Logo da Binance na tela do smartphone com bitcoin ao lado
Shutterstock

A Binance chega ao quinto dia sem conseguir oferecer saques e depósitos em real aos clientes brasileiros desde que ficou sem um parceiro no Brasil para processar os pagamentos após cortar a relação com o banco Capitual.

Leia também: Binance e Capitual: o que está por trás do rompimento

Publicidade

Nessa situação, a corretora anunciou na terça-feira (21) três formas diferentes de oferecer o serviço e atender a demanda dos clientes. De acordo com a Binance, essas opções são cartão de crédito/débito, P2P e Gift Card – embora a última apresente problemas para os usuários, como é exibido nesta reportagem.

Embora nenhum dos métodos alternativos seja tão simples — e barato — quanto um PIX instantâneo e ainda demande tempo e paciência do investidor, eles podem servir como um quebra-galho para o amenizar os problemas que a corretora enfrenta no país. Confira como elas funcionam:

Alternativa 1: Cartões de crédito ou débito 

A primeira alternativa apresentada pela Binance é a compra e venda de criptomoedas em real, utilizando cartões de crédito e débito.

Para sacar criptomoedas da plataforma por esse método, o cliente é obrigado a ter um cartão da bandeira Visa.

No aplicativo da corretora, o usuário deve procurar na tela inicial a opção “venda para cartão”, escolher a criptomoeda que possui na conta e deseja vender, a quantidade e o método de recebimento, informando os dados do cartão. 

Vale lembrar que cada criptomoeda tem um limite mínimo permitido para saque. Caso o usuário tenha optado por usar a função débito, o valor será creditado na conta. Ao optar pela função crédito, o valor do saque será deduzido da fatura do cartão.

Publicidade

A Binance não descreve em detalhes o funcionamento do depósito de real na conta através do cartão. Apesar disso, a corretora já disponibiliza a compra de criptomoedas direto com o cartão no menu “Compre Cripto”.

Por esse método, o usuário escolhe que criptomoeda deseja comprar e a quantidade. Diferente do saque, no qual a forma de pagamento só é permitida com o cartão Visa, a compra também aceita a bandeira Mastercard.

O principal problema aqui são as taxas. Adquirir criptomoedas com cartão se trata de uma compra internacional, de tal forma que os usuários brasileiros são forçados a pagar IOF. Atualmente, a taxa do IOF para compras internacionais com cartão de crédito é de 6,38% sobre o valor da aquisição em real.

Além da taxa de compra internacional, o usuário também terá que pagar as taxas da própria plataforma. No seu blog, a Binance diz que cobra uma taxa de até 2% nesse tipo de compra.

Publicidade

Alternativa 2: P2P (peer-to-peer)

O usuário da Binance que deseja sacar ou depositar real pelo método P2P, na prática terá que comprar ou vender reais negociando diretamente com outros usuários da corretora — uma negociação em que a Binance atua apenas como intermediadora.

Para encontrar uma contraparte nesse negociação, o usuário deve ir na opção “P2P” no menu da Binance, selecionar se deseja “comprar” ou “vender” e o método de pagamento, que pode ser transferência bancária ou PIX direto ao usuário.

Aqui, o usuário terá a missão de encontrar um outro negociador que queira comprar ou vender as criptomoedas em questão por reais, no momento que deseja depositar ou sacar fundos da plataforma. 

Outro detalhe importante é que, por esse método, o preço de compra e venda das criptomoedas é determinado pelo outro usuário na negociação, de tal forma que pode não seguir as cotações do mercado.

Alternativa 3: Gift Card

Para fechar a lista, a última alternativa apresentada pela Binance seria o saque em real através da compra de Gift Cards, que a corretora chama de “Binance Code”.

Publicidade

A Binance permite que as operações sejam feitas por esse método através da troca de código com gift card. 

No menu da plataforma, o usuário deve selecionar a opção “gift card” (ou cartão-presente) e optar por resgatar o cartão comprado com os fundos da conta. Em “resgatar”, terá as  opções de receber o gift card por cripto ou por moeda fiduciária (fiat). 

No entanto, embora a Binance afirme que essa seja uma solução no seu blog, as únicas moedas fiduciárias disponíveis para o resgate de gift cards são UAH, PHP, VND, INR, e IDR, o que não inclui BRL (reais). Imagens de tentativas de compras mostram que a opção em reais não está disponível no momento.

Tela de resgate de Gift Card em moeda fiduciária
Ao clicar em “outros” no menu de moedas fiduciárias, a Binance informa que outras opções (o que inclui BRL) não estão disponíveis.
VOCÊ PODE GOSTAR
criptomoedas caindo no fogo

Manhã Cripto: onda vendedora em mercados globais pressiona criptos; OKX lança rede de segunda camada

Expectativa por realização de lucros com a proximidade do halving puxa o Bitcoin, que acaba pressionando as outras criptomoedas
Imagem da matéria: Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Exchange de futuros da Solana, Drift vai distribuir 100 milhões de tokens para traders de DeFi

Em conjunto com o lançamento do Drift DAO, a Fundação irá distribuir gratuitamente 10% do fornecimento total de tokens DRIFT na Solana
Imagem da matéria: Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Golpistas estão se aproveitando da pré-vendas de tokens na rede Solana para enganarem usuários em plataformas como Telegram
Imagem da matéria: Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em "Evangelistas da Blockchain"

Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em “Evangelistas da Blockchain”

Plataforma descentralizada recompensa fãs do Avenged Sevenfold e gera recompensas por participarem de atividades ligadas à banda