Imagem da matéria: Sandbox da CVM aprova projetos de transformação de valores mobiliários em tokens
Foto: Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou dois projetos para que valores mobiliários, como ações, possam ser transformados em token por meio de redes de blockchain.

O anúncio foi feito pelo site da entidade, que na noite desta quinta-feira (30/9) divulgou o resultado do primeiro processo de admissão de participantes para o Sandbox Regulatório.

Publicidade

As empresas que irão tocar o projeto de tokenização são a Beegin Soluções em Crowdfunding e a Vórtx QR Tokenizadora. Segundo a CVM, os “projetos aprovados envolvem a emissão, distribuição pública e negociação, em mercado de balcão organizado, de valores mobiliários emitidos ou representados na forma de tokens em redes de blockchain”.

O projeto da Beegin abarcará valores mobiliários de empresas de pequeno e médio portes, com emissão no regime da Instrução CVM 588, que regula a oferta pública de distribuição de valores mobiliários de emissão de sociedades empresárias de pequeno porte feitas sem a necessida de registro por meio de plataforma eletrônica de investimento participativo.

Já o projeto de Vórtx mira em debêntures e cotas de fundos fechados e utilizará o rito de ofertas da Instrução 476, que trata das ofertas públicas de valores mobiliários distribuídas com esforços restritos e a negociação desses valores mobiliários nos mercados regulamentados.

“Os modelos de negócio a serem testados pela primeira turma de participantes no Sandbox Regulatório representam oportunidade relevante para o fomento da inovação no mercado de capitais, tanto em termos da utilização de novas tecnologias quanto em relação à adoção de novas abordagens regulatórias pela CVM. Os resultados dos testes servirão de insumo valioso para que a Autarquia continue a promover o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro, em especial no aumento da eficiência de suas operações e serviços”, disse o presidente da CVM, Marcelo Barbosa.

Publicidade

Sandbox Regulatório

O Sandbox Regulatório é uma iniciativa que permite que instituições já autorizadas e ainda não autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil possam testar projetos inovadores (produtos ou serviços experimentais) com clientes reais, sujeitos a requisitos regulatórios específicos.

A Comissão vem olhando para o universo de blockchain e criptomoedas. Em agosto deste ano, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o BC e a CVM estão debatendo a regulação de criptomoedas. Disse também que em países emergentes Bitcoin e Ethereum são mais explorados como investimentos e não para pagamentos, e enfatizou o crescimento pelo interesse das stablecoins.

Talvez você queira ler
Imagens de jogo da1047 games

Veja como ganhar Bitcoin de graça com o jogo de tiro Splitgate

O jogo vai implementar ganhos de até 0,5 BTC com a integração da Lightning Network da startup ZBD
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi