Presidente da SEC afirma que os EUA não precisam de criptomoedas

Gary Gensler disse o que realmente pensa sobre como as exchanges de criptomoedas operam nos EUA
Gary Gensler SEC in GOP Financial Services-Reprodução-Youtube

Gary Gensler em debate sobre criptomoedas com parlamentares dos EUA (Reprodução/YouTube)

Logo após a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) entrar com sua ação contra a Coinbase na terça-feira (6), o presidente do órgão, Gary Gensler, disse que todo o modelo de negócios da indústria de criptomoedas é “construído sobre o não cumprimento de regulamentações.”

Em uma polêmica entrevista à CNBC, o principal regulador americano de Valores Mobiliários disse: “Não precisamos de mais moedas digitais.” 

Publicidade

Ele então disse que as exchanges cripto estão “combinando uma série de funções” que não seriam aceitáveis nas finanças tradicionais, dando o exemplo hipotético da Bolsa de Valores de Nova York também operando um fundo de hedge. 

“Já temos moeda digital”, acrescentou. “Chama-se Dólar americano. Chama-se Euro. Chama-se Iene. Agora são todos digitais.” 

Os comentários de Gensler vieram depois que o regulador processou a maior exchange de criptomoedas do país, a Coinbase, por não ter se registrado como exchange, câmara de compensação e corretora — e supostamente ter vendido títulos não registrados. 

Ontem, a SEC também atingiu a maior exchange de ativos digitais do mundo, a Binance, com 13 acusações civis, alegando que a enorme empresa de criptoativos tinha um “flagrante desrespeito” das leis federais americanas de Valores Mobiliários. 

A denúncia alega que a Binance e seu CEO, Changpeng Zhao, usaram indevidamente e misturaram os fundos dos clientes.

Desde que Garly Gensler se tornou o chefe da SEC em 2021, o regulador intensificou a repressão à indústria de ativos digitais.

Publicidade

E o ritmo aumentou desde que a exchange de ativos digitais FTX entrou em colapso rapidamente em novembro devido a alegada criminosa gestão. Os promotores alegam que a exchange misturou fundos de clientes com sua empresa comercial irmã, a Alameda Research, para fazer apostas arriscadas. 

Este ano, a SEC tem como alvo as exchanges norte-americanas Kraken, Bittrex e Coinbase por supostamente venderem títulos não registrados. 

Mas a repressão abalou alguns legisladores — a maioria republicanos — que afirmam que as regras mais duras e a aparente falta de clareza sufocarão a inovação na maior economia do mundo.

Entre os legisladores que criticaram a forma como Gensler lidou com a SEC, estava o Rep. Warren Davidson (R-OH), que continuou dizendo que ele planeja introduzir uma legislação para que Gensler seja demitido.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.