Imagem da matéria: Quotex supera IQ Option em queixas no Reclame Aqui: Saldo travado e dinheiro que não cai
Foto: Shutterstock

A corretora de ações binárias Quotex bateu a marca de 1.538 queixas no Reclame Aqui e superou a “rival” IQ Option. Os protestos dos consumidores abarcam todos os aspectos possíveis da experiência do cliente: contas encerradas sem aviso e com dinheiro dentro, depósitos que não caem, reembolsos que nunca são feitos e suspeitas de jogos manipulados.

As queixas contra a Quotex começaram a chamar a atenção ainda no ano passado. No segundo semestre de 2021, o número de reclamações no Reclame Aqui disparou: de 120 queixas em agosto para 410 em setembro.

Publicidade

A IQ Option, que foi febre no Brasil e chegou a ser o 23º site mais acessado no país, segundo a análise de tráfego do Alexa, parece ter desistido de responder às queixas. Atualmente são 740 reclamações, nenhuma respondida e um selo de “Não Confiável” da plataforma.

A Quotex, por sua vez, responde a quase todos, mas sempre com uma mensagem genérica dizendo que aquele não é o local adequado para a queixa: esta deveria ser feita no suporte ao cliente da plataforma.

Como de praxe nas empresas de corretagem de opção binária, a Quotex não tem sede no Brasil. Segundo seu site, a empresa fica em São Vicente e Granadinas, um país do Caribe.

Empresas consideradas como fraudulentas costumam seguir um padrão: no início, respondem de forma genérica todas as reclamações feitas no site, como forma ter uma boa reputação e conquistar a confiança dos clientes. Depois, somem, como a própria IQ Option já fez.

Publicidade

O Portal do Bitcoin procurou a Quotex para comentários sobre a situação, mas não teve resposta até o fechamento dessa reportagem.

Contas que somem

Reportagem do Portal do Bitcoin de outubro de 2021 traz o relato de três clientes que sentiram lesado por ações da Quotex. Em todos os casos, os clientes conseguiram lucros operando, mas tiveram as contas bloqueadas.

Ao reclamar com a empresa, tiveram como resposta que estavam violando as regras de uso, pois estariam tendo as contas operadas por terceiros ou robôs.

A mesma reportagem aponta que o Youtube era outro indício de que a Quotex tinha problemas em sua operação.

Diversos vídeos mostram “traders” explicando como ganhar lucros exorbitantes utilizando a Quotex em minutos. Em outros casos, o que se verificou é que os youtubers recebiam comissão por cada pessoa que convenciam a colocar dinheiro no esquema.

Publicidade

Esquema IQ Option

A situação lembra o esquema da IQ Option. Em 2020, a corretora com sede no Chipre era propagandeada por falsos traders no Youtube e no Instagram, que prometiam riqueza com apostas de opções binárias e recebem gordas comissões por cada novo afiliado captado.

E o esquema funcionou: o site da IQ Option chegou a ser o 23º mais acessado no país, segundo a análise de tráfego do Alexa. Na loja nacional do Google Play, figurou entre os 150 apps mais baixados.

A razão do sucesso do esquema IQ Option se deu por conta da divulgação maciça da plataforma no YouTube. Eram dezenas anúncios e canais de traders que ensinavam técnicas para ganhar dinheiro com promessas de lucros altos e rápidos. Além da venda de cursos, a tropa de influenciadores da corretora ganhava 40% sobre cada perda dos novos usuários — o que remete a um sistema de marketing multinível.

A CVM proibiu a corretora de operar pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas mesmo assim o esquema fradulento continuou por um bom tempo.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais
Celular com logo do Pix sob bandeira do Brasil

Pix: Um catalisador para o futuro das finanças descentralizadas no Brasil? | Opinião

Para o autor, o Pix, combinado com os princípios das finanças descentralizadas e conceitos de dinheiro programável, poderia abrir caminho para uma nova era de inovação financeira