A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido disse que passará a aceitar pedidos das Bolsas de Investimento Reconhecidas (RIEs) para construir um segmento de mercado para notas negociadas em bolsa (ETNs) lastreadas em criptoativos, disse o regulador nesta segunda-feira (11).
Segundo a FCA, esses produtos estariam disponíveis para investidores profissionais, incluindo empresas de investimento e instituições de crédito.
Os ETNs, assim como os ETFs, são um tipo de Produto Negociado em Bolsa (ETP), mas nesse caso são bonds (títulos de dívida) que são lastreados em um índice ou outro ativo subjacente.
Neste caso, a Bolsa de Valores de Londres confirmou que aceitará pedidos de ETNs lastreados em Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) a partir do segundo trimestre deste ano.
Porém, a negociação desses ativos será restrita para investidores profissionais, sendo que o público de varejo não terá a opção de comprar esse produto, já que o regulador britânico avalia que os ETNs de criptomoeda são inadequados para esse público.
Leia Também
A FCA ressaltou em nota que as criptomoedas são de alto risco e que os investidores devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro por conta dos fortes movimentos de preços.
Na manhã desta segunda o Bitcoin superou a marca de US$ 72 mil pela primeira vez na história, enquanto o Ether é negociado acima do nível de US$ 4 mil.
Alguns analistas acreditam que a liberação do regulador britânico para os ETNs cripto é um dos fatores para a valorização, conforme escreveu no X o serviço de newsletter LondonCryptoClub:
“É uma confluência de fatores. A Ásia está comprando em um mercado ilíquido, juntamente com notícias positivas contínuas, com a Bolsa de Valores de Londres acabando de anunciar que aceitará pedidos de ETNs de BTC e ETH. A poderosa dinâmica de oferta e demanda dos ETFs de BTC continua inabalável.”
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo