Imagem da matéria: Regulador do Reino Unido proíbe propaganda da Floki Inu
Imagem: Shutterstock

O anúncio cripto “MISSED DOGE, GET FLOKI” (ou “PERDEU DOGE? COMPRE FLOKI”, em português) estampava o sistema público de transporte de Londres desde novembro de 2021. Agora, a autoridade britânica de propagandas baniu a campanha de marketing.

“Floki” se refere a uma criptomoeda de meme (ou “memecoin”) chamada floki inu (FLOKI), criado em junho de 2021. O projeto recebeu esse nome após Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, anunciar, na mesma época, que seu filhotinho da raça shiba inu se chamaria Floki.

Publicidade

De acordo com a Autoridade de Padrões de Propaganda do Reino Unido (ou ASA, na sigla em inglês), a reguladora considerou a campanha Floki “irresponsável” por dois motivos.

A primeira contestação mencionada pela ASA era de que o texto da propaganda “explorava o medo dos consumidores em ‘ter perdido uma oportunidade’ e trivializou o investimento na criptomoeda”.

A segunda contestação sugeriu que o anúncio “se aproveitou da falta de experiência ou credulidade dos consumidores”.

Floki Ltd., a entidade jurídica por trás da criptomoeda, negou ambas as contestações, afirmando que o anúncio “não criou um sentimento de urgência para o consumidor médio”, acrescentando que haviam lançado a campanha após o Comitê de Práticas de Propaganda (ou CAP) confirmar que o “anúncio cumpria com o Código do CAP”.

Apesar das respostas do projeto, as contestações da ASA foram confirmadas e a supervisora de propagandas concluiu que “o anúncio não deveria aparecer novamente no formato”.

Publicidade

A proibição de anúncios cripto no Reino Unido

Em novembro de 2021, Sian Berry, membro da Assembleia de Londres do Partido Verde, pediu por uma proibição geral a anúncios com criptomoedas.

“Onde o alerta diz que ‘isso é completamente não regulamentado e você pode perder todo o seu dinheiro’, eles [anunciantes] deveriam ter pensado duas vezes”, disse ela.

Essa não é a primeira suspensão de anúncios pela ASA. Em maio de 2021, a autoridade havia banido uma campanha parecida da corretora cripto Luno: “Se você está vendo bitcoin [até] no metrô, é hora de comprá-lo”.

Conforme times da Premier League inglesa também entram no bonde dos criptoativos, a ASA também já dificultou seu trabalho. Em dezembro, a supervisora baniu dois anúncios distintos do Arsenal FC que promovia AFC, o famoso fan token do time.

Publicidade

A supervisora de anúncios novamente destacou que os anúncios “trivializaram investimentos” em cripto e “falharam em ilustrar os riscos” envolvidos nessa atividade.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Policial algemando suspeito durante a noite

Suspeito de roubar quase R$ 10 milhões da Pump.fun é preso em Londres

Jarett Dunn, ex-funcionário da plataforma Pump.fun, foi preso na Inglaterra acusado de golpe de quase R$ 10 milhões
Cofre dourado no formato de baleia receb moedas shiba inu SHIB

Baleias voltam a encher os bolsos de Bitcoin, mostra análise

A acumulação acelerada de baleias é um sinal de que o mercado altista do Bitcoin ainda está ativo
Moedas de ethereum à frente de ilustração de cadeado

A SEC vai finalmente aprovar os ETFs de Ethereum? Entenda

Vence no fim desta semana o prazo para a SEC aprovar ou não alguns pedidos de ETFs de Ethereum e a expectativa agora é mais positiva do que nunca
Imagem da matéria: Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Meta é que comunidade de programadores crie soluções na XRP Ledger, blockchain usada pela empresa e que tem o token nativo XRP