Logo da Binance na tela do smartphone com bitcoin ao lado
Shutterstock

A Binance chega ao quinto dia sem conseguir oferecer saques e depósitos em real aos clientes brasileiros desde que ficou sem um parceiro no Brasil para processar os pagamentos após cortar a relação com o banco Capitual.

Leia também: Binance e Capitual: o que está por trás do rompimento

Publicidade

Nessa situação, a corretora anunciou na terça-feira (21) três formas diferentes de oferecer o serviço e atender a demanda dos clientes. De acordo com a Binance, essas opções são cartão de crédito/débito, P2P e Gift Card – embora a última apresente problemas para os usuários, como é exibido nesta reportagem.

Embora nenhum dos métodos alternativos seja tão simples — e barato — quanto um PIX instantâneo e ainda demande tempo e paciência do investidor, eles podem servir como um quebra-galho para o amenizar os problemas que a corretora enfrenta no país. Confira como elas funcionam:

Alternativa 1: Cartões de crédito ou débito 

A primeira alternativa apresentada pela Binance é a compra e venda de criptomoedas em real, utilizando cartões de crédito e débito.

Para sacar criptomoedas da plataforma por esse método, o cliente é obrigado a ter um cartão da bandeira Visa.

No aplicativo da corretora, o usuário deve procurar na tela inicial a opção “venda para cartão”, escolher a criptomoeda que possui na conta e deseja vender, a quantidade e o método de recebimento, informando os dados do cartão. 

Vale lembrar que cada criptomoeda tem um limite mínimo permitido para saque. Caso o usuário tenha optado por usar a função débito, o valor será creditado na conta. Ao optar pela função crédito, o valor do saque será deduzido da fatura do cartão.

Publicidade

A Binance não descreve em detalhes o funcionamento do depósito de real na conta através do cartão. Apesar disso, a corretora já disponibiliza a compra de criptomoedas direto com o cartão no menu “Compre Cripto”.

Por esse método, o usuário escolhe que criptomoeda deseja comprar e a quantidade. Diferente do saque, no qual a forma de pagamento só é permitida com o cartão Visa, a compra também aceita a bandeira Mastercard.

O principal problema aqui são as taxas. Adquirir criptomoedas com cartão se trata de uma compra internacional, de tal forma que os usuários brasileiros são forçados a pagar IOF. Atualmente, a taxa do IOF para compras internacionais com cartão de crédito é de 6,38% sobre o valor da aquisição em real.

Além da taxa de compra internacional, o usuário também terá que pagar as taxas da própria plataforma. No seu blog, a Binance diz que cobra uma taxa de até 2% nesse tipo de compra.

Publicidade

Alternativa 2: P2P (peer-to-peer)

O usuário da Binance que deseja sacar ou depositar real pelo método P2P, na prática terá que comprar ou vender reais negociando diretamente com outros usuários da corretora — uma negociação em que a Binance atua apenas como intermediadora.

Para encontrar uma contraparte nesse negociação, o usuário deve ir na opção “P2P” no menu da Binance, selecionar se deseja “comprar” ou “vender” e o método de pagamento, que pode ser transferência bancária ou PIX direto ao usuário.

Aqui, o usuário terá a missão de encontrar um outro negociador que queira comprar ou vender as criptomoedas em questão por reais, no momento que deseja depositar ou sacar fundos da plataforma. 

Outro detalhe importante é que, por esse método, o preço de compra e venda das criptomoedas é determinado pelo outro usuário na negociação, de tal forma que pode não seguir as cotações do mercado.

Alternativa 3: Gift Card

Para fechar a lista, a última alternativa apresentada pela Binance seria o saque em real através da compra de Gift Cards, que a corretora chama de “Binance Code”.

Publicidade

A Binance permite que as operações sejam feitas por esse método através da troca de código com gift card. 

No menu da plataforma, o usuário deve selecionar a opção “gift card” (ou cartão-presente) e optar por resgatar o cartão comprado com os fundos da conta. Em “resgatar”, terá as  opções de receber o gift card por cripto ou por moeda fiduciária (fiat). 

No entanto, embora a Binance afirme que essa seja uma solução no seu blog, as únicas moedas fiduciárias disponíveis para o resgate de gift cards são UAH, PHP, VND, INR, e IDR, o que não inclui BRL (reais). Imagens de tentativas de compras mostram que a opção em reais não está disponível no momento.

Tela de resgate de Gift Card em moeda fiduciária
Ao clicar em “outros” no menu de moedas fiduciárias, a Binance informa que outras opções (o que inclui BRL) não estão disponíveis.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: O próximo Notcoin? Jogo baseado no Telegram, 'Hamster Kombat' lançará Token na TON

O próximo Notcoin? Jogo baseado no Telegram, ‘Hamster Kombat’ lançará Token na TON

O jogo de simulação de gerenciamento de criptomoedas afirma ter acumulado 60 milhões de usuários desde seu lançamento em março
Imagem da matéria: Ministério Público contrata empresa para rastrear transações com criptomoedas

Ministério Público contrata empresa para rastrear transações com criptomoedas

Segundo o MPF, contratação é para “sistema de identificação, monitoramento, rastreamento, pesquisa e análise de transações eletrônicas com uso de criptomoedas”
Donald Trump posa para foto em evento político nos EUA

Trump se apresenta como ‘criptopresidente’ em evento de arrecadação de fundos

O candidato presidencial republicano dobrou sua postura pró-cripto durante evento em São Francisco, EUA
notcoin jogo cripto telegram

Notcoin doa US$ 1 milhão em tokens NOT para traders do jogo do Telegram

Você comprou ou manteve um dos primeiros vouchers de pré-market da Notcoin? Se sim, o jogo distribuiu 40 milhões de NOT como recompensa