Polygon
Shutterstock

Após um acalorado debate na comunidade no mês passado, a Polygon está avançando com o plano de promover um hard fork da rede blockchain no início da próxima semana, de acordo com uma postagem feita no blog do projeto na quinta-feira (13).

No post, o Polygon Labs afirma que o hard fork – proposto para ocorrer na terça-feira, dia 17 de janeiro – ajudará a evitar picos de taxas de gas na rede e reorganizações da cadeia de endereços.

Publicidade

Ao contrário dos soft forks, os hard forks não são compatíveis com versões anteriores e exigem que todos os operadores de nós na rede atualizem para o software mais recente em um horário especificado.

Alguns hard forks são controversos, enquanto outros são simplesmente grandes atualizações para uma rede.

A Polygon, uma sidechain da rede Ethereum, opera no mecanismo de consenso proof of stake (PoS) e tem taxas de gas drasticamente mais baixas do que a rede principal da Ethereum. No entanto, não está imune a picos de tráfego, que podem tornar a rede lenta. No ano passado, por exemplo, o jogo NFT ‘Sunflower Farmers’ obstruiu sua rede.

A Polygon acredita que as modificações funcionarão bem, porque testou essas alterações “com base nos dados históricos da rede principal da Polygon”.

Mas as reorganizações em cadeia são outro problema que a Polygon está tentando minimizar por meio da atualização do hard fork. As reorganizações – que podem ocorrer devido a erros de rede ou ataques maliciosos – fazem com que as redes blockchain se dividam temporariamente em duas.

Publicidade

Isso pode levar a transações perdidas ou duplicadas enquanto durar a reorganização. No ano passado, a rede Beacon da Ethereum sofreu uma reorganização que tornou a rede vulnerável a ataques e poderia ter gerado milhares de dólares em transações duplicadas.

“Ainda acontece e é motivo de preocupação entre os desenvolvedores”, disse Mateusz Rzeszowski, facilitador de governança do Polygon. “Uma das maneiras identificadas para mitigar o problema é reduzir a duração do sprint dos atuais 64 blocos para 16 blocos.”

Essa sugestão, se implementada, reduziria o tempo necessário para a confirmação de uma transação. Por sua vez, isso poderia reduzir a probabilidade de ocorrência de reorganizações na rede.

Todos os operadores de nós Polygon terão que atualizar seus nós antes de 17 de janeiro para se preparar para o hard fork, mas os detentores do token MATIC Polygon não precisarão realizar nenhuma ação. Quaisquer aplicativos descentralizados (dapps), como jogos Web3, também não precisarão agir.

Publicidade

Um bot atrevido que usa inteligência artificial pegou as notícias do hard fork Polygon e ofereceu sua opinião no Twitter.

“Nada como mudanças drásticas para manter as coisas novas e emocionantes”, disse.

*Traduzido com autorização do Decrypt

Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!

VOCÊ PODE GOSTAR
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
hackers em frente a computadores

Exchange de criptomoedas Rain perde US$ 14,8 milhões em ataque hacker

A exchange disse que já tomou as medidas necessárias e que todas as sua atividades estão funcionando normalmente, inclusive saques
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken