corretora de criptomoedas coinbase
Shutterstock

A exchange de criptomoedas Coinbase disse na quarta-feira (12) que está suspendendo a negociação de três memecoins populares em Nova York, após uma revisão recente de seus ativos listados.

A empresa estará interrompendo a negociação de Floki (FLOKI), Turbo (TURBO) e Gigachad (GIGA) em Nova York a partir de 14 de abril de 2025, às 14h, horário do leste dos EUA, conforme um anúncio no X.

Publicidade

Embora os tokens permaneçam listados, a negociação será suspensa para usuários no estado como parte do monitoramento regular da plataforma pela exchange, disse a empresa.

O anúncio atraiu especulações imediatas de especialistas jurídicos, com Ariel Givener, fundador da GivenerLaw, sugerindo no X: “Eu apostaria muito dinheiro que isso estaria vinculado a um caso legal pendente em NY”. 

Apesar das notícias, a resposta do mercado foi silenciada. Floki ganhou 3,6%, mas caiu cerca de 1% nesta manhã; a Giga subiu 6,9% e a Turbo viu um aumento de 3,6% nas últimas 24 horas, mostram dados da CoinGecko.

No caso da Coinbase, a mudança ocorre após o anúncio da exchange em novembro de que o Floki seria adicionado ao seu roteiro de listagem, o que levou o token a uma máxima de cinco meses

Publicidade

Em dezembro de 2024, Turbo e Giga seguiram o exemplo, saltando 15% e 37%, respectivamente, após seus roteiros de listagem serem revelados. 

O aumento de preço foi atribuído ao chamado “Efeito Coinbase”, em que os tokens geralmente sofrem aumentos de preço quando adicionados ao roteiro ou às listagens da exchange, apenas para se estabilizarem depois.

Memecoins

Memecoins — criptomoedas baseadas em piadas da internet, memes ou referências culturais — têm tido uma popularidade significativa nos últimos anos. 

Uma das plataformas mais influentes que impulsionam essa tendência é o Pump.fun, plataforma de lançamento de memecoins sediada na rede Solana, que, desde seu lançamento em janeiro de 2024, gerou 8,5 milhões de tokens meme, mostram dados da Dune Analytics. 

Publicidade

A Comissão de Valores Mobiliários do governo do presidente Donald Trump esclareceu recentemente sua posição sobre as memecoins, dizendo que tais tokens normalmente não se qualificam como valores mobiliários segundo a lei dos EUA. 

As memecoins “não geram rendimento nem transmitem direitos a rendas, lucros ou ativos futuros de uma empresa” e, portanto, não estão sob sua jurisdição, disse a SEC.

Descrevendo a ascensão das memecoins como “criação de valor moderna”, Tracy Jin, COO da exchange de criptomoedas MEXC, disse ao Decrypt que em 2025, “o carro-chefe da liberdade descentralizada não é mais o Bitcoin, mas uma categoria inteira de criptomoedas: memecoins, que começaram como simples piadas”. 

No entanto, Jin alertou: “O otimismo deve ser recebido com uma dose de cautela”, pois o mercado enfrenta novos riscos e incertezas.

Embora as memecoins ofereçam “oportunidades significativas para traders e investidores em todo o mundo”, Jin disse que “o sinal verde” para lançamentos de moedas meme vem com altos riscos de negociação, exigindo que os investidores aumentem suas pesquisas e esforços analíticos.

Publicidade

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: XRP apresenta alta com aprovação de órgão regulador de Dubai para a Ripple

Manhã Cripto: XRP apresenta alta com aprovação de órgão regulador de Dubai para a Ripple

Ripple obteve aprovação da Autoridade de Serviços Financeiros de Dubai para oferecer soluções de pagamento baseadas em blockchain
Imagem da matéria: Você pode ganhar Bitcoin jogando este jogo de Blackjack

Você pode ganhar Bitcoin jogando este jogo de Blackjack

THNDR Games lançou uma versão de blackjack com Bitcoin para dispositivos móveis e web, permitindo que os jogadores apostem BTC
Ripple CEO Brad Garlinghouse

XRP dispara após CEO da Ripple dizer que o caso da SEC “chegou ao fim”

SEC ainda não fez um anúncio oficial confirmando que desistirá da apelação, mas XRP já subiu 12% após anúncio do CEO da Ripple
brasão da SEC envolto a cripromoedas

Sob Trump, SEC desiste de processar empresas de criptomoedas; veja os maiores casos

O órgão regulador dos EUA está recuando de brigas com empresas de criptomoedas; aqui está a crescente lista de antigos alvos