Moeda dourada de Bitcoin (BTC) sobre cédulas de cem dólares
Shutterstock

Custos para o consumidor permaneceram constantes, de acordo com o relatório de Índice de Preço do Consumidor americano (ou CPI, na sigla em inglês) publicado pelo Escritório de Estatística do Trabalho dos EUA (ou BLS) nesta quarta-feira (10), indicando que a inflação está em 8,5%.

Anteriormente, analistas haviam previsto que o índice, que monitora movimentações de preço entre diversos tipos de bens e serviços, iria subir 0,2% para registrar uma inflação de 8,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Publicidade

Em vez disso, a inflação continuou inalterada em julho — um sinal de que o interesse de que o aumento na taxa de juros pelo Federal Reserve (o banco central americano) está aliviando os preços.

Anteriormente, a inflação demonstrava um aumento de 9,1% nos preços nos 12 meses até junho, aumentando 1,3% mensalmente.

Embora os dados estejam estáveis, estão regredindo à medida que os altos meses de inflação ficaram fora do cálculo anual, pois os meses voláteis foram excluídos e substituídos por pontos de dados mais tímidos.

“Esse foi um relatório potente para ativos de risco”, afirmou Tom Dunleavy, analista sênior de pesquisa na Messari, ao Decrypt. “Esse relatório de inflação é bastante positivo se você estiver em busca de menores aumentos de juros ao longo do ano.”

O mercado de criptomoedas reagiu negativamente após os dois últimos relatórios do CPI. Porém, desta vez, os mercados subiram, sugerindo que a inflação pode ter atingido seu auge após ter chegado ao seu maior patamar em quatro décadas.

Publicidade

“É como se os números fossem tudo [o que importa] agora, basicamente”, disse Clara Medalie, diretora de pesquisa na Kaiko, ao Decrypt. “Nos últimos seis a oito meses, esses relatórios de inflação estavam bastante correlacionados à volatilidade tanto para ações como para títulos.”

Criptomoedas reagem aos novos dados do CPI

Uma hora após a publicação do relatório, o bitcoin (BTC) registrou uma alta de 4,4% e o ether (ETH) subiu 7,5%.

Outras moedas também valorizaram 5%, incluindo polkadot (DOT), solana (SOL), uniswap (UNI) e avalanche (AVAX), uma hora após a divulgação do relatório.

Após anunciar outra alta de 75 ponto percentual nos juros durante sua última reunião, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que iria parar de emitir orientações futuras, deixando investidores às escuras em relação aos próximos passos do Fed em relação à política monetária.

Publicidade

O Fed está focando absurdamente na inflação ao tornar mais caro o empréstimo para empresas e clientes, esfriando a economia conforme a demanda por bens e serviços diminui.

Dunleavy, da Messari, acrescentou: “O Fed está buscando por sinais de que clientes estão diminuindo seus gastos”. Agora, o mais recente relatório do CPI sugere que esse realmente possa ser o caso.

Inflação, alta de juros e criptomoedas

Se a inflação realmente atingiu seu auge, o Fed não terá de aumentar seus juros o tanto que já aumentou este ano.

Investidores institucionais deixaram os ativos mais especulativos, incluindo ações de tecnologia e criptomoedas, em meio a intensificadas altas nos juros que diminuem o crescimento, comprando investimentos relativamente mais estáveis, como títulos privados e títulos do tesouro americano.

Dunleavy afirma que analistas acreditavam que haveria um terceiro aumento de juros de 75 ponto percentual em 80% antes do relatório mais recente, mas que esse número “caiu para níveis insignificantes” após os dados constantes divulgados nesta quarta-feira.

Publicidade

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto
Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

VOCÊ PODE GOSTAR
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken
ilustração do famoso sapo pepe

PEPE salta 19% e bate recorde após boato de listagem na Coinbase e hype da GameStop

As últimas 24 horas foram uma tempestade perfeita para Pepe: Roaring Kitty voltou causando um boom das memecoins, ao mesmo tempo que se espalhou rumores de listagem na Coinbase
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago