A Ripple, empresa emissora da criptomoeda XRP, está tentando intensificam a sua presença no universo dos tokens não fungíveis (NFT) ao lançar nesta quarta-feira (29) um fundo de US$ 250 milhões para apoiar artistas e desenvolvedores do mercado de NFTs.
De acordo com a nota oficial da empresa, o dinheiro do fundo será utilizado para financiar criadores e dar apoio técnico para marcas e marketplaces que querem explorar novos casos de uso na XRP Ledger, a rede blockchain da Ripple.
A empresa explica que o fundo foi criado para ajudar a popularização dos NFTs, que estão “ajudando a construir um futuro simbólico que permitirá que novos modelos de negócios prosperem”.
A Ripple sinaliza que quer competir de frente com outras redes, ao citar que muitos artistas se distanciam dos NFTs por “experiências de usuário desagradáveis”, como altas taxas de transação e preocupações com o impacto ambiental.
A empresa promete que sua rede é até 120 mil vezes mais eficiente do que as principais blockchains que hoje funcionam sob o consenso de prova de trabalho, como bitcoin e ethereum.
Leia Também
“O objetivo do Ripple é aliviar esses desafios, fornecendo o suporte financeiro, criativo e técnico necessário para que os criadores se envolvam e, eventualmente, forneçam novos casos de uso de NFT”, aponta a empresa.
Os participantes da comunidade que forem beneficiados pelo fundo receberão, além do apoio financeiro, suporte técnico na XRP Ledger, marketing, e suporte criativo por meio de agências parceiras para criação de projetos “premium” de NFTs.
A empresa também anunciou uma série de parcerias, como os marketplaces MintNFT e Mintable que agora serão integrados à blockchain da Ripple. A agência SA Partners também se associou ao projeto para ajudar os criadores e marcas atendidas pelo fundo a criar seus NFTs.
XRP Ledger
O objetivo do novo fundo da Ripple parece popularizar o uso da sua blockchain na emissão e comercialização de NFTs. De acordo com a empresa, a XRP Ledger suporta a tokenização de qualquer ativo e fornece aos desenvolvedores as funcionalidades necessárias para processar grandes transações na rede principal, como velocidade, baixo custo de taxas e royalties integrados.
A Ripple já emite NFTs através da XRPL, a exchange descentralizada integrada à sua blockchain. Segundo a empresa, a DEX permitiu a emissão e negociação de mais de 5.400 tokens diferentes desde sua criação.