Gary Gensler SEC in GOP Financial Services-Reprodução-Youtube
Gary Gensler em debate sobre criptomoedas com parlamentares dos EUA (Reprodução/YouTube)

Logo após a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) entrar com sua ação contra a Coinbase na terça-feira (6), o presidente do órgão, Gary Gensler, disse que todo o modelo de negócios da indústria de criptomoedas é “construído sobre o não cumprimento de regulamentações.”

Em uma polêmica entrevista à CNBC, o principal regulador americano de Valores Mobiliários disse: “Não precisamos de mais moedas digitais.” 

Publicidade

Ele então disse que as exchanges cripto estão “combinando uma série de funções” que não seriam aceitáveis nas finanças tradicionais, dando o exemplo hipotético da Bolsa de Valores de Nova York também operando um fundo de hedge. 

“Já temos moeda digital”, acrescentou. “Chama-se Dólar americano. Chama-se Euro. Chama-se Iene. Agora são todos digitais.” 

Os comentários de Gensler vieram depois que o regulador processou a maior exchange de criptomoedas do país, a Coinbase, por não ter se registrado como exchange, câmara de compensação e corretora — e supostamente ter vendido títulos não registrados. 

Ontem, a SEC também atingiu a maior exchange de ativos digitais do mundo, a Binance, com 13 acusações civis, alegando que a enorme empresa de criptoativos tinha um “flagrante desrespeito” das leis federais americanas de Valores Mobiliários. 

A denúncia alega que a Binance e seu CEO, Changpeng Zhao, usaram indevidamente e misturaram os fundos dos clientes.

Desde que Garly Gensler se tornou o chefe da SEC em 2021, o regulador intensificou a repressão à indústria de ativos digitais.

Publicidade

E o ritmo aumentou desde que a exchange de ativos digitais FTX entrou em colapso rapidamente em novembro devido a alegada criminosa gestão. Os promotores alegam que a exchange misturou fundos de clientes com sua empresa comercial irmã, a Alameda Research, para fazer apostas arriscadas. 

Este ano, a SEC tem como alvo as exchanges norte-americanas Kraken, Bittrex e Coinbase por supostamente venderem títulos não registrados. 

Mas a repressão abalou alguns legisladores — a maioria republicanos — que afirmam que as regras mais duras e a aparente falta de clareza sufocarão a inovação na maior economia do mundo.

Entre os legisladores que criticaram a forma como Gensler lidou com a SEC, estava o Rep. Warren Davidson (R-OH), que continuou dizendo que ele planeja introduzir uma legislação para que Gensler seja demitido.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Propina paga a Eduardo Requião foi usada para investir na pirâmide financeira do "Rei do Bitcoin"

Propina paga a Eduardo Requião foi usada para investir na pirâmide financeira do “Rei do Bitcoin”

Nova operação da Polícia Federal visando fraudes no portos do Paraná revelou uma curiosa ligação entre o irmão do Roberto Requião e um dos maiores piramideiros do Brasil
Imagem da matéria: Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Apesar de chamara cada vez mais atenção, muitas pessoas ainda não sabem o que é a tokenização de ativos e como ela funciona
Imagem da matéria: Reguladores afirmam que Coinbase não pode obrigá-los a criar regras “do zero” para setor de criptomoedas

Reguladores afirmam que Coinbase não pode obrigá-los a criar regras “do zero” para setor de criptomoedas

Em um processo judicial, a SEC argumentou que a Coinbase não pode exigir que o regulador escreva novas regras para o setor cripto
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

Os maiores tokens de jogos lançados em 2024 – até agora

O Notcoin aparece na lista dos maiores tokens de jogos deste ano, ao lado de Pixels, Portal, Saga e muito mais