Imagem da matéria: Quais são os 10 países que mais rodam nodes de Bitcoin
Foto: Shutterstock

Atualmente, existem 9.680 nodes na rede do Bitcoin espalhados  em mais de 100 países, além de outros que estão ocultos. Para se ter uma ideia de como o sistema cresceu neste ano, em fevereiro eram apenas 7.300. Isto porque os números vão crescendo a cada minuto.

Um ‘node’, termo em inglês cuja tradução é ‘nó’ pode ser visto de duas maneiras: como um computador conectado a outros computadores que segue regras e compartilha informações, ou seja um ponto onde uma mensagem pode ser criada, recebida ou transmitida; e como um dos mantenedores da rede — em outros termos, a pessoa por trás do node, que em consenso com os demais, mantém a rede do bitcoin segura.

Publicidade

Os EUA é o país com mais número de nodes do Bitcoin na atualidade, com 1.878 pontos, que perfazem 19,4% da rede. No entanto, isso pode mudar, já que a Alemanha vem colada na às vezes na segunda posição, às vezes na terceira com 1.745 nodes (18,09%).

No momento, o segundo lugar vem um grupo com 1.754 nodes, que estão espalhados em várias jurisdições. A plataforma Bitnodes o classifica como ‘nó de país desconhecido’. Esse grupo perfaz 18,12% da rede.

Depois vêm França, Países Baixos, Canadá, Reino Unido, Rússia, China e Finlândia. Essas posições se modificam o tempo todo, pois há sempre novas pessoas rodando os nodes. Esses países têm entre 150 e 600 nodes. O Brasil está na 28ª posição.

Veja a classificação em tempo real clicando aqui.

Node de Bitcoin

Existe também o ‘node completo’ do Bitcoin, em inglês chamado de ‘full node’, que é nada mais que uma cópia de todo o blockchain do Bitcoin.

Publicidade

Os nodes são responsáveis pelo consenso da rede do Bitcoin, onde tudo é resolvido no Github, uma plataforma que funciona como uma espécie de “Linkedin para programadores”. Foi lá que no ano passado o Banco Central (Bacen) também abriu um perfil para colaborar com o Pix, quando a solução ainda estava sendo desenvolvida.

A atitude do Bacen foi vista por programadores como uma demonstração de transparência por parte da instituição. É como trabalham os nodes do Bitcoin desde sua criação, cuja rede é transparente, segura e imutável.

You May Also Like
Larry Fink em entervista ao Fox Bussiness

CEO da BlackRock defende ETF de Ethereum mesmo que ativo se enquadre como valor mobiliário

Larry Fink também disse estar “muito otimista” com o preço do Bitcoin no longo prazo
Imagem da matéria: Comunidade do Bitcoin critica relatório do Greenpeace sobre mineração: “Bobagem total”

Comunidade do Bitcoin critica relatório do Greenpeace sobre mineração: “Bobagem total”

As empresas de mineração de Bitcoin criticaram coletivamente as acusações do braço norte-americano do Greenpeace sobre o impacto da criptomoeda no meio ambiente
Pessoa segura moeda de bitcoin à frente de bandeira de El Salvador

El Salvador revela sua carteira de Bitcoin e valores surpreendem

“Você pode chamá-lo de nosso primeiro cofrinho de Bitcoin”, brincou Bukele ontem no X. “Não é muito, mas é um investimento honesto.”
miniaturas de pessoas minerando bitcoin em meio a pedras e folhagens

Pesquisa indica que maioria das mineradoras de Bitcoin sobreviverão ao halving

Alta do preço do Bitcoin faz com que redução pela metade da recompensa da mineração não tire empresas do setor