Nassim Nicholas Taleb falando em uma conferência na Rússia em 2017
Foto: Shutterstock

O escritor líbano-americano Nassim Taleb, considerado guru dos mercados financeiros, voltou a comentar no Twitter sobre o colapso da corretora de criptomoedas FTX, criada pelo trader Sam Bankman-Fried (SBF). Para ele, o empresário americano deve ser responsabilizado e preso pelas ilegalidades cometidas.

“Ele (ilegalmente) apostou com os fundos de seus clientes, mas (como ele mesmo admitiu) nunca pensou que o mercado experimentaria um evento de cauda, então ele acreditava que a estratégia era segura e que os clientes ficariam bem e ninguém saberia”, disse Taleb, acrescentando: “Ele [SBF] precisa estar atrás das grades”.

Publicidade

Taleb ainda respondeu a um comentário do fundador da empresa de entregas alemã, Delivery Hero, Niklas Oestberg, que comparou o caso FTX com a pirâmide de Madoff, considerada o maior esquema ponzi da história.

“[Bernie] Madoff tinha a intenção de recuperar tudo e ser legítimo. Ele estava apenas esperando. Todos os Ponzis começam com boas intenções”, disse Taleb.

No mês passado, Taleb criticou a forma como os grandes investidores do Bitcoin tentavam proteger o futuro da criptomoeda, mesmo diante do desastre da  FTX e escolheu como alvo o fundador da Microstrategy, Michael Saylor, que, apesar de afirmar que a crise afetaria o BTC, ele seria mais forte se transacionado por empresas regulamentadas.

“O colapso do FTX é um anúncio tão bom para o bitcoin que o BTC perdeu um quarto de seu valor (até agora). A estratégia é afirmar que qualquer notícia é boa para o bitcoin, o que os ajuda a encontrar apoiadores burros”, disparou o escritor.

Publicidade
.

Autor de livros famosos, como ‘A Lógica do Cisne Negro’ e  ‘Antifrágil’, Nassim Taleb já transmitiu nos últimos anos tanto o apreço quanto a aversão ao Bitcoin. Ultimamente, o guru do mercado financeiro aposta contra a tecnologia.

Em outubro passado, por exemplo, ele disse: “Fechei minha posição de short contra o bitcoin. Sem motivo. Vou pensar sobre depois”. Em setembro, ele havia classificado a moeda como um tumor.

Contudo, Taleb já a favor d e uma moeda descentralizada. Em 2020, por exemplo, ele sugeriu que as pessoas tivessem pelo menos um pouco de bitcoin para poder dormir bem.

Em outra ocasião, quando o banco central do Líbano estava fracassando em sua política econômica e confiscando dinheiro dos cidadãos do país, ele fez a mesma sugestão.

VOCÊ PODE GOSTAR
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance preso na Nigéria vai parar no hospital após desmaiar em julgamento

O executivo da Binance Tigran Gambaryan passou mal durante seu julgamento na Nigéria e precisou ser hospitalizado
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral
Imagem da matéria: Semana Cripto: ETFs de Ethereum recebem sinal verde; Dogecoin dispara com tweet de Elon Musk

Semana Cripto: ETFs de Ethereum recebem sinal verde; Dogecoin dispara com tweet de Elon Musk

Muitas coisas inesperadas aconteceram esta semana, mas o mercado estava atento e engajado
Imagem da matéria: MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

MB e Rappi se unem para celebrar data histórica para Bitcoin com entrega de pizzas a clientes da exchange

A plataforma de ativos digitais também promove campanha para recompensar trades realizados até 4 de junho