Imagem da matéria: Por que um monte de NFTs foi enviado para a Estação Espacial Internacional
Shutterstock

Os entusiastas do universo das criptomoedas costumam falar muito sobre como sua moeda ou token favorito vai subir “até a Lua”, mas dessa vez a coisa ficou mais literal, com Tokens Não Fungíveis (NFTs) sendo realmente enviados para o espaço sideral. Mais especificamente, para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). 

Na última quinta-feira (15), uma coleção de NFTs de várias coleções da Web3—como o projeto NFT de Solana da Infinity Labs—foi enviada para a ISS, na órbita da Terra.

Publicidade

Em entrevista, Infinity Eve—o pseudônimo da fundadora da Infinity Labs—disse que uma das suas inspirações para enviar NFTs para o espaço foi a missão Voyager de 1977, que incluiu um vinil dourado gravado com música de todo o mundo, incluindo Chuck Berry, Mozart, Bach e Louis Armstrong.

A ideia de criar o projeto Dreambound Orbital surgiu durante a pandemia, quando ela estava no hospital para tratamento de uma forma agressiva de câncer.

“Eu não queria olhar para as estatísticas [durante o tratamento] porque era a pior coisa que eu poderia fazer”, disse Eve. “E eu estava obcecada com a ideia de que se eu pudesse colocar arte e histórias na blockchain, eu poderia construir algo realmente bonito que poderia sobreviver a mim, se algo acontecesse comigo.”

A Dreambound Orbital, uma empresa que “lança experimentos blockchain em órbita”, é o resultado disso. Ao pesquisar como enviar NFTs para o espaço, Eve diz que enviou e-mails para várias pessoas que trabalham na indústria espacial e conseguiu se conectar com a NASA e visitar seu Centro Espacial em Houston, no Texas.

Publicidade

Criado pelo Nanoracks, o Bishop Airlock é uma adição à infraestrutura da Estação Espacial Internacional (ISS) que permite a utilização comercial da ISS. “Agora fomos capazes de fazer isso acontecer”, disse Eve.

E para a primeira missão, a DreamboundM1, ela trouxe uma carga de proeminentes aliados da Web3. Juntando-se ao NFT da Infinity Labs em sua missão à Estação Espacial Internacional estão os ativos NFT da Fundação Solana, Metaplex, Phantom, Brave, Magic Eden, OpenSea, World of Women, MonkeDAO, Fractal, DeGods, Randi Zuckerberg e muito mais.

“Pensei comigo mesma: o que há no espaço que realmente inspira as pessoas, ou apenas as une de muitas maneiras”, disse ela, “e também inspira as pessoas a pensar além de si mesmas, ou apenas sentir que fazem parte de algo maior?”

Os NFTs incluídos na carga útil da ISS incluem obras de arte anteriormente leiloadas pelo marketplace Magic Eden chamadas “This is Solana”, criadas pelos artistas TEJ e Ekko. Elas fazem referência a muitos projetos populares na plataforma.

Publicidade

Outros NFTs na missão incluem o whitepaper padrão Solana NFT da Metaplex (tokenizado como um NFT), uma foto de perfil do World of Women Galaxy e o primeiro Solana NFT cunhado pelo navegador Brave. Os detentores dos NFTs da Infinity Labs também podem enviar seu nome ou de um ente querido como parte da carga útil.

NFTs no espaço

Embora a Dreambound seja o mais recente equipamento a enviar arte digital para o espaço, não é o primeiro. Em agosto de 2021, um par de NFTs foi enviado para a ISS através do Bishop Airlock, incluindo artes Aku do ex-jogador de beisebol que se tornou um artista digital, Micah Johnson. O voo espacial privado da Inspiration4 em setembro de 2022, via SpaceX, também enviou NFTs, incluindo músicas da banda Kings of Leon.

E apesar do Infinity Labs ser um projeto Solana NFT, a carga útil digital que vai para o espaço abrange NFTs Solana e Ethereum. Os arquivos NFT foram enviados para um servidor na ISS hoje, onde completarão uma rotação ao redor da Terra antes de serem “transmitidos para sistemas vizinhos”, disse Eve.

Um dos principais objetivos da Dreambound com o envio dos NFTs para a ISS, explicou ela, é transmitir as imagens para o espaço profundo como a sonda Voyager antes, e talvez um dia permitir uma economia espacial digital e um museu orbital de NFTs.

Alguns podem achar a ideia de os NFTs serem enviados para a Estação Espacial Internacional uma ideia boba ou desnecessária. Para tal crítica, Eva disse para manter a mente aberta—você nunca sabe de onde pode vir a inspiração. Muitas tecnologias essenciais de hoje foram habilitadas por meio de experimentos no espaço, como o GPS.

Publicidade

“Começa com algo que parece estúpido ou louco; essas coisas evoluem com o tempo”, disse ela. “O caso de uso potencial é ser capaz de gerar certificados de voo validados dos ativos que foram para a ISS ou interagiram com o espaço de alguma forma.”

Fora das aplicações Web3, Eve acredita que poderia haver aplicações comerciais e pesquisas úteis para tal iniciativa, acrescentando que a vida muitas vezes imita a arte e a ficção científica. A ficção científica inspirou muitas das tecnologias que usamos hoje, incluindo smartphones. Como a tecnologia Web3 pode fazer o mesmo?

“A linha que temos na Orbital é: ‘apesar de tudo, a humanidade encontrou tempo para sonhar'”, disse Eve. “Uma vez que a Web3 significou muito para mim, permitiu que eu pudesse me reinventar e me curar, eu queria organizar essa ideia e a transformar em realidade para a comunidade Web3.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Participe da comunidade de WEB3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem robótica surge em sala escura de informática

IA de Elon Musk tem a segurança mais fraca, enquanto chat da Meta se destaca, diz pesquisa

Pesquisadores usaram uma abordagem de manipulação lógica linguística para perguntar ao Grok como seduzir uma criança
Imagem da matéria: Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em "Evangelistas da Blockchain"

Avenged Sevenfold está transformando fãs de heavy metal em “Evangelistas da Blockchain”

Plataforma descentralizada recompensa fãs do Avenged Sevenfold e gera recompensas por participarem de atividades ligadas à banda
scanner plano digitaliza a palma de uma mão

TON oferece R$ 25 milhões para escanear mãos dos investidores

HumanCode se junta à The Open Network para oferecer um milhão de Toncoin como incentivo em programa de digitalização de palma da mão baseado em IA
Imagem da matéria: Briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode tirar o X do ar no Brasil?

Briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode tirar o X do ar no Brasil?

Troca de farpas entre Elon Musk e ministro do STF levanta possibilidade de suspensão do X/Twitter no país