Imagem da matéria: Por que o Solana Labs mudou de foco e pretende lançar um smartphone
(Foto: Shutterstock)

As prévias do Solana antes do evento “SMS” na quinta-feira (23) sugeriram que haveria algo envolvendo telefonia móvel, mas pouco imaginavam a reviravolta que foi anunciada na cidade de Nova York. Sim, Solana Labs havia criado uma plataforma de software para aplicativos móveis… mas também irá lançar um smartphone.

O Solana Labs anunciou o kit de software Solana Mobile Stack (ou SMS, na sigla em inglês), que fornece ferramentas para o desenvolvimento nativo de aplicativos, carteiras e jogos móveis para Android, e tambḿ inclui uma loja descentralizada de aplicativos. A empresa também anunciou Saga, um poderoso smartphone com sistema Android que será lançado no início de 2023.

Publicidade

Anatoly Yakovenko, cofundador da rede Solana e CEO do Solana Labs, contou ao Decrypt que sua equipe está trabalhando na iniciativa SMS há cerca de cinco meses e no hardware há mais tempo. Mas a ideia de melhorar o acesso à Web3 e a funcionalidade móvel está na sua mente há anos, principalmente por conta de sua experiência anterior como engenheiro da Qualcomm.

“Como é [pensar em] um bilhão de pessoas usando [cripto]? Como você imagina [isso]? Está neste dispositivo — o dispositivo que você usa todos os dias”, disse ele, segurando o protótipo do Solana Saga. “Esta precisa ser sua carteira de hardware. É apenas algo que sempre sentimentos [que fosse necessário].”

Yakovenko disse que a ideia deixou de ser conceito e virou realidade quando ele conheceu Jason Keats, fundador da OSOM Products. Anteriormente, Keats era líder de pesquisa e desenvolvimento na Essential, uma startup que fez seu próprio smartphone Android, e a OSOM fará praticamente o mesmo: o anteriormente anunciado OSOM OV1 agora será reformulado como Solana Saga.

É um dispositivo poderoso. O aparelho Android terá um processador Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1, uma tela OLED de 6,67 polegadas, uma memória RAM de 12 GB e um armazenamento interno de 512 GB. Após ter tido a chance de segurar o celular, a equipe do Decrypt afirma que é parecido com um celular Android “premium” da Google ou Samsung com um minimalismo similar ao do iPhone.

Publicidade

“É um dispositivo bem maneiro”, disse Yakovenko, acrescentando, com uma risada: “Não deixe ele cair”.

O sistema Android opera em mais de três bilhões de dispositivos ao redor do mundo, então por que desenvolver um novo celular especificamente para o ecossistema Solana? Yakovenko disse que o dispositivo — que será vendido por US$ 1 mil — irá representar o padrão-ouro de um celular focado na Web3 e demonstrar o conjunto completo de capacidades do Solana Mobile Stack.

“Cada desenvolvedor com quem conversei — falamos com eles sobre estratégias móveis e como chegar ao restante do mundo”, explicou. “Existe muito atrito na App Store. Quando desenvolvedores me dizem isso, começo a andar pela sala tentando encontrar uma forma de ajudá-los. Parece uma oportunidade natural de criar uma loja de aplicativos focada em Web3 e um dispositivo Web3.”

Ele disse que embora outros dispositivos Android possam adotar todo o SMS ou até partes dele, o Solana Saga dará a usuários e desenvolvedores a experiência completa com especificações de primeira linha. E Saga não será um dispositivo secundário: Será um smartphone robusto com um conjunto completo de aplicações e serviços do Google, assim como outros Androids populares.

“Acho que é importante ter um [celular] principal que mostra que esta é uma integração completa”, acrescentou Yakovenko. “Essa é a melhor versão dele.”

Publicidade

Além disso, não é um fato que outros dispositivos vão adotar o SMS. É uma plataforma de código aberto e o objetivo é a adesão ampliada, então o Solana Labs espera que toda grande fabricante o integre. Porém, fabricantes de celular vão precisar trabalhar para integrar esse software cripto — algo relativamente de nicho e geralmente controverso.

“Se começarmos tendo êxito, então acho que os dominós vão começar a cair em termos de adesão cripto em ambas essas empresas”, respondeu ele quando perguntado sobre SMS em dispositivos Samsung e Google.

E em relação ao iPhone da Apple e o ecossistema iOS? Diferente do Android, que foi bifurcado e adaptado para inúmeros dispositivos, a Apple mantém o iOS bem trancado.

Yakovenko destacou que a recente conferência WWDC da Apple não exibiu ferramentas relacionadas a cripto. O recurso Mobile Wallet Adaptor do SMS não está limitado ao Android e pode funcionar em outras plataformas móveis e de PC, mas o ecossistema restrito da APple pode limitar a suavidade como aplicações móveis do Solana possam funcionar em dispositivos iOS.

“Esses protocolos podem ser facilmente migrados para o iOS mas, sem a ajuda da Apple e uma verdadeira integração ao [hardware] de elemento seguro que usam, acho que será bem difícil ter uma experiência à la Apple Pay para cripto”, afirmou.

Publicidade

Ainda veremos o Solana Labs fará com que a Apple ou grandes fabricantes de Android integrem o SMS, mas Yakovenko o descreveu como uma missão fundamental de levar o mundo até as criptos.

“É só uma questão de eles decidirem que cripto é importante o suficiente”, explicou. “Ao meu ver, podemos ter muito sucesso ao permitir que bilhões de usuários tenham autocustódia apenas ao mudar a mente desse pessoal.”

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin sobe mais de 3% após dado de inflação dos EUA cair em abril

Bitcoin sobe mais de 3% após dado de inflação dos EUA cair em abril

Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas sobem nesta quarta-feira após o relatório do CPI dos EUA mostrar que os preços subiram mais lentamente que o esperado
Imagem da matéria: Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Um programa de crescimento com aporte milionário de fundo cripto está sendo votado neste momento pelos usuários do GNO
Imagem da matéria: CEO da Grayscale deixa cargo: "Momento certo para transição"

CEO da Grayscale deixa cargo: “Momento certo para transição”

A Grayscale, uma das maiores gestoras de criptomoedas do mundo, anunciou que Michael Sonnenshein está deixando o cargo de CEO
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Como declarar tokens de utilidade no Imposto de Renda 2024?

Entenda como declarar os utility tokens, ativos que dão acesso a serviços específicos