Imagem da matéria: Regulador do Reino Unido proíbe propaganda da Floki Inu
Imagem: Shutterstock

O anúncio cripto “MISSED DOGE, GET FLOKI” (ou “PERDEU DOGE? COMPRE FLOKI”, em português) estampava o sistema público de transporte de Londres desde novembro de 2021. Agora, a autoridade britânica de propagandas baniu a campanha de marketing.

“Floki” se refere a uma criptomoeda de meme (ou “memecoin”) chamada floki inu (FLOKI), criado em junho de 2021. O projeto recebeu esse nome após Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, anunciar, na mesma época, que seu filhotinho da raça shiba inu se chamaria Floki.

Publicidade

De acordo com a Autoridade de Padrões de Propaganda do Reino Unido (ou ASA, na sigla em inglês), a reguladora considerou a campanha Floki “irresponsável” por dois motivos.

A primeira contestação mencionada pela ASA era de que o texto da propaganda “explorava o medo dos consumidores em ‘ter perdido uma oportunidade’ e trivializou o investimento na criptomoeda”.

A segunda contestação sugeriu que o anúncio “se aproveitou da falta de experiência ou credulidade dos consumidores”.

Floki Ltd., a entidade jurídica por trás da criptomoeda, negou ambas as contestações, afirmando que o anúncio “não criou um sentimento de urgência para o consumidor médio”, acrescentando que haviam lançado a campanha após o Comitê de Práticas de Propaganda (ou CAP) confirmar que o “anúncio cumpria com o Código do CAP”.

Apesar das respostas do projeto, as contestações da ASA foram confirmadas e a supervisora de propagandas concluiu que “o anúncio não deveria aparecer novamente no formato”.

Publicidade

A proibição de anúncios cripto no Reino Unido

Em novembro de 2021, Sian Berry, membro da Assembleia de Londres do Partido Verde, pediu por uma proibição geral a anúncios com criptomoedas.

“Onde o alerta diz que ‘isso é completamente não regulamentado e você pode perder todo o seu dinheiro’, eles [anunciantes] deveriam ter pensado duas vezes”, disse ela.

Essa não é a primeira suspensão de anúncios pela ASA. Em maio de 2021, a autoridade havia banido uma campanha parecida da corretora cripto Luno: “Se você está vendo bitcoin [até] no metrô, é hora de comprá-lo”.

Conforme times da Premier League inglesa também entram no bonde dos criptoativos, a ASA também já dificultou seu trabalho. Em dezembro, a supervisora baniu dois anúncios distintos do Arsenal FC que promovia AFC, o famoso fan token do time.

Publicidade

A supervisora de anúncios novamente destacou que os anúncios “trivializaram investimentos” em cripto e “falharam em ilustrar os riscos” envolvidos nessa atividade.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

You May Also Like
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

BlackRock planeja lançar fundo baseado em ativos tokenizados

O fundo será criado em parceria com a Securitize, uma empresa de ativos digitais especializada em tokenização
Ilustração de bandeira do Brasil dentro moeda de Bitcoin

Governo brasileiro quer equiparar criptomoedas às ações em novo projeto de lei, diz jornal

Ministério da Fazenda prepara um projeto de lei que quer criar um novo regime de tributação para os criptoativos no Brasil, segundo O Globo
Imagem da matéria: Governo dos EUA acusa KuCoin de lavar US$ 4 bilhões em fundos do crime

Governo dos EUA acusa KuCoin de lavar US$ 4 bilhões em fundos do crime

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou a KuCoin e seus fundadores de violações da Lei de Sigilo Bancário
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Após ser forçado a deixar Binance, CZ cria escola online Giggle Academy

Enquanto aguarda a sentença no tribunal federal dos EUA, CZ anuncia “a coisa mais impactante” que poderia fazer para o próximo capítulo de sua vida