Imagem da matéria: Regulador do Reino Unido proíbe propaganda da Floki Inu
Imagem: Shutterstock

O anúncio cripto “MISSED DOGE, GET FLOKI” (ou “PERDEU DOGE? COMPRE FLOKI”, em português) estampava o sistema público de transporte de Londres desde novembro de 2021. Agora, a autoridade britânica de propagandas baniu a campanha de marketing.

“Floki” se refere a uma criptomoeda de meme (ou “memecoin”) chamada floki inu (FLOKI), criado em junho de 2021. O projeto recebeu esse nome após Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, anunciar, na mesma época, que seu filhotinho da raça shiba inu se chamaria Floki.

Publicidade

De acordo com a Autoridade de Padrões de Propaganda do Reino Unido (ou ASA, na sigla em inglês), a reguladora considerou a campanha Floki “irresponsável” por dois motivos.

A primeira contestação mencionada pela ASA era de que o texto da propaganda “explorava o medo dos consumidores em ‘ter perdido uma oportunidade’ e trivializou o investimento na criptomoeda”.

A segunda contestação sugeriu que o anúncio “se aproveitou da falta de experiência ou credulidade dos consumidores”.

Floki Ltd., a entidade jurídica por trás da criptomoeda, negou ambas as contestações, afirmando que o anúncio “não criou um sentimento de urgência para o consumidor médio”, acrescentando que haviam lançado a campanha após o Comitê de Práticas de Propaganda (ou CAP) confirmar que o “anúncio cumpria com o Código do CAP”.

Apesar das respostas do projeto, as contestações da ASA foram confirmadas e a supervisora de propagandas concluiu que “o anúncio não deveria aparecer novamente no formato”.

Publicidade

A proibição de anúncios cripto no Reino Unido

Em novembro de 2021, Sian Berry, membro da Assembleia de Londres do Partido Verde, pediu por uma proibição geral a anúncios com criptomoedas.

“Onde o alerta diz que ‘isso é completamente não regulamentado e você pode perder todo o seu dinheiro’, eles [anunciantes] deveriam ter pensado duas vezes”, disse ela.

Essa não é a primeira suspensão de anúncios pela ASA. Em maio de 2021, a autoridade havia banido uma campanha parecida da corretora cripto Luno: “Se você está vendo bitcoin [até] no metrô, é hora de comprá-lo”.

Conforme times da Premier League inglesa também entram no bonde dos criptoativos, a ASA também já dificultou seu trabalho. Em dezembro, a supervisora baniu dois anúncios distintos do Arsenal FC que promovia AFC, o famoso fan token do time.

Publicidade

A supervisora de anúncios novamente destacou que os anúncios “trivializaram investimentos” em cripto e “falharam em ilustrar os riscos” envolvidos nessa atividade.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Após processo da Binance, ABCripto critica negócios que se aproveitam de “vácuos regulatórios” para operar no Brasil

Após processo da Binance, ABCripto critica negócios que se aproveitam de “vácuos regulatórios” para operar no Brasil

O presidente da ABCripto destaca que o mercado local ainda é desigual devido à falta de aplicação uniforme das regras para todos os participantes
Imagem da matéria: Investidor que colocou milhões na Blast diz que "passou dos limites"; projeto já travou meio bilhão de dólares

Investidor que colocou milhões na Blast diz que “passou dos limites”; projeto já travou meio bilhão de dólares

“Nós da Paradigm achamos que o anúncio desta semana ultrapassou limites tanto na mensagem quanto na execução”, disse executivo
Imagem da matéria: Patex estreia oficialmente no Brasil com corretora, wallet e explorador de blockchain

Patex estreia oficialmente no Brasil com corretora, wallet e explorador de blockchain

Clientes brasileiros terão acesso ao conjunto de produtos: Patex Network, Patex Explorer, Patex Wallet e Patex Exchange
Smartphone com logo da Binance sob uma mesa de vidro

Binance libera saques para tokens excluídos e lista nova stablecoin lastreada em euro

A corretora vai dar mais 20 dias para os usuários sacarem seus fundos; veja data