Imagem da matéria: Segundo ETF de futuros de bitcoin será listado na Bolsa de Nova York na próxima segunda
Foto: Shutterstock

Um novo fundo de índice (ou ETF, na sigla em inglês) de futuros de bitcoin começará a ser negociado em Wall Street na próxima semana, de acordo com um documento publicado pela Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC) nesta quarta-feira (20).

A previsão é que o “Bitcoin Strategy ETF”, da gestora nova-iorquina de ativos VanEck, seja listado na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) na próxima segunda-feira (25).

Publicidade

Nos EUA, o primeiro ETF relacionado a bitcoin foi lançado nesta terça (19) e fez bastante sucesso: o “Bitcoin Strategy ETF” da ProShares negociou US$ 280 milhões de ações em apenas 20 minutos. No fechamento de mercado, quase US$ 1 bilhão foi negociado.

O produto da VanEck será o mesmo tipo de ETF: investidores terão exposição à maior criptomoeda do mundo ao negociarem ações que representam contratos que apostam no preço do bitcoin.

“Contratos futuros são contratos financeiros cujo valor depende ou deriva do ativo de referência implícito”, explica o documento. “No caso dos Futuros de Bitcoin, o ativo de referência implícito é o bitcoin.”

Além disso, o “bitcoin e Futuros de Bitcoin são, historicamente, mais voláteis do que classes tradicionais de ativos. Você deve estar preparado para perder todo o seu investimento”.

Publicidade

Longa lista de ETFs de bitcoin

VanEck (e uma longa lista de outras empresas) se cadastraram na SEC para listar um ETF de bitcoin que oferece exposição direta ao bitcoin para seus investidores.

No entanto, a SEC sempre recusou essas solicitações, citando preocupações de que o mercado de bitcoins possa ser facilmente manipulado.

Em agosto, Gary Gensler, o presidente da SEC, sugeriu que a comissão estaria disposta a aprovar ETFs baseados em futuros, provavelmente porque o mercado de futuros é regulamentado pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

Na última sexta-feira (15), a ProShares havia publicado um documento adicional, indicando que a SEC iria permitir que o primeiro ETF de futuros de bitcoin começasse a ser negociado esta semana. VanEck enviou o mesmo tipo de documento hoje, ou seja, é provável que a SEC permita que a empresa lance seu fundo.

Publicidade

Embora não seja um ETF “puramente” de bitcoin, investidores ainda têm interesse em um ETF de futuros.

Esses tipos de fundo fornecem exposição à criptomoeda sem que investidores tenham que adquiri-la, comprá-la e armazená-la (uma tarefa que pode ser complicada para quem não tem facilidade em acessar corretoras ou utilizar carteiras).

Espera-se que a SEC conceda aprovação a quatro outros ETFs de futuros de bitcoin nas próximas semanas: “Bitcoin Strategy” (Invesco), “Bitcoin Strategy” (Valkyrie), “Bitcoin Strategy” (Galaxy) e “Managed Bitcoin” (AdvisorShares).

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização da Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

Produto da BlackRock fica atrás apenas dos ETFs que seguem o índice S&P 500 e o setor imobiliário dos EUA
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Como o halving do Bitcoin afetará grandes e pequenos mineradores

As mineradoras corporativas estão preparadas para o halving do Bitcoin há meses, mas os mineradores domésticos, por outro lado, podem enfrentar a extinção
criptomoedas bitcoin ethereum e solana

Fatores macroeconômicos terão papel de peso no mercado cripto após o halving, diz Coinbase

Para a maior corretora cripto dos EUA, a tendência é que os mercados procurem novos catalisadores para sustentar a recuperação do primeiro trimestre