Imagem da matéria: Projeto de Lei das Criptomoedas entra para pauta da Câmara dos Deputados e pode ser votado na terça (22)
Foto: Shutterstock

O Projeto de Lei 4.401/2021, que cria um marco legal para o setor de criptomoedas no Brasil, foi incluído na pauta de terça-feira (22) do Plenário da Câmara dos Deputados. O texto tramita em regime de urgência e é o quarto item na lista de matérias que serão apreciadas no dia.

Estar na pauta, no entanto, não significa que o projeto será votado. A direção da Câmara pode incluir e retirar projetos, além de adiar votações. Inclusive, o PL das Criptomoedas já entrou na pauta algumas vezes ao longo do ano e acabou nunca sendo votado.

Publicidade

Pessoas próximas ao processo legislativo em Brasília afirmam que o fato de o Senado estar focado na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição apresentada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, pode abrir espaço para a votação do PL das Criptomoedas na Câmara.

Conforme o texto da pauta descreve, o PL 4.401 irá incluir as prestadoras de serviços de ativos virtuais (incluindo as corretoras de criptomoedas) no rol de instituições que devem seguir o que está disposto na lei que define os crimes contra o sistema financeiro (Lei 7.492/1986) e na lei sobre lavagem de dinheiro (Lei 9.613/1998).

Tramitação da PL das Criptomoedas

O PL 4401/2021 representa um compilado de projetos de leis que visam regular o mercado de criptomoedas no Brasil.

Em dezembro de 2021, o PL – então com a nomenclatura 2303/2015 – foi aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado, onde recebeu adendos de alguns projetos de lei que já tramitavam entre os senadores, antes de ser aprovado com a numeração final de 4401/2021 e voltar para a Câmara.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

VOCÊ PODE GOSTAR
The Black Keys

Heróis do indie, banda The Black Keys tocou em evento de criptomoedas porque precisava de dinheiro

Evento fez parte de uma série de shows gratuitos realizados em estados decisivos na corrida para a eleição presidencial dos EUA
Quem é Javier Milei_ O novo presidente bitcoiner da Argentina

Bolsa de valores da Argentina despenca após polêmica de Milei com memecoin

O índice de referência S&P Merval opera em queda após o líder da Argentina ser acusado de fraude com o token LIBRA
Barron Trump com os pais Donald e Malania

Cofundador da World Liberty Financial tem conta no X hackeada para promover falsa memecoin de Barron Trump

Barron não é o único membro da família Trump a ser alvo de golpistas; no mês passado, Ivanka Trump denunciou uma memecoin
Imagem da matéria: Javier Milei é acusado de fraude por promover a criptomoeda LIBRA

Javier Milei é acusado de fraude por promover a criptomoeda LIBRA

Milei apagou sua postagem no X e se desvinculou do projeto cripto LIBRA, mas não antes de investidores perderem milhões