no estado de São Paulo

Dois suspeitos de fraude milionária em fintech são presos no estado de São Paulo

Primeira fase da operação havia resultado na prisão de um suspeito com cerca de US$ 40 mil em criptomoedas
Imagem da matéria: Token Mantra despenca 90% em uma hora e equipe culpa "liquidações imprudentes"

Token Mantra despenca 90% em uma hora e equipe culpa “liquidações imprudentes”

Mantra é uma blockchain de primeira camada desenvolvida para tokenizar ativos do mundo real com conformidade regulatória integrada
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum caem com entrada em vigor de tarifas de Trump contra China

Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum caem com entrada em vigor de tarifas de Trump contra China

Bitcoin e Ethereum despencam à medida que a guerra comercial se intensifica, resultando em US$ 411 milhões em liquidações nas últimas 24 horas