Imagem da matéria: "Preferi ficar de fora da REAU", diz Primo Rico ao apagar tweets sobre criptomoeda suspeita
Youtuber Primo Rico virou parceiro da Biscoint (Foto: Reprodução/Youtube)

O youtuber de finanças Thiago Nigro, mais conhecido como Primo Rico, se arrependeu das publicações no Twitter acerca da criptomoeda ‘Vira-Lata Finance’ (REAU). Após projeto brasileiro que tentou imitar a Dogecoin ter sido acusado de golpe, ele apagou todas as menções.

Procurado pelo Portal do Bitcoin, Nigro disse via Twitter que preferiu ficar de fora: “Ao conhecer melhor a criptomoeda, e entender a motivação da maior parte dos envolvidos, preferi ficar de fora desse contexto”.

Publicidade

Desde o início das denúncias, o REAU desvalorizou cerca de 90%. A brincadeira, no estilo Elon Musk, começou no dia 28 de março. “Reau? Au au”, foram alguns dos tweets. Àquela altura, o site da VEJA já havia publicado sobre o assunto; mais tarde, a CNN.

No dia seguinte, Nigro fez outra postagem na qual ele postou um meme do Rei Leão, com uma foto do influenciador segurando o vira-lata caramelo.

Criptomoeda controversa

A criptomoeda, cuja modalidade é de protocolo DeFi (sigla em inglês para Finanças Descentralizadas) foi lançada no mês passado e teve até mesmo outdoors espalhados em várias cidades. Mas passou a ter seu preço inflado e muita concentração de ativos em poucas carteiras.

Isso motivou um grupo de pessoas anônimas a denunciar o projeto como golpe, o que pode ter levado Nigro a se afugentar, assim como os investidores. Um dossiê então foi revelado ao público e veio então a queda acentuada do REAU.

Publicidade

O documento de 21 páginas diz que o projeto seria um tipo de ‘pirâmide financeira’ ou ‘esquema ponzi’, no qual o sucesso do negócio dependeria da entrada de novos investidores. Diz também que a equipe por traz do REAU – que é desconhecida — estaria inflando o preço do ativo de forma artificial para lucrar com as vendas, estratégia conhecida como pump and dump.

Primo Rico e REAU

O Primo Rico passou a se envolver mais com as criptomoedas não faz muito tempo, apesar de no passado ter comprado e vendido bitcoin. Contudo, com o mercado em alta a mais de um ano, o empresário se engajou de tal forma que fez até parceria com uma exchange.

A reportagem também contatou a equipe do projeto por meio de grupo do Telegram, mas não houve resposta. Nas mensagens fixadas na sala de conversa, no entanto, o criador — ou criadores — da criptomoeda disseram que as alegações do dossiê são falsas e que a REAU não é pirâmide ou ponzi.

Sobre o preço inflado e concentração de criptomoedas em carteiras, o comunicado alega que “em qualquer mercado, seja na bolsa de valores ou cripto mercados, haverá pessoas com maior poder financeiro concentrado e que podem sim gerar oscilação no mercado”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin supera prata e se torna o 8º maior ativo do mundo

Bitcoin supera prata e se torna o 8º maior ativo do mundo

O Bitcoin subiu mais de 9% e ultrapassou o valor de mercado da prata pela segunda vez no ano
Imagem da matéria: Ações da Tesla sobem 8% após sua reserva de Bitcoin ultrapassar US$ 1 bilhão

Ações da Tesla sobem 8% após sua reserva de Bitcoin ultrapassar US$ 1 bilhão

O valor das participações em Bitcoin da Tesla mais do que dobrou desde o início do ano
Imagem da matéria: Nubank lança nova função de troca de criptomoedas no app

Nubank lança nova função de troca de criptomoedas no app

A opção permite a oferta de taxas reduzidas em comparação com o processo de compra e venda em moeda fiduciária
Logotipo e logomarca do jogo cripto Major no Telegram

‘Major’: Jogo cripto do Telegram revela data de lançamento do token

A equipe do Major irá cunhar o token do jogo na The Open Network (TON) este mês, e seu airdrop provavelmente virá logo depois