Imagem da matéria: Ripple lança fundo de US$ 250 milhões para criadores de NFTs na blockchain da XRP
Foto: Shutterstock

A Ripple, empresa emissora da criptomoeda XRP, está tentando intensificam a sua presença no universo dos tokens não fungíveis (NFT) ao lançar nesta quarta-feira (29) um fundo de US$ 250 milhões para apoiar artistas e desenvolvedores do mercado de NFTs.

De acordo com a nota oficial da empresa, o dinheiro do fundo será utilizado para financiar criadores e dar apoio técnico para marcas e marketplaces que querem explorar novos casos de uso na XRP Ledger, a rede blockchain da Ripple.

Publicidade

A empresa explica que o fundo foi criado para ajudar a popularização dos NFTs, que estão “ajudando a construir um futuro simbólico que permitirá que novos modelos de negócios prosperem”. 

A Ripple sinaliza que quer competir de frente com outras redes, ao citar que muitos artistas se distanciam dos NFTs por “experiências de usuário desagradáveis”, como altas taxas de transação e preocupações com o impacto ambiental.

A empresa promete que sua rede é até 120 mil vezes mais eficiente do que as principais blockchains que hoje funcionam sob o consenso de prova de trabalho, como bitcoin e ethereum.

“O objetivo do Ripple é aliviar esses desafios, fornecendo o suporte financeiro, criativo e técnico necessário para que os criadores se envolvam e, eventualmente, forneçam novos casos de uso de NFT”, aponta a empresa.

Publicidade

Os participantes da comunidade que forem beneficiados pelo fundo receberão, além do apoio financeiro, suporte técnico na XRP Ledger, marketing, e suporte criativo por meio de agências parceiras para criação de projetos “premium” de NFTs.

A empresa também anunciou uma série de parcerias, como os marketplaces MintNFT e Mintable que agora serão integrados à blockchain da Ripple. A agência SA Partners também se associou ao projeto para ajudar os criadores e marcas atendidas pelo fundo a criar seus NFTs.

XRP Ledger

O objetivo do novo fundo da Ripple parece popularizar o uso da sua blockchain na emissão e comercialização de NFTs. De acordo com a empresa, a XRP Ledger suporta a tokenização de qualquer ativo e fornece aos desenvolvedores as funcionalidades necessárias para processar grandes transações na rede principal, como velocidade, baixo custo de taxas e royalties integrados.

A Ripple já emite NFTs através da XRPL, a exchange descentralizada integrada à sua blockchain. Segundo a empresa, a DEX permitiu a emissão e negociação de mais de 5.400 tokens diferentes desde sua criação. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Logotipo do token CorgiAI

Mercado Bitcoin lista token CorgiAI

O ativo é ligado a projeto que usa utiliza inteligência artificial para criar uma comunidade de entusiastas no ecossistema cripto
logo da uniswap com gráficos ao fundo

A semana no Cripto Twitter: Uniswap na mira da SEC e a febre do Bitcoin Runes

O drama jurídico manteve os usuários cripto nervosos esta semana, enquanto a estreia das memecoins em Bitcoin trouxe alguma empolgação
Imagem da matéria: Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Diferente do que aconteceu antes do halving de 2020, desta vez os mineradores aproveitaram a recente disparada do Bitcoin para vender parte de suas reservas
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

ETF de Ethereum tem 50% de chance de ser aprovado em maio, diz JP Morgan

O gigante bancário é o último a reduzir suas expectativas em relação à revisão das propostas da SEC para oferecer fundos vinculados ao preço do ETH