Imagem da matéria: Samy Dana quebra o silêncio sobre Bitcoin e faz nova crítica
Samy Dana explicando sobre o Bitcoin no InvestNews. Imagem: Reprodução/Youtube

O economista Samy Dana voltou a falar sobre o Bitcoin em um artigo publicado na manhã de segunda-feira (13) no site da Jovem Pan. Dana tratou sobre a adoção da criptomoeda como moeda de curso legal por El Salvador e suas consequências, e deu sua opinião com a seguinte premissa: “Depois de adotar o Bitcoin, El Salvador vive o caos”.

O tradicional crítico do ativo vinha mantendo silêncio nos últimos meses — desde que o Bitcoin passou a bater diversos recordes de preço em dólar e em real.

Publicidade

No texto, Dana faz um resumo sobre o assunto, citando os problemas enfrentados acerca do aplicativo Chivo, carteira de BTC oficial lançada pelo governo salvadorenho; e também da queda de 15% na cotação da criptomoeda no dia de sua adoção oficial pelo país da América Central.

Dana cita também os protestos de cidadãos em desfavor da empreitada iniciada pelo presidente do país, Nayib Bukele, e efetivada em 7 de setembro.

Por outro prisma, o economista viu a economia do cidadão das taxas sobre remessas internacionais — segundo ele, de cerca de 12% — que parentes fora de El Salvador pagam para enviar dinheiro a suas famílias.

“Usando bitcoins, o dinheiro entra direto na carteira da pessoa beneficiada, sem o pagamento de taxas e o incremento desses quatrocentos milhões em tese beneficia a economia”, disse Dana

Publicidade

Contudo, o ponto negativo citado por ele é que “usar um ativo de risco como moeda faz com que o valor recebido mude o tempo todo. Se está subindo, melhor, mas se cai, a quantia transferida pode chegar bem menor”.

Para Dana, trata-se de “um problema não só para a população como para o comércio, que, aceitando bitcoin nos pagamentos, pode ter prejuízo em um momento de baixa”.

Ele concluiu acrescentando que “o tempo dirá se o experimento deu certo ou não, mas não vai ser fácil ter uma economia baseada numa moeda tão volátil”.

Samy Dana e Bitcoin

Dana é um crítico de longa data do maior ativo virtual do mundo e ocasionalmente sai de cena quando o assunto é a valorização do Bitcoin. Quando o momento do mercado lhe permite, ele tacha a criptomoeda de ‘bolha’, como no fim de 2018: “O Bitcoin não foi a primeira e nem será a última bolha”, disse ele na ocasião em que o mercado cripto desabava.

Publicidade

Em 2019, por exemplo, sobre investimentos em bitcoin, uma frase dele ganhou destaque nos noticiários quando disse que se uma pessoa possui estômago e estudo o suficiente para afirmar “isso vai subir”, então pode ser uma aposta.

Mais recentemente, em março deste ano, Dana e o apresentador Dony De Nuccio fizeram um programa explicando os prós e contras dos investimentos no mercado de criptomoedas. Na época, MicroStrategy, Tesla e Square já estavam apostando suas primeiras fichas no Bitcoin, o que teria, segundo o economista, endossado a atenção ao bitcoin e até a outros criptoativos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral
Imagem da matéria: Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

Questões sociais são desafio para debate do Bitcoin, diz autor de livro da Editora Portal do Bitcoin

“Parte técnica você descreve como funciona e acabou. Nas vacas sagradas leva um bom tanto de desconstrução de conceitos”, diz Breno Brito
bitcoin e ethereum em grafico vermelho de queda

Bitcoin e Ethereum passam a cair e provocam liquidações de US$ 150 milhões

Tanto o Bitcoin quanto o Ethereum despencaram na manhã de sexta-feira (10), provocando uma onda de liquidação de longo prazo
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink