Roda de pessoas que apontam seus smartphones para o mesmo lugar
Shutterstock

A Ripio anunciou nesta quinta-feira (22) a LaChain, uma blockchain de primeira camada que promete ser rápida e de baixo custo, construída para desenvolver casos de uso que atendam às necessidades específicas de indivíduos e instituições latinoamericano, como pagamentos de varejo, liquidação de transações internacionais e remessas e Sistemas de Identidade Descentralizados (DID). 

Conforme o comunicado de imprensa, o produto foi criado por meio da plataforma Polygon Supernet, e está sendo desenvolvida por um consórcio de empresas mantenedoras como a própria Ripio, a SenseiNode, a Num Finance, a Cedalio e a Buenbit. 

Publicidade

“Acreditamos que a América Latina é um terreno fértil para desenvolvimento deste novo paradigma devido a questões históricas da região que viabilizam a criação de projetos como a LaChain. Queremos criar um ecossistema”, disse no comunicado Sebastian Serrano, CEO e Co-Fundador da Ripio, em nome do consórcio mantenedor.

LaChain utiliza o mecanismo de consenso de Tolerância a Falhas Bizantinas (Byzantine Fault Tolerant Proof of Authority, IBFT PoA, na tradução em inglês). Nesse sistema, os nodes (validadores) são os únicos responsáveis por criar os blocos e adicioná-los à blockchain em série. Todos os validadores se revezam em propor o próximo bloco (round-robin).

Para que o bloco seja validado e inserido na blockchain, uma supermaioria (mais de 2/3) dos validadores deve aprová-lo. No futuro, a expectativa é que a rede migre para o mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS), já utilizado em redes consolidadas, como a Ethereum

O token nativo de LaChain é LaCoin (LAC). O usuário pagará as taxas inerentes a transação usando LaCoin. O token tem uma oferta já definida, com um total fixo de 10 bilhões de tokens. 

Publicidade

O lançamento da mainnet e apresentação de LaChain para o mercado acontece durante o evento Modular, em Buenos Aires, criado para explorar o potencial da tecnologia blockchain e suas implementações para o desenvolvimento de outras indústrias.

*O Portal do Bitcoin viajou para a Argentina a convite da Ripio.

VOCÊ PODE GOSTAR
pilhas de moedas douradas à frente da bandeira da Colômbia

Maior banco da Colômbia lança corretora de criptomoedas

A plataforma Wenia visa atrair pelo menos 60.000 clientes em seu primeiro ano de operação
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Imagem da matéria: Binance demitiu funcionário que descobriu manipulação milionária de cliente da corretora, diz jornal

Binance demitiu funcionário que descobriu manipulação milionária de cliente da corretora, diz jornal

Uma semana antes da demissão, o funcionário produziu um relatório afirmando que a DWF Labs lucrou milhões através da manipulação de mercado de seis tokens
Imagem da matéria: Desenvolvedor da Solana rouba R$ 1,6 milhão de investidores para apostar em jogos de azar

Desenvolvedor da Solana rouba R$ 1,6 milhão de investidores para apostar em jogos de azar

“O que vier a seguir está nas mãos de Deus”, disse o dev após assumir o roubo