Gary Gensler SEC in GOP Financial Services-Reprodução-Youtube
Gary Gensler em debate sobre criptomoedas com parlamentares dos EUA no dia 18 de abril (Reprodução/YouTube)

Logo após a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) entrar com sua ação contra a Coinbase na terça-feira (6), o presidente do órgão, Gary Gensler, disse que todo o modelo de negócios da indústria de criptomoedas é “construído sobre o não cumprimento de regulamentações.”

Em uma polêmica entrevista à CNBC, o principal regulador americano de Valores Mobiliários disse: “Não precisamos de mais moedas digitais.” 

Publicidade

Ele então disse que as exchanges cripto estão “combinando uma série de funções” que não seriam aceitáveis nas finanças tradicionais, dando o exemplo hipotético da Bolsa de Valores de Nova York também operando um fundo de hedge. 

“Já temos moeda digital”, acrescentou. “Chama-se Dólar americano. Chama-se Euro. Chama-se Iene. Agora são todos digitais.” 

Os comentários de Gensler vieram depois que o regulador processou a maior exchange de criptomoedas do país, a Coinbase, por não ter se registrado como exchange, câmara de compensação e corretora — e supostamente ter vendido títulos não registrados. 

Ontem, a SEC também atingiu a maior exchange de ativos digitais do mundo, a Binance, com 13 acusações civis, alegando que a enorme empresa de criptoativos tinha um “flagrante desrespeito” das leis federais americanas de Valores Mobiliários. 

A denúncia alega que a Binance e seu CEO, Changpeng Zhao, usaram indevidamente e misturaram os fundos dos clientes.

Desde que Garly Gensler se tornou o chefe da SEC em 2021, o regulador intensificou a repressão à indústria de ativos digitais.

Publicidade

E o ritmo aumentou desde que a exchange de ativos digitais FTX entrou em colapso rapidamente em novembro devido a alegada criminosa gestão. Os promotores alegam que a exchange misturou fundos de clientes com sua empresa comercial irmã, a Alameda Research, para fazer apostas arriscadas. 

Este ano, a SEC tem como alvo as exchanges norte-americanas Kraken, Bittrex e Coinbase por supostamente venderem títulos não registrados. 

Mas a repressão abalou alguns legisladores — a maioria republicanos — que afirmam que as regras mais duras e a aparente falta de clareza sufocarão a inovação na maior economia do mundo.

Entre os legisladores que criticaram a forma como Gensler lidou com a SEC, estava o Rep. Warren Davidson (R-OH), que continuou dizendo que ele planeja introduzir uma legislação para que Gensler seja demitido.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin promove Amigo Secreto MB, ação inédita com influenciadores digitais financeiros

Mercado Bitcoin promove Amigo Secreto MB, ação inédita com influenciadores digitais financeiros

Campanha de fim de ano também contará com lançamento de produtos de Renda Fixa Digital para diversificação de investimentos
Imagem da matéria: Grayscale faz reunião com reguladores dos EUA para debater proposta de ETF de Bitcoin

Grayscale faz reunião com reguladores dos EUA para debater proposta de ETF de Bitcoin

Analistas da Bloomberg Intelligence e do JP Morgan estimaram que a SEC provavelmente aprovará um ETF de Bitcoin à vista até o início de janeiro
Imagem da matéria: Relator da CPI das Pirâmides vai pedir acesso a investigação que condenou a Binance nos EUA

Relator da CPI das Pirâmides vai pedir acesso a investigação que condenou a Binance nos EUA

Deputado Ricardo Silva afirma que irá buscar as ferramentas diplomáticas para ter acesso a investigação do DoJ contra a corretora
Vitalik Buterin

Vitalik Buterin avalia riscos da inteligência artificial se virar contra humanidade: “Nem Marte será seguro”

Para o criador do Ethereum, o desenvolvimento da IA precisa priorizar a intenção humana de obter resultados positivos, e não apenas a maximização dos lucros