Imagem da matéria: Preços de placas usadas para minerar criptomoedas caem 37% em um ano
Foto: Shutterstock

O cenário melhorou para gamers e mineradores de criptomoedas que buscam comprar placas de vídeo (GPU), graças à queda dos preços cobrados por esses equipamentos no mercado.

Dados do Tom’s Hardware calculados pelo Coindesk mostram que o preço dos modelos mais populares de GPU disponíveis no eBay caiu 37% desde maio de 2021, quando as autoridades chinesas iniciaram uma forte repressão à mineração de criptomoedas no país.

Publicidade

Os descontos nos produtos aumentaram principalmente neste ano de 2022, quando o preço dos 10 principais modelos de GPU à venda online caiu 7,4%, 9,5% e 12% nos primeiros três meses do ano, respectivamente. Esses dados representam as maiores quedas consecutivas desde maio do ano passado.

Mudanças do Ethereum 

Um fator que pode ajudar a entender por que os produtos estão mais baratos é a queda de demanda no mercado, provocada pela grande atualização que o Ethereum (ETH) deve receber neste ano.

Na sua nova versão, a rede do Ethereum passa a adotar o mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS), abandonando a mineração tradicional do Proof of Work (PoW), um movimento que irá reduzir a necessidade de potência necessária para obter a criptomoeda.

Uma vez que ETH é a criptomoeda mais minerada por GPUs por sua lucratividade, segundo o site WhatToMine, a mudança afetará diretamente os mineradores que, aos poucos, deixam de investir nessas máquinas que, num futuro próximo, não servirão mais para minerar ETH.

Publicidade

Mesmo antes da grande “fusão”, a mineração da moeda para um usuário comum passa por um momento complicado, uma vez que a dificuldade de mineração vem aumentando enquanto o preço do ETH, usado para recompensar os mineradores, segue em queda.

“Os mineradores de GPU não estão realmente investindo em novos equipamentos no momento, já que os preços estão altos há algum tempo e a maioria provavelmente está esperando quando o Ethereum se mudar para PoS, para comprar as GPUs de segunda mão” daqueles que desistirá quando a mudança acontecer”, disse ao Coindesk Joe Dowie, diretor de marketing da corretora de hashpower Nicehash.

Segundo o especialista, comprar GPUs para minerar criptomoedas é “amplamente” visto como um investimento ruim no momento, uma vez que o retorno do investimento (ROI) está mais devagar.

A expectativa de Dowie é que os preços flutuem ainda mais quando acontecer a “fusão” do Ethereum e um maior número de equipamentos usados forem despejados no mercado secundário.

Publicidade

Apesar disso, os equipamentos continuam sendo usados para minerar outras criptomoedas, como Ethereum Classic (ETH) e Ravencoin (RVN), tokens com potencial de absorver o poder computacional deixado pelos antigos mineradores de ETH.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

As criptomoedas estão se tornando políticas – e a Consensys quer ficar fora disso

Enquanto outras empresas gastam milhões em candidatos pró-cripto, Joe Lubin diz ao Decrypt que a Consensys resistiu ao impulso
Imagem da matéria: Desafio do Ethereum é criar interoperabilidade entre segundas camadas, afirmam especialistas

Desafio do Ethereum é criar interoperabilidade entre segundas camadas, afirmam especialistas

Integrar as dezenas de redes de segunda camada é o próximo grande passo, tanto para programadores quanto usuários finais
Imagem da matéria: Semana Cripto: ETFs de Ethereum recebem sinal verde; Dogecoin dispara com tweet de Elon Musk

Semana Cripto: ETFs de Ethereum recebem sinal verde; Dogecoin dispara com tweet de Elon Musk

Muitas coisas inesperadas aconteceram esta semana, mas o mercado estava atento e engajado
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide