Nassim Nicholas Taleb falando em uma conferência na Rússia em 2017
Foto: Shutterstock

O escritor líbano-americano Nassim Taleb, considerado guru dos mercados financeiros, voltou a comentar no Twitter sobre o colapso da corretora de criptomoedas FTX, criada pelo trader Sam Bankman-Fried (SBF). Para ele, o empresário americano deve ser responsabilizado e preso pelas ilegalidades cometidas.

“Ele (ilegalmente) apostou com os fundos de seus clientes, mas (como ele mesmo admitiu) nunca pensou que o mercado experimentaria um evento de cauda, então ele acreditava que a estratégia era segura e que os clientes ficariam bem e ninguém saberia”, disse Taleb, acrescentando: “Ele [SBF] precisa estar atrás das grades”.

Publicidade

Taleb ainda respondeu a um comentário do fundador da empresa de entregas alemã, Delivery Hero, Niklas Oestberg, que comparou o caso FTX com a pirâmide de Madoff, considerada o maior esquema ponzi da história.

“[Bernie] Madoff tinha a intenção de recuperar tudo e ser legítimo. Ele estava apenas esperando. Todos os Ponzis começam com boas intenções”, disse Taleb.

No mês passado, Taleb criticou a forma como os grandes investidores do Bitcoin tentavam proteger o futuro da criptomoeda, mesmo diante do desastre da  FTX e escolheu como alvo o fundador da Microstrategy, Michael Saylor, que, apesar de afirmar que a crise afetaria o BTC, ele seria mais forte se transacionado por empresas regulamentadas.

“O colapso do FTX é um anúncio tão bom para o bitcoin que o BTC perdeu um quarto de seu valor (até agora). A estratégia é afirmar que qualquer notícia é boa para o bitcoin, o que os ajuda a encontrar apoiadores burros”, disparou o escritor.

Publicidade
.

Autor de livros famosos, como ‘A Lógica do Cisne Negro’ e  ‘Antifrágil’, Nassim Taleb já transmitiu nos últimos anos tanto o apreço quanto a aversão ao Bitcoin. Ultimamente, o guru do mercado financeiro aposta contra a tecnologia.

Em outubro passado, por exemplo, ele disse: “Fechei minha posição de short contra o bitcoin. Sem motivo. Vou pensar sobre depois”. Em setembro, ele havia classificado a moeda como um tumor.

Contudo, Taleb já a favor d e uma moeda descentralizada. Em 2020, por exemplo, ele sugeriu que as pessoas tivessem pelo menos um pouco de bitcoin para poder dormir bem.

Em outra ocasião, quando o banco central do Líbano estava fracassando em sua política econômica e confiscando dinheiro dos cidadãos do país, ele fez a mesma sugestão.

Talvez você queira ler
Tela de computador que mostra moeda de bitcoin em meio a traços matrix

Investidor que pagou a taxa de Bitcoin mais cara da história revela ter sido vítima de hacker

“Hackers pagaram taxa de 83,5 BTC com meu dinheiro”, denuncia investidor
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Lei que regula criação de moedas sociais em cidades brasileiras avança na Câmara

PL prevê que as moedas sociais sejam emitidas apenas de forma digital e usem tecnologia blockchain para evitar fraudes
Imagem da matéria: Banda formada por NFTs do Bored Ape ganha jogo dentro do Roblox

Banda formada por NFTs do Bored Ape ganha jogo dentro do Roblox

Kingship Islands permite que os jogadores “embarquem em uma missão para unir os membros da banda” e colecionem NFTs no caminho
Imagem da matéria: Patex estreia oficialmente no Brasil com corretora, wallet e explorador de blockchain

Patex estreia oficialmente no Brasil com corretora, wallet e explorador de blockchain

Clientes brasileiros terão acesso ao conjunto de produtos: Patex Network, Patex Explorer, Patex Wallet e Patex Exchange