Nassim Nicholas Taleb falando em uma conferência na Rússia em 2017
Foto: Shutterstock

O escritor líbano-americano Nassim Taleb, considerado guru dos mercados financeiros, chamou o bitcoin de “tumor” em nova crítica à maior criptomoeda do mundo. O comentário foi feito nesta quinta-feira (15), durante uma entrevista no quadro Squawk Box da CNBC.

O tema da entrevista era sobre os esforços do Fed — o banco central dos EUA — para domar a inflação, e comentários sobre os mercados, quando ele disparou contra a instituição e, de quebra, tachou o BTC de doença.

Publicidade

“Acho que tivemos 15 anos de Disneylândia que basicamente destruíram a estrutura econômica. Você está prejudicando a economia… criando tumores como bitcoin”, disse Taleb.

Em seguida, Taleb puxou a orelha da nova geração que, segundo ele, não têm entendido conceitos básicos de economia. “Todas essas noções escapam à nova geração”, concluiu.

Este ano Taleb ainda não havia pegado forte nas críticas contra o Bitcoin como fez em anos anteriores, principalmente quando deixou de acreditar na criptomoeda — sim, ele já foi pró-BTC e empoderou o setor.

Suas críticas entraram para o hall de uma lista de pessoas renomadas que no mercado cripto ficaram conhecidas por mudarem suas visões sobre o setor. Taleb produziu frases como “bitcoin não é proteção, não é moeda, não é nada”; “mega-ponzi de um trilhão

Publicidade

Sua frases pró-BTC provavelmente também ficarão eternizadas. Uma das mais famosas é “para dormir bem, tenha um pouco de ouro e Bitcoin”, dita há dois anos no Twitter. Na mesma época, Taleb também fez um post criticando ações do banco central do Líbano, sua terra natal, ao fincar a frase: “Usem criptomoedas!”.

Veja como alguns usuários do Twitter responderam ao termo ‘tumor’ dito por Taleb.

“Esse tumor pode ser prejudicial à economia, mas serve a um propósito e a lei não pode impedir que isso aconteça”, comentou a conta Benjamin’s guitar.

A conta goodheART disse: “Ele acertou 100%, exceto sobre o Bitcoin, que não é um tumor sintomático de uma política fracassada, mas uma singularidade de cura que trata o problema subjacente”.

“Tumor como bitcoin ou tumor como a inflação?”, comentou o dono conta Vendetta Nakamoto.

Com a queda do Bitcoin, outros criptoativos se consolidam como opções de investimento. Descubra mais sobre as novidades da economia digital no novo webinar do Mercado Bitcoin. Faça a sua inscrição gratuita!

VOCÊ PODE GOSTAR
Nathalia Arcuri falando em evento

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria de conteúdo via blockchain

Mercado Bitcoin e Nathalia Arcuri firmam parceria via blockchain e promovem educação financeira de criptoeconomia gratuita
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago
Ilustração de baleia nadando com moeda de bitcoin em seu interior

Baleia movimenta R$ 321 milhões em Bitcoin pela 1ª vez em uma década

Quando o investidor desconhecido adquiriu os bitcoins em 2013, a cotação do ativo não passava de US$ 120
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%