Tokens com o símbolo do Criptodólar (UXD) da Ripio
Tokens com o símbolo do Criptodólar (UXD) da Ripio (Divulgação)

A empresa argentina de criptomoedas Ripio, que possui forte presença no Brasil, lançou sua própria stablecoin pareada ao dólar norte-americano nesta quinta-feira (3). A stablecoin chamada Criptodólar (UXD) está disponível no Brasil e Argentina pela blockchain própria da empresa, a LaChain.

Em comunicado obtido pelo Portal do Bitcoin, Sebastian Serrano, CEO e co-fundador da Ripio, diz que o Criptodólar surge em resposta à complexa situação econômica da América Latina, como uma solução para ajudar as pessoas a combater a inflação e proteger seus ativos, acrescentando que a empresa planeja incorporar a UXD para seu Cartão Ripio.

Publicidade

“Projetos inovadores como o criptodólar UXD e a rede LaChain aproximam a Ripio de nosso objetivo de criar a infraestrutura necessária para desenvolver ainda mais o ecossistema blockchain e a adoção de criptomoedas na América Latina”, completa Serrano.

Segundo o portal Coindesk, o lançamento da UXD tem como um de seus objetivos apoiar os argentinos em um cenário econômico econômico negativo, marcado pela alta inflação, que já supera os 115% de aumento de preços em um ano.

A LaChain é uma blockchain de primeira camada construída para atender o público latino americano. O produto foi criado por meio da plataforma Polygon Supernet, e está sendo desenvolvida por um consórcio de empresas mantenedoras como a própria Ripio, a SenseiNode, a Num Finance, a Cedalio e a Buenbit. 

Cortes na Ripio

No início de julho, a Ripio fez uma rodada de cortes em meio às incertezas do mercado global e enxugou 18% da folha de pagamento. A informação foi confirmada pela companhia ao Portal do Bitcoin.

Publicidade

As demissões ocorreram na sexta-feira (30) e diversos funcionários comentaram sobre os desligamentos no Linkedin durante a semana. Conforme a Ripio, Brasil e Argentina foram os países mais afetados — locais nos quais as equipes eram maiores.

Em nota, a Ripio afirmou que decidiu focar mais nas linhas de negócios corporativos, que são as que mais tracionaram no último ano e apresentam maior potencial de crescimento nesse contexto.

“Em 2022 redobramos nossos esforços nas avaliações de desempenho de cada uma das equipes da Ripio, pausamos novas contratações e alinhamos os orçamentos de todas as equipes, antecipando um ciclo macroeconômico complexo antes de qualquer outra empresa do setor com o objetivo de melhorar a eficiência e manter boas métricas financeiras”, afirmou a empresa em nota assinada pelo CEO Sebastián Serrano.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 61 mil enquanto GameStop agita mercado e faz memecoin subir 363% 

Manhã Cripto: Bitcoin recua para US$ 61 mil enquanto GameStop agita mercado e faz memecoin subir 363% 

A volta do hype da GameStop desencadeou a criação de milhares de memecoins – uma delas saltou 1.900% na tarde passada
Imagem da matéria: Ethereum pode surpreender positivamente nos próximos meses, diz Coinbase

Ethereum pode surpreender positivamente nos próximos meses, diz Coinbase

Subindo menos que outras criptomoedas em 2024, o Ethereum pode se recuperar e superar seus pares nos próximos meses, avalia a Coinbase
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Novo estudo do LAPIN apresenta melhores práticas para regulação de criptomoedas no Brasil

White paper feito pelo LAPIN com apoio da Ripple traz diversos pontos e dados para ajudar na regulação do setor de criptomoedas brasileiro
criptomoedas caindo no fogo

Volume de negociação em corretoras de criptomoedas cai pela 1ª vez em 7 meses

Análise aponta que guerra no Oriente Médio e freio no fluxo dos ETF cripto dos Estados Unidos foram os motores para a queda