Imagem da matéria: Quais são as sete melhores carteiras físicas para guardar bitcoin e criptomoedas
Foto: Shutterstock

Quando se trata de armazenar criptomoedas com segurança, as carteiras físicas são amplamente consideradas as mais confiáveis.

Este tipo de carteira de hardware mantém as chaves privadas que dão acesso a suas criptomoedas armazenadas em um ambiente offline seguro — o que significa que, ao contrário das carteiras de software, elas são completamente imunes a ataques online. As melhores carteiras de hardware também são resistentes a adulterações físicas.

Publicidade

Carteiras físicas são ideais para quem deseja armazenar com segurança um portfólio substancial de criptomoedas. Elas também são uma excelente escolha para quem quer armazenar seus criptoativos a longo prazo, com pouca necessidade de acessá-los regularmente.

Atualmente, existem dezenas de opções no mercado, cada uma com seus prós e contras e um público-alvo; reunimos alguns dos principais candidatos.

Ledger Nano X

Ledger Nano X
Ledger Nano X (Foto: Decrypt)

Lançada pela primeira vez em 2019, a Ledger Nano X é uma das carteiras mais novas do mercado. Um passo à frente da antiga Ledger Nano S, a Nano X apresenta memória interna aprimorada, permitindo que você armazene até 100 aplicativos em vez dos dois ou três que a Nano S poderia gerenciar. 

Ela também tem um design renovado com uma tela maior e suporte Bluetooth — permitindo que você sincronize o dispositivo sem fio com o aplicativo para celular Ledger Live.

Como sua antecessora, a Nano X suporta uma grande variedade de criptomoedas e é uma das carteiras mais portáteis disponíveis, o que a torna ideal para quem está sempre em movimento.

Publicidade

Uma série de atualizações de firmware desde o lançamento da Nano X adicionou recursos, incluindo a simplificação do processo de atualização para o dispositivo e a adição de suporte completo para Ethereum 2.0.

Trezor Model T

Trezor Model T
Trezor Model T (Foto: Decrypt)

A Trezor Model T é a mais recente entrada do SatoshiLabs no mercado de carteiras físicas. O Model T é semelhante em design a Trezor Model One mais antigo — embora com uma interface de tela touchscreen maior e suporte para uma gama muito mais ampla de criptomoedas.

Embora cara, a Trezor Model T é considerada uma das melhores carteiras físicas do mercado, especialmente para aqueles preocupados com as implicações de segurança da conectividade Bluetooth com que vêm equipadas muitas das carteiras carro-chefe mais recentes.

Em julho de 2021, foi lançada a Trezor Suite, um aplicativo de desktop completo que substituiu o aplicativo web Trezor Wallet como a interface principal para as carteiras Trezor. Isso torna a experiência do usuário mais simplificada e segura, com recursos que incluem integração com um clique do Tor e a opção de comprar criptomoedas e enviá-las diretamente para sua carteira física.

Publicidade

Ledger Nano S

Ledger Nano S
Ledger Nano S (Foto: Decrypt)

Uma das carteiras físicas de criptomoedas mais populares do mercado, a Ledger Nano S é uma opção atraente e fácil de usar, adequada para quem busca segurança robusta com um orçamento limitado.

A Ledger Nano S oferece suporte para mais de 1.000 criptomoedas e contém um elemento de segurança de nível bancário integrado.

Uma grande atualização de firmware de maio de 2021 agilizou o processo de acesso a carteira, dando a possibilidade do usuário escolher quatro palavras ao confirmar sua frase de recuperação, em vez de forçá-lo a informar todas as 24 palavras-chave. 

A atualização também adicionou o recurso Control Center da Nano X; um toque prolongado em ambos os botões leva você a um menu que permite ajustar as configurações e excluir aplicativos no dispositivo, sem ter que usar o software de desktop Ledger Live.

Trezor Model One

Trezor Model One
Trezor Model One (Foto: Decrypt)

Lançada pela primeira vez pelo SatoshiLabs em 2014, a Trezor Model One foi uma das primeiras carteiras de hardware a chegar ao mercado. Apesar da idade, a Trezor One ainda impressiona por seus recursos de segurança, suporte para uma grande variedade de criptomoedas e compatibilidade com dezenas de carteiras externas.

Publicidade

Como uma das carteiras mais antigas do mercado, a Trezor One tem um preço atraente ao mesmo tempo que se mantém como algumas das melhores opções em termos de recursos.

Como sua prima mais cara, a Model T, a Model One também se beneficia por poder empregar o novo aplicativo Trezor Suite como interface de carteira.

CoolWallet S

CoolWallet S
CoolWallet S (Foto: Decrypt)

A CoolWallet S é uma carteira de hardware compacta, projetada para caber em sua carteira junto com seus cartões de débito e crédito. A CoolWallet S oferece suporte para a maioria das principais criptomoedas e é uma das poucas carteiras físicas disponíveis à prova d’água.

A CoolWallet S também vem com conectividade Bluetooth, permitindo que você gerencie seu portfólio a partir de quase qualquer dispositivo compatível com Bluetooth.

KeepKey

KeepKey
KeepKey (Foto: Decrypt)

A KeepKey é uma carteira física simples com design e toque premium. Projetada para ser facilmente acessível, a KeepKey permite que os usuários armazenem de forma offline as criptomoedas mais populares e troquem ativos diretamente no dispositivo, graças à sua funcionalidade ShapeShift integrada.

Como uma das carteiras de hardware mais baratas da lista, a KeepKey oferece excelente custo-benefício, especialmente para aqueles que não precisam de recursos de ponta.

Publicidade

SafePal S1

SafePal S1
SafePal S1 (Foto: Decrypt)

A SafePal S1 com suporte a Binance é uma das carteiras físicas menos conhecidas do mercado que busca tornar o armazenamento de criptomoedas mais seguro por meio de um dispositivo totalmente independente que não possui USB, Bluetooth, Wi-Fi ou qualquer outro método de conexão.

Este dispositivo relativamente barato possui uma câmera embutida e seis botões físicos, que são tudo que você precisa para armazenar e acessar milhares de criptomoedas diferentes digitalizando QR Codes no aplicativo móvel da carteira.

As melhores carteiras físicas para guardar bitcoin e criptomoedas: o veredito

Como acontece com a maioria das coisas, selecionar a carteira física para guardar bitcoin e outras criptomoedas que melhor funciona para você provavelmente dependerá de suas necessidades e preferências individuais. 

Cada carteira nesta lista fornecerá melhor segurança do que um software padrão ou carteira móvel, mas nem todas oferecem a mesma facilidade de uso, recursos e variedade de criptomoedas com suporte.

Baseado apenas na segurança, a Ledger Nano S é indiscutivelmente a opção do grupo mais testada em batalha e claramente se beneficiou dos insights obtidos pela equipe de segurança Donjon da Ledger. 

A Ledger Nano X é tão segura quanto a sua irmã, uma vez que utiliza os mesmos elementos de segurança. A sua conectividade Bluetooth também não parece ter enfraquecido sua segurança, mas ainda é um produto mais recente que não foi tão testado quando o modelo Nano S. 

A KeepKey é uma das carteiras mais fáceis de usar, o que a torna uma boa escolha para iniciantes no espaço cripto; as Ledger Nano S e X também são extremamente acessíveis graças ao aplicativo intuitivo Ledger Live. Por outro lado, a SafePal S1 é mais difícil de usar para usuários menos experientes.

Quanto ao suporte de ativos, a Ledger Nano X sai na frente de todas as outras opções da lista — mas essa versatilidade vem com um preço relativamente alto. 

Para uma boa combinação de preço e suporte de ativos, a Ledger Nano S deve representar um meio-termo aceitável para a maioria dos usuários, e a Trezor Model One oferece valor semelhante para aqueles com um portfólio diversificado de criptomoedas.

Recursos adicionais, como a funcionalidade de autenticação de dois fatores, podem ser encontrados em vários dispositivos da lista, incluindo a Trezor Model One e Ledger Nano X, enquanto a Trezor Model T, CoolWallet S e Ledger Nano X oferecem suporte a Bluetooth para maior flexibilidade.

Ledger Nano X
Ledger Nano X (Foto: Decrypt)

No geral, acreditamos que a Ledger Nano X representa a melhor combinação de segurança, suporte de ativos e recursos adicionais, mas aqueles que não precisam de suporte Bluetooth ficarão felizes da mesma forma com a carteira Ledger Nano S, uma opção mais barata.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Cynthia Lummis acusa FDIC de má conduta na supervisão de criptomoedas e exige prestação de contas

Cynthia Lummis acusa FDIC de má conduta na supervisão de criptomoedas e exige prestação de contas

Senadora citou alegações de que FDIC destruiu documentos e silenciou equipe durante uma investigação de supervisão do setor de criptomoedas
Desenho de uma caixa sustentada por paraquedas

Veja os airdrops de games mais quentes chegando no Ethereum, TON e mais

Estes são os airdrops de jogos que valem a pena acompanhar, desde Off the Grid até a mais recente onda de jogos no Telegram e muito mais
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Fundos de criptomoedas do Brasil captaram R$ 133 milhões na última semana

Resultado geral dos fundos de criptomoedas é fraco, mas já é melhor do que primeira semana do ano, que registrou déficit de US$ 63 milhões 
Imagem da matéria: Ações ou Títulos de Dívidas: o que os investidores precisam entender para navegar no mercado? | Opinião

Ações ou Títulos de Dívidas: o que os investidores precisam entender para navegar no mercado? | Opinião

Como falar em avançar no mercado financeiro e em tokenização, se os conceitos básicos do mercado ainda são um desafio para investidores?