Nassim Nicholas Taleb falando em uma conferência na Rússia em 2017
Foto: Shutterstock

O escritor líbano-americano Nassim Taleb, considerado guru dos mercados financeiros, chamou o bitcoin de “tumor” em nova crítica à maior criptomoeda do mundo. O comentário foi feito nesta quinta-feira (15), durante uma entrevista no quadro Squawk Box da CNBC.

O tema da entrevista era sobre os esforços do Fed — o banco central dos EUA — para domar a inflação, e comentários sobre os mercados, quando ele disparou contra a instituição e, de quebra, tachou o BTC de doença.

Publicidade

“Acho que tivemos 15 anos de Disneylândia que basicamente destruíram a estrutura econômica. Você está prejudicando a economia… criando tumores como bitcoin”, disse Taleb.

Em seguida, Taleb puxou a orelha da nova geração que, segundo ele, não têm entendido conceitos básicos de economia. “Todas essas noções escapam à nova geração”, concluiu.

Este ano Taleb ainda não havia pegado forte nas críticas contra o Bitcoin como fez em anos anteriores, principalmente quando deixou de acreditar na criptomoeda — sim, ele já foi pró-BTC e empoderou o setor.

Suas críticas entraram para o hall de uma lista de pessoas renomadas que no mercado cripto ficaram conhecidas por mudarem suas visões sobre o setor. Taleb produziu frases como “bitcoin não é proteção, não é moeda, não é nada”; “mega-ponzi de um trilhão

Publicidade

Sua frases pró-BTC provavelmente também ficarão eternizadas. Uma das mais famosas é “para dormir bem, tenha um pouco de ouro e Bitcoin”, dita há dois anos no Twitter. Na mesma época, Taleb também fez um post criticando ações do banco central do Líbano, sua terra natal, ao fincar a frase: “Usem criptomoedas!”.

Veja como alguns usuários do Twitter responderam ao termo ‘tumor’ dito por Taleb.

“Esse tumor pode ser prejudicial à economia, mas serve a um propósito e a lei não pode impedir que isso aconteça”, comentou a conta Benjamin’s guitar.

A conta goodheART disse: “Ele acertou 100%, exceto sobre o Bitcoin, que não é um tumor sintomático de uma política fracassada, mas uma singularidade de cura que trata o problema subjacente”.

“Tumor como bitcoin ou tumor como a inflação?”, comentou o dono conta Vendetta Nakamoto.

Com a queda do Bitcoin, outros criptoativos se consolidam como opções de investimento. Descubra mais sobre as novidades da economia digital no novo webinar do Mercado Bitcoin. Faça a sua inscrição gratuita!

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de bitcoin e bandeira dos EUA no fundo

Empregos sobem mais que esperado nos EUA e Bitcoin reage com alta de 2%

Foram criados 254 mil novos empregos nos Estados Unidos no mês de setembro, um número muito maior do que as estimativas dos analistas
Imagem da matéria: Obra de arte inscrita no Bitcoin Ordinals será leiloada pela primeira vez na Christie's

Obra de arte inscrita no Bitcoin Ordinals será leiloada pela primeira vez na Christie’s

“Ascend”, uma obra dinâmica em Ordinals de Bitcoin de Ryan Koopmans e Alice Wexell, fará parte de um leilão ao vivo da Christie’s em Londres
Imagem da matéria: Análise técnica mostra que Bitcoin tem indicadores para alta, mas resistência é grande

Análise técnica mostra que Bitcoin tem indicadores para alta, mas resistência é grande

“Após a forte tendência de alta, o mercado encaixotou um canal de baixa. Isso costuma levar a uma outra pernada de alta do Bitcoin”, diz analista
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Lucro dos mineradores de Bitcoin cai pelo 3º mês consecutivo

O JPMorgan estima que os mineradores ganharam uma média de US$ 42.100 por Exahashe por segundo (Eh/s), valor 6% menor que agosto