Apesar dos puristas do Bitcoin rechaçarem, o polêmico projeto Ordinals — que cria NFTs na blockchain do Bitcoin — não tem mostrado sinais de desaceleração. Já são mais de 100.000 tokens não fungíveis inscritos até o momento. O número de Ordinals disparou especialmente no dia 9 de fevereiro, que ultrapassou 20.800 inscrições para o dia, de acordo com dados da Dune.
Lançado no mês passado, o Ordinals é o projeto mais recente que propõe trazer os NFTs para o ecossistema Bitcoin. O Counterparty, lançado em 2014, foi o primeiro projeto que introduziu os tokens não fungíveis no Bitcoin, com a coleção Rare Pepes, seguido pelo lançamento da Stacks em 2017.
Leia também: Os blocos de Bitcoin não param de aumentar; o que está acontecendo com a blockchain?
O que torna o Ordinals especialmente polêmico é que a inscrição de novas informações tem feito com que os blocos do Bitcoin “engordem”, ou seja, se tornem cada vez mais pesados. Isso foi visto na prática há algumas semanas, quando foi minerado o maior bloco de Bitcoin de todos os tempos. Esse bloco de 3,96 MB foi adicionado na rede pelos mineradores do pool Luxor e continham um NFT.
O tamanho médio dos blocos incluídos diariamente na blockchain do Bitcoin está atualmente por volta de 2 MB, o nível mais alto da história da criptomoeda, de acordo com dados do OKLink.
Na semana passada foi a primeira vez que a média do tamanho dos blocos ultrapassou o nível de 2 MB, número que representa o dobro da média habitual do tamanho dos blocos do Bitcoin, que geralmente ficam por volta de 1 MB.
O que distingue o Ordinals de projetos anteriores é que os ativos digitais são inscritos diretamente em satoshis, a menor denominação de um Bitcoin, sem necessidade de um sidechain ou token.
Leia Também
Os desenvolvedores inscreveram JPEGs, arquivos de áudio, vídeos e até videogames para testar os limites do que pode ir na blockchain do Bitcoin. Embora o número total de NFTs Bitcoin seja incerto, o site do Ordinals e o Gamma, um marketplace de NFTs Bitcoin do Stacks, apontam para os milhares de NFTs mintados na rede.
NFTs Bitcoin estão vivendo um grande momento, mas a tecnologia ainda está em sua infância, especialmente quando comparada com Ethereum e Solana, que tiveram vários anos para aperfeiçoar a cunhagem, comercialização e visualização de colecionáveis digitais.
“O Ordinals está rodando há alguns meses, mas na realidade só tem uma semana em termos de adoção em massa”, disse Brian Laughlan, desenvolvedor da Satoshibles, ao Decrypt pelo Discord. “Vai demorar um pouco até que vejamos o apoio geral à carteira”. Lançada em 2021, a Satoshibles é a primeira coleção NFT a fazer a ponte entre as NFTs Ethereum e Bitcoin usando Stacks.
Many Bitcoiners, no matter what they say, are scrambling to mint a pre 100k inscription.
— ck (going to Bitcoin 2023) (@ck_SNARKs) February 13, 2023
Hilarious how people have 2 faces.
Y’all would all be served better to just maintain 1 face and be honest. It’s a better life.
E enquanto os entusiastas de Bitcoin no Twitter continuam discutindo os méritos de preencher os blocos com imagens e vídeos, os mineradores de Bitcoin estão surfando uma tsunami de taxas que bateram US$ 92.220 no dia 12 de fevereiro de 2023, apenas para transações envolvendo Ordinals.
Não é de se espantar que clones de projetos NFT populares como o CryptoPunks e o Bored Ape Yacht Club NFTs tenham chegado à blockchain do Bitcoin. No dia 8 de fevereiro, um único Punk Ordinal foi negociado por 9,5 BTC, ou quase US$ 215 mil.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Já pensou em participar e interagir em uma comunidade Web 3.0? Se você quer entender mais sobre o Discord, não perca esse aulão gratuito. Clique aqui, ative o alerta e venha fazer parte dessa revolução