Uma região autônoma de Honduras chamada Próspera irá adotar o Bitcoin como moeda legal. O anúncio foi feito no final de quinta-feira (7) pelo governador da área, Joel Bomgar, durante palestra na Bitcoin Miami.
Localizada na ilha de Roatan, Próspera é uma das “zonas econômicas especiais” dentro de Honduras. Essas regiões funcionam com autonomia em relação ao governo central, podendo estabelecer políticas econômicas próprias e até mesmo tendo leis e polícias independente.
A novidade do Bitcoin e outro criptomoedas como moedas legais foi oficializada em um comunicado para a imprensa publicado no site oficial de Próspera.
Com a medida, as transações de cripto não estão sujeitas a taxas por ganho de capital e impostos poderão ser pagos em Bitcoin.
No comunicado, também é dito que os comerciantes locais terão suporte para aceitar criptomoedas e que também será aplicada uma política de Know Your Customer (“conheça seu cliente”).
Além disso, a região irá emitir títulos públicos em Bitcoin, algo que está nos planos de El Salvador, mas ainda não se concretizou.
Leia Também
“Ao permitir que Bitcoin Bonds sejam emitidos por municípios e governos locais, em total conformidade com os padrões KYC e AML de classe mundial, a Próspera está permitindo que as comunidades locais tenham acesso direto ao crescente mercado global de criptomoedas, que foi de quase US$ 2 trilhões em 2021 e é esperado ultrapassar US$ 30 trilhões até 2027”, afirma o comunicado.
Flerte de Madeira
O anúncio foi feito no painel de debate liderado por Samson Mow, fundador da Blockstream. O empresário deixou a empresa e disse que agora terá como focar fomentar a adoção de Bitcoin por países e governos.
Depois do anúncio de Próspera, foi ao palco Miguel Albuquerque, presidente da região autônoma de Madeira, em Portugal. Ele
O político luso disse acreditar que o Bitcoin é o futuro que transações feitas com cripto não são taxadas, mas não falou em transformar o BTC como moeda de curso legal.
O detalhe é que isenção de taxas para compra de cripto vale em todo o território de Portugal, que vem se consolidando como uma das capitais cripto do mundo.