Imagem da matéria: Regulação das criptomoedas ficará pronta em 2025, diz diretor do Banco Central
Diretor de regulação do Banco Central, Otavio Damaso (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, afirmou na quinta-feira (6) que a regulamentação das exchanges de criptomoedas deve ficar pronta até o começo de 2025.

Durante participação no 4° Congresso Brasileiro de Internet, produzido pela Associação Brasileira de Internet (Abranet), o executivo disse que a próxima consulta pública sobre o tema deverá ser lançada em setembro.

Publicidade

Com a aprovação do chamado Marco Cripto no Congresso, foi definido que o BC será o responsável pela regulação do setor no país. Em janeiro deste ano o regulador realizou sua primeira consulta pública sobre o assunto, colhendo dezenas de opiniões e um grande foco em questões como segregação patrimonial.

Apesar do atraso, Damaso disse que a questão está andando bem dentro do BC: “A gente está em um processo bem avançado”.

Em maio o BC já havia anunciado os próximos passos do projeto de regulamentar o mercado cripto no Brasil, apontando que a consulta do segundo semestre seria focada em normas gerais de atuação dos prestadores de serviços no setor e no modelo autorização para atuação no segmento.

Depois, o regulador afirmou na época que irá se debruçar sobre stablecoins, as criptomoedas com lastro em moedas fiduciárias, para fazer um “planejamento interno em relação à regulamentação de stablecoins, em especial nas esferas de competência do Banco Central sobre pagamentos e o mercado de câmbio”.

Publicidade

Por fim, a entidade vai promover o “desenvolvimento e aperfeiçoamento do arcabouço complementar para recepcionar as entidades”.

Durante a participação no Congresso, Damaso também avaliou o cenário do Open Finance, um dos principais projetos do BC, apontando os desafios de implantar essa tecnologia.

“É um desafio padronizar diferentes bancos de dados, é preciso fazer com que todos tenham a mesma linguagem […] A principal transformação que o Banco Central passou foi de abertura, de sair da casca que a gente tinha e ir conversar com a sociedade para entender a crítica que a sociedade tinha a atuação do BC”, avaliou.

Segundo ele, a tecnologia tem o objetivo de trazer comodidade e empoderamento para os clientes, além de gerar mais integração em todo sistema financeiro.

VOCÊ PODE GOSTAR
arte 3D mão segurando celular com criptomoedas

Saiba quais são as cinco criptomoedas que mais valorizaram em setembro

Com valorização acima dos 120%, o token da SUI é o grande destaque do mês de setembro
Imagem da matéria: Hackers alegam ter obtido dados de 12 milhões de clientes da Binance; corretora nega

Hackers alegam ter obtido dados de 12 milhões de clientes da Binance; corretora nega

Uma publicação viral na dark web que alega um suposto vazamento de dados de quase 12,8 milhões de clientes da Binance é falsa, segundo a própria exchange
Ilustração do jogo tap to earn do Telegram Rocky

Token do Rocky Rabbit (RBTC) estreia no mercado em queda de 25%

O token RabBitcoin (RTBC), do jogo Rocky Rabbit, passou a ser negociado nas exchanges KuCoin, Bitget, Gate e MEXC
Imagem da matéria: "Brasil está caminhando para uma economia tokenizada", diz Roberto Campos Neto

“Brasil está caminhando para uma economia tokenizada”, diz Roberto Campos Neto

No DAC 2024, o presidente do Banco Central defendeu que os ativos digitais são parte fundamental da base financeira