Imagem da matéria: "Preferi ficar de fora da REAU", diz Primo Rico ao apagar tweets sobre criptomoeda suspeita
Youtuber Primo Rico virou parceiro da Biscoint (Foto: Reprodução/Youtube)

O youtuber de finanças Thiago Nigro, mais conhecido como Primo Rico, se arrependeu das publicações no Twitter acerca da criptomoeda ‘Vira-Lata Finance’ (REAU). Após projeto brasileiro que tentou imitar a Dogecoin ter sido acusado de golpe, ele apagou todas as menções.

Procurado pelo Portal do Bitcoin, Nigro disse via Twitter que preferiu ficar de fora: “Ao conhecer melhor a criptomoeda, e entender a motivação da maior parte dos envolvidos, preferi ficar de fora desse contexto”.

Publicidade

Desde o início das denúncias, o REAU desvalorizou cerca de 90%. A brincadeira, no estilo Elon Musk, começou no dia 28 de março. “Reau? Au au”, foram alguns dos tweets. Àquela altura, o site da VEJA já havia publicado sobre o assunto; mais tarde, a CNN.

No dia seguinte, Nigro fez outra postagem na qual ele postou um meme do Rei Leão, com uma foto do influenciador segurando o vira-lata caramelo.

Criptomoeda controversa

A criptomoeda, cuja modalidade é de protocolo DeFi (sigla em inglês para Finanças Descentralizadas) foi lançada no mês passado e teve até mesmo outdoors espalhados em várias cidades. Mas passou a ter seu preço inflado e muita concentração de ativos em poucas carteiras.

Isso motivou um grupo de pessoas anônimas a denunciar o projeto como golpe, o que pode ter levado Nigro a se afugentar, assim como os investidores. Um dossiê então foi revelado ao público e veio então a queda acentuada do REAU.

Publicidade

O documento de 21 páginas diz que o projeto seria um tipo de ‘pirâmide financeira’ ou ‘esquema ponzi’, no qual o sucesso do negócio dependeria da entrada de novos investidores. Diz também que a equipe por traz do REAU – que é desconhecida — estaria inflando o preço do ativo de forma artificial para lucrar com as vendas, estratégia conhecida como pump and dump.

Primo Rico e REAU

O Primo Rico passou a se envolver mais com as criptomoedas não faz muito tempo, apesar de no passado ter comprado e vendido bitcoin. Contudo, com o mercado em alta a mais de um ano, o empresário se engajou de tal forma que fez até parceria com uma exchange.

A reportagem também contatou a equipe do projeto por meio de grupo do Telegram, mas não houve resposta. Nas mensagens fixadas na sala de conversa, no entanto, o criador — ou criadores — da criptomoeda disseram que as alegações do dossiê são falsas e que a REAU não é pirâmide ou ponzi.

Sobre o preço inflado e concentração de criptomoedas em carteiras, o comunicado alega que “em qualquer mercado, seja na bolsa de valores ou cripto mercados, haverá pessoas com maior poder financeiro concentrado e que podem sim gerar oscilação no mercado”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Ethereum na frente de gráfico

Manhã Cripto: Ethereum sobe 2,6% e flerta com US$ 4 mil; PEPE bate novo recorde

Com ganhos de 10% no dia, PEPE foi capaz de atingir um novo preço recorde de US$ 0.000017
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
máquinas de mineração de criptomoedas apreenidas em

Polícia apreende 396 mineradoras de Bitcoin em casa de ex-deputado paraguaio

Miguel Cuevas, que já foi preso por enriquecimento ilícito, agora pode também ser investigado por furto de energia
Imagem da matéria: Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

Merge Madrid: encontro Web3 promete unir Europa e América Latina em outubro

De 8 a 10 de outubro, pontos chave da cidade de Madri atrairão o ecossistema Web3 sob uma perspectiva de negócios, legal e técnica