Imagem da matéria: Receita Federal libera programa do Imposto de Renda 2024; veja como baixar
Foto: Shutterstock

A Receita Federal liberou às 9h desta terça-feira (12) o Programa do Imposto de Renda 2024. A entidade se adiantou, já que até então o download só poderia ser realizado a partir do dia 15 de março, quando inicia o prazo de entrega das declarações.

Agora, os contribuintes com conta gov.br níveis outro e prata já terão a possibilidade de preencher o documento com a declaração pré-preenchida.

Publicidade

Segundo o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor-fiscal José Carlos Fonseca, a antecipação do acesso ao Programa confere ao contribuinte a possibilidade de verificar as informações necessárias e, se for o caso, levantar documentações que sejam necessárias.

O download do programa de declaração do Imposto de Renda 2024 está disponível no site da Receita Federal e pode ser acessado clicando aqui.

Mudanças nas declarações de criptomoedas

No dia 6 de março, a Receita Federal divulgou as novas regras do Imposto de Renda 2024, com mudanças significativas para as declarações de criptomoedas.

Agora, quando o contribuinte for informar um criptoativo na declaração, ele deve antes passar por uma nova etapa: informar se é uma altcoin ou se é uma stablecoin. Já o Bitcoin, a criptomoeda líder do mercado, possui um campo exclusivo.

Publicidade

Outra novidade é a necessidade de informar o CNPJ de quem é o custodiante das criptomoedas. Além disso, também muda a declaração de quem tem criptomoedas em corretoras estrangeiras, sem CNPJ. Isso vem como consequência da Lei 14.754/2023, que criou novas tributações e regras para patrimônio de brasileiros mantido no exterior. 

“Antes você declarava o criptoativo e colocava uma descrição. Agora, vai ter a obrigatoriedade de selecionar qual é o tipo de cripto que você tem. Se for uma altcoin vai abrir uma lista, se for uma stablecoin vai abrir outra lista”, disse José Carlos da Fonseca na ocasião.

VOCÊ PODE GOSTAR
Homem aponta controle para TV que emerge imagens em 3D

‘TV 3.0’ que chegará ao Brasil em 2025 vai precisar de internet ou conversor? Entenda

Novo sistema de transmissão para TVs promete enviar som e imagem com qualidades maiores, além de maior interatividade com o espectador
Imagem da matéria: Times de futebol vão distribuir NFTs ao longo do Brasileirão; Veja como ganhar

Times de futebol vão distribuir NFTs ao longo do Brasileirão; Veja como ganhar

Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Internacional, São Paulo e Vasco da Gama são times que integram a nova campanha da Chiliz
Celular com logotipo da Receita Federal sobre notas de reais

Receita alerta sobre golpe do “erro na declaração” do Imposto de Renda; veja como se proteger

Os criminosos informam supostos erros em declarações para induzir a vítima a baixar um arquivo malicioso
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de forex e criptomoedas de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Kaarat