Imagem da matéria: Quando o assunto é criptomoeda, “quero estar do lado da inovação”, diz senador dos EUA
Ron Wyden (Foto: Shutterstock)

Ron Wyden, senador democrata do estado de Oregon e presidente do Comitê de Finanças do Senado Americano, afirmou que quer estar “do lado da inovação” quando o assunto é criptomoeda.

“Obviamente existe um debate sobre regulações mais rigorosas, mas quero estar no lado da inovação. Quando penso em cripto, penso em remessas digitais ou alguém que tem uma criança a milhares de quilômetros e quer ajudá-la em uma emergência em vez de passar por escores de bancos, de empresas de cartão de crédito”, disse Wyden ao Financial Times.

Publicidade

“Continuo buscando inovações. É onde meu coração está”, acrescentou.

Os comentários de Wyden surgem em um momento de controvérsia regulatória para a indústria cripto nos Estados Unidos. Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), expressou repetidas vezes suas preocupações sobre a indústria cripto, junto com muitos outros.

Regulação vs. inovação

Nos últimos meses, a indústria cripto encontrou bastante resistência regulatória nos Estados Unidos.

Grande parte dessa resistência vem de Gensler, que antecipou ser um amigo da indústria após ensinar um curso de blockchain no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

No entanto, desde que se tornou presidente da SEC, Gensler repetidamente pediu por leis de proteção a consumidores mais rigorosas e já sugeriu que a indústria de finanças descentralizadas (DeFi) pode estar repleta de valores mobiliários não registrados.

Janet Yellen, secretária do Tesouro Americano, também expressou duras críticas a cripto, insistindo que agências federais “ajam rapidamente” para regulamentar stablecoins.

Publicidade

Yellen supostamente também influenciou um debate no Senado sobre impostos para criptomoedas como parte de uma iniciativa do Tesouro em reprimir cripto.

Porém, o debate cripto se torna cada vez mais uma questão bipartidária – a qual Ron Wyden está reformulando.

Republicanos, Democratas e cripto        

A indústria cripto está dividindo os campos políticos nos Estados Unidos. Republicanos, como os senadores Ted Cruz do Texas e Cynthia Lummis deWyoming, são otimistas em relação a cripto.

Cruz, especificamente, destacou o potencial do Texas em se tornar um destino-chave para a mineração de criptomoedas devido às abundantes fontes de energia do estado.

Lummis, que frequentemente levanta a bandeira do Bitcoin (BTC) no Congresso, comprou cerca de US$ 100 mil na criptomoeda em agosto de 2021.

Publicidade

Do lado dos democratas, a senadora Elizabeth Warren frequentemente reiterou as preocupações de Gensler com a proteção a consumidores. Ela também disse que reprimir criptomoedas danosas ao meio ambiente, como o bitcoin, é uma das coisas mais fáceis a se fazer para combater a crise climática.

Agora, Wyden surge como um dos primeiros democratas na capital americana de Washington a compartilhar uma visão mais otimista sobre a indústria. Só o tempo dirá se seus colegas de partido vão se unir a ele.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração da criptomoeda de Oruam

Seguindo apenas Binance e Solana no Instagram, Oruam anuncia criptomoeda “para renda extra”

O filho de Marcinho VP ganhou destaque nesta quinta-feira na redes sociais com o anúncio da ORUAM22COIN
Criptomoedas sob bandeira da Rússia

BC da Rússia quer liberar criptomoedas para investidores milionários

O Banco Central da Rússia (CBR) propôs ao governo um sandbox regulatório de três anos para cripto, restrito a investidores qualificados
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin e XDC Network expande tokenização internacional

Mercado Bitcoin e XDC Network expande tokenização internacional

Iniciativa fortalece o mercado de ativos digitais, impulsionando a inovação financeira e ampliando o acesso à tokenização de ativos do mundo real
Imagem da matéria: Brasil quer usar blockchain para facilitar pagamentos no Brics

Brasil quer usar blockchain para facilitar pagamentos no Brics

Na presidência do Brics, Brasil quer criar sistema com blockchain para melhorar pagamentos internacionais, mas teme represália dos EUA